sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Repercussão nota na mídia

CONSERVAÇÃO

Engenho Uchoa cobra promessas ao prefeito

Defensores da Área de Proteção Ambiental das Zonas Oeste e Sul se mobilizam para exigir de Geraldo Julio a criação do parque natural municipal na mata

Publicado em 08/11/2012, às 21h29

Do JC Online

Desde que a Prefeitura do Recife falhou em desapropriar a Mata do Engenho Uchoa, entre as Zonas Oeste e Sul da capital, há dez anos, a esperança de tornar o conjunto de ecossistemas em parque natural se intimidou. De lá para cá, o movimento de defensores da mata, atuante há mais de 30 anos, é que dá o grito de socorro pela Área de Preservação Ambiental (APA) a cada vez que ela é ameaçada. Com a eleição do novo prefeito, os recifenses podem anotar uma nova promessa no caderno de cobranças. No plano de governo de Geraldo Julio (PSB), eleito para governar a cidade nos próximos quatro anos, ele afirma que vai “criar e implantar o parque natural municipal do Engenho Uchoa”.

Os moradores mais antigos do entorno da unidade de conservação acreditam que o documento com as propostas da próxima gestão pode ser o primeiro passo para que o parque saia do papel. “É preciso desapropriar o terreno, demarcar o território, fazer um plano de manejo”, explica Luci Machado, integrante do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchôa.

Outra informação que representa um avanço no diálogo entre Poder Executivo e ativistas veio em julho, quando o governo estadual, dono de 20 hectares da mata, criou um conselho gestor para atuar na conservação real da Unidade de Conservação (UC), no dia a dia.
Leia mais no Jornal do Commercio desta sexta-feira (08/11)




 

Nenhum comentário: