sexta-feira, 9 de novembro de 2012

XII MOVIMENTO ECOLÓGICO

ESCOLA PRES. HUMBERTO CASTELLO BRANCO

XII MOVIMENTO ECOLÓGICO

CONVITE

Em 10 de novembro próximo, das 07h30 às 13h00, realizar-se-á o XII Movimento Ecológico organizado por esta Unidade de Ensino congregando toda Comunidade Escolar. Como atividade, haverá a Caminhada Ecológica em prol do Movimento em defesa da Mata do Engenho Uchôa, motivo pelo qual estamos convidando a Comunidade para participar do referido evento.

PARQUE NATURAL URGENTE!

Data: 10 de novembro de 2012 (sábado)
Concentração: Escola Pres. Humberto Castello Branco
Hora: 7:30 horas



















ESCOLA PRES. HUMBERTO CASTELLO BRANCO

MOVIMENTO ECOLÓGICO – ANO XII
QUALIDADE DE VIDA

Apresentação
O Movimento Ecológico é um Projeto focado nas questões ambientais que dinamiza a Comunidade Escolar num grande feito em favor do meio ambiente, priorizando a formação de cidadãos responsáveis pela preservação do ecossistema.

Justificativa
Inicialmente, o Projeto preocupou-se com a necessidade de sensibilizar a Comunidade Escolar para a importante harmonia do meio ambiente sobressaltando seis dos elementos da natureza indispensáveis à vida do Planeta, a saber: água, ar, animal, vegetal, sol e lixo – bens comuns e essenciais à sociedade –, convocando a Comunidade para o estudo de conceitos, valores e respectivas funções ecológicas. Dominada a preocupação inicial, estendeu-se o Projeto à discussão sócio-político-pedagógica junto ao Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchôa.
Objetivo
Através de atividades e ações programadas, objetivamos promover a sensibilização dos estudantes sobre a importância e a necessidade da preservação e da conservação do meio onde vivemos.
Organização
O Movimento Ecológico organiza-se através da distribuição de seus participantes em equipes. Cada equipe representa um elemento da natureza identificado por uma cor. As equipes desenvolvem estudos na área das Ciências sobre os elementos ecológicos e produzem trabalhos, empregando as linguagens e seus códigos, resultantes de habilidades artísticas nas formas de literatura, música, artes plásticas, artes cênicas, matemática. A partir daí, as equipes vivenciam três momentos distintos para o desfecho do evento: Caminhada Ecológica; Visita à Mata do Engenho Uchôa e Gincana Ecológica. Porém, integrados no seu fundamento principal; podendo, a cada ano/edição, sofrer algumas adequações para aperfeiçoar aspectos científicos, pedagógicos, artístico-culturais, políticos e/ou sociais. O projeto não exige rigidez quanto à ordem dos momentos, eles podem-se alternar.
            A Caminhada Ecológica consiste na apresentação das equipes caracterizadas conforme seus respectivos elementos da natureza, munidas de faixas, alegorias e adereços temáticos, caminhando pelo bairro da Escola e circunvizinhos, escoltados pela guarda municipal de trânsito. As equipes são acompanhadas por banda marcial, grupo de maracatu, som móvel propagando o compromisso de cada cidadão com o meio-ambiente, e orientadas para a captação de detalhes que revelem alterações naturais no ambiente e aquelas causadas pelo homem.
            A visita a Mata Uchôa acontece, preferencialmente, em data anterior à Caminhada e à Gincana Ecológica, por uma comissão de estudantes representantes das equipes integrantes do Movimento Ecológico acompanhada de professores-orientadores de cada equipe, dirigentes e coordenadoras pedagógicas, escoltados pela Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (CIPOMA) – a visitação da Mata é orientada para apurar observações dos efeitos naturais e das interferências do homem naquele ambiente, registrando-se por escrito e por imagens para comparar, metodicamente, às visitas anteriores, reconhecer e/ou elaborar proposta de revitalização da área despertando interesse por amplas questões ecológicas.
E a Gincana Ecológica encerra o evento com as equipes cumprindo tarefas temáticas pré-fixadas e surpresas relacionadas aos seus respectivos elementos da natureza numa amostra da prática desenvolvida nas discussões em prol da preservação ambiental, balanceando um modo razoavelmente lúdico com a responsabilidade da reflexão sobre as questões ambientais permeadas no cumprimento de cada tarefa.

Execução
Para a execução do Projeto, discutimos a proposta pedagógica anual; retomamos a avaliação da última edição; elencamos dificuldades a superar e desafios a conquistar; então, empreendemos apurada atenção no planejamento e, ainda, maior aplicação no envolvimento dos seus participantes – pessoas vinculadas à Escola entendidas como membros da Comunidade Escolar. É relevante declarar que, para a execução do Projeto, há pessoas que participam circunstancialmente respondendo às atribuições definidas.
Participantes
Equipe Gestora, responsável imediata pela organização geral do evento no que diz respeito: à elaboração de provas surpresas da gincana ecológica; ao contato com potenciais patrocinadores; ao contato com instituições para escolta no trajeto da caminhada ecológica; ao contato com avaliadores para a gincana ecológica e a sua preparação; à infraestrutura para sediar o evento, entre outras incumbências.
 Equipe Pedagógica, distribuídos entre as equipes, professores responsáveis pela orientação dos respectivos estudos do elemento ecológico e da produção das equipes para a caminhada e a gincana ecológicas. Cabendo, ainda, acompanhar a avaliação de modo ético.
Estudantes, a partir das orientações apresentadas pelos professores, responsáveis pelos estudos e produções para a caminhada e a gincana ecológicas.
Pais/responsáveis pelos estudantes, capacitados para apoiarem seus/suas filhos/as, os estudantes, na plena participação do Projeto; bem como, em comissão representativa do segmento, para assistirem, diariamente e de modo ético, à mobilização das equipes com o propósito de também entenderem e absorverem as mudanças comportamentais resultantes, informadas e adotadas pelos estudantes.
Equipe de Apoio, auxiliares de serviços gerais, merendeiras e porteiros, atuando nas suas respectivas funções.
Avaliadores, pessoas não vinculadas à Escola, convidadas da Equipe Gestora e, por ela, capacitadas para avaliarem com imparcialidade e pautadas em critérios definidos pela Equipe Gestora.

Ano XII – QUALIDADE DE VIDA:
Incrementos
O Projeto Movimento Ecológico como instrumento de contribuição para a reflexão ecológica permanece em nossa proposta pedagógica e a rigor, revisado anualmente, apresenta-se repaginado. Para este ano, intitulado Qualidade de vida, acrescentamos: mais uma equipe – a laranja, representando o solo (terra).

PARABÉNS, COMUNIDADE CASTELLO BRANCO! VIVA O PLANETA!
Recife, 08 de novembro de 2012.
___________________________________________

Foto aérea da Mata do Engenho Uchoa 192ha de Mata Atlântica



Nenhum comentário: