quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Movimento comemora inclusão da Mata Uchoa no programa de governo

Movimento comemora inclusão da Mata Uchoa no programa de governo
07 de Novembro de 2012

O Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa divulgou nota nesta quarta-feira (07) em que comemora a inclusão da APA Mata do Engenho Uchoa no programa de governo do prefeito eleito do Recife, Geraldo Julio (PSB).




matauchoa_rio

Trecho da Mata do Engenho Uchoa, na Zona Oeste do Recife



"É animador para o Movimento contar com a iniciativa do prefeito recentemente eleito de incluir no seu programa de governo a APA Mata do Engenho Uchoa:", afirma a coordenação do movimento.



Na nota, os coordenadores destacam ainda o trecho do relatório que cita a proposta de atuar na área. “Criar e implantar o parque natural municipal do Engenho Uchoa, que exerce influência sobre 11 bairros e tem no entorno mais de 270 mil moradores: Ibura, Caçote, IPSEP, Areias, Barro, Tejipió, Estância, Cohab, Jiquiá, Imbiribeira e Jordão. Está localizado na Bacia do Rio Tejipió e constitui um ecossistema representativo de Mata Atlântica e ecossistemas associados, que inclui manguezal e restinga”.



"Projetos e programas são necessários, porém não são suficientes", afirmam os dirigetnes do Movimento na nota, onde citam também pensamento de Alberto Einstein: O único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário".



"O Movimento está completando 33 anos de luta preservando 192 hectares de área verde, remanescente de Mata Atlântica e concomitantemente a partir de outro momento perseguindo o objetivo da implantação de um PARQUE NATURAL que ocupará os 192 ha da APA Rousinete Falcão (Parque Natural de mesmo nome). No começo era apenas um grupo de pessoas que se constituiu motivado por denúncias isoladas contra agressão á Mata: Amigos da Mata ta do Engenho Uchoa. Nessa época também é criada a ASPAM.



Porém, a justeza da causa fomentou o crescimento do Grupo até se tornar no que é hoje, um movimento em torno do qual circula mais de 100 instituições e lideranças que contribuem com o desenvolvimento da nossa cultura ou, na luta, para o progresso do nosso país.



Por isso a luta além de necessária é muito empolgante. Porque é possível e acreditamos o Recife vai ser presenteado com mais uma área verde", diz a nota.

Fonte: site deputado Luciano Siqueira

Nenhum comentário: