sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Conselho Gestor e a 1ª reunião

O Conselho Gestor do Refúgio de Vida Silvestre Mata do Engenho Uchoa fez a sua primeira reunião no dia 20 / 11 / 2012 na Escola Presidente Humberto Castello Branco com a seguinte pauta: posse dos conselheiros que não estavam no Parque de Dois Irmãos, elaboração do dossiê sobre o histórico do Movimento pela preservação da Mata para encaminhar ao prefeito eleito e agendamento de oficina para elaboração do plano de trabalho do Conselho Gestor para 2013.
A reunião foi coordenada por Giannina Cysneiros ( Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco - SEMAS ) e secretariada por Jacilda Nascimento uma das pessoas que participa desde o início do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa.

Para iniciar houve uma apresentação dos membros e lideranças que atuam no Movimento. Nesse momento foi lembrado o Dia da Consciência Negra ( 20 de novembro ) e o nome de Zumbi dos Palmares. Outro participante entusiasmado com a lembrança desse fato histórico brasileiro citou o dia 7 de novembro, dia que comemora-se a Revolução Russa (este ano são 95 anos) e o dia 25 de novembro da insurreição de 35 sendo o mês de novembro muito emblematico.

Do Poder Público compareceram com os seus respectivos representantes: Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH ( Samanta Della Bella ), Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco - SEMAS ( Giannina Cyesneiros e Ana Sacramento ), e PCR, SECRETARIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA e DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (  Flávio Reis ). Universidade Federal de Pernambuco - UFPE ( Adalberto Tavares ) e a Universidade de Pernbambuco - UPE (  Jorge José Araujo ).
Da Sociedade Civil participaram com seus respectivos representantes: Associação Pernambucana de Defesa da Natureza - ASPAN (Luiz Fernando ), Associação Ecológica de Cooperação Social – ECOS ( Alexandre Moura ), Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa ( Luci Machado  e José Semente ), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil - CTB ( João de Ronda e Débora Valentim ), União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas - UMES ( Luana Lopes do Nascimento ), Federação Cultural dos Bois e Similares do Estado de Pernambuco – FECBOIS ( Valter Libano - Vavá e Carlos Antonio Florêncio da Paz  ), Orçamento Participativo de Meio Ambiente - OP ( Aluisio Figueirôa ), Central Única dos Trabalhadores -  CUT ( Antonio Bernardino Filho ), Plano de Regularização das Zonas Especiais de Interesse Social - PREZEIS ( Flavio da Silva ), Escola Presidente Humberto Castello Branco ( Hildemarcos Florêncio e Lucilene  Vasconcelos ).

A SEMAS informou que não recebeu respostas dos ofícios enviados à CPRH, à Secretaria de Meio Ambiente da PCR e à Companhia Independente de Policiamento Ambiental da Policia Militar de Pernambuco - CIPOMA, solicitando esclarecimentos quanto às agressões ocorridas nos dias 14 e 22 / 09 / 2012 a representante da CPRH na reunião informou que solicitou informações ao órgão e lhe disseram que quem autuou foi a PCR.
Concluída a reunião foram deliberadas: uma comissão para ir à PCR cobrar, por escrito, a autuação feita no local da agressão ambiental e cobrar a colocação de placas no entorno da Mata informando que é uma área de preservação; comissão para produzir o dossiê do Movimento em defesa da Mata do Engenho Uchoa e a próxima reunião ficou para o dia 04 / 12 / 2012 às 9H na Escola Presidente Humberto Catello Branco.

É a luta : Conselho Gestor dos 20ha e a determinação pelo Parque Natural com CENTO E NOVENTA E DOIS HECTARES.

Foto aérea da Mata do Engenho Uchoa 192ha de Mata Atlântica.

Nenhum comentário: