quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Prefeito assina decreto de preservação da Mata do Engenho Uchoa

Engenho Uchoa

 

Prefeito assina decreto de preservação da Mata do Engenho Uchoa

 

Integrantes do movimento de defesa da área ainda esperam construção de parque natural


 

Publicado em 29/11/2012, às 09h49

 

Do JC Online

 

Atualizada às 12h

Mata do Engenho Uchoa abriga três biomas diferentes no Recife / Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem

Mata do Engenho Uchoa abriga três biomas diferentes no Recife

 

Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem


A preservação da Mata do Engenho Uchoa, que fica entre as Zonas Oeste e Sul da cidade do Recife, foi finalmente garantida nesta quinta-feira (29). O prefeito João da Costa assinou, nesta manhã, decreto que prevê a proteção da área.
Com a medida, será possível reintegrar 5,5 hectares da Mata, que vão contribuir para o equilíbrio ecológico do espaço. Mais de 270 mil moradores de 11 bairros localizados nos entornos da região também serão beneficiados.
A Mata do Engenho Uchoa é o que restou da Mata Atlântica na Bacia do Rio Tejipió. O espaço é o único no Estado a abrigar três biomas: mangue, restinga e Mata Atlântica. Na esfera municipal, a Mata do Uchoa é considerada Área de Proteção Ambiental (APA).
Há dez anos a Prefeitura pensa em construir um parque natural na região, mas o projeto nunca saiu do papel. Essa é uma das principais reivindicações dos integrantes do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa, que também estarão presentes na cerimônia desta quarta.
Em julho do ano passado, o Governo Estadual criou um conselho gestor para atuar na preservação da região, considerada Unidade de Conservação. O Estado é dono de 20 hectares da Mata.

Nenhum comentário: