segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Conselho Gestor vai à PCR cobrar medidas de proteção à Mata do Engenho Uchoa

 
26 de Novembro de 2012

O Conselho Gestor do Refúgio de Vida Silvestre Mata do Engenho Uchoa vai à Prefeitura do Recife cobrar a autuação dos responsáveis pelas agressões à flora e à fauna da Mata, ocorridas em setembro passado, bem como a colocação de placas no entorno da reserva informando que se trata de área de preservação. Essa e outras medidas foram definidas durante a primeira reunião do Conselho realizado na última terça-feira (20), na Escola Presidente Humberto Castello Branco, em Tejipió, Zona Oeste do Recife.

conselho_gestor
Primeira reunião do Conselho Gestor da Mata do Engenho Uchoa

Na pauta do encontro, posse dos conselheiros que não participaram da solenidade ocorrida no Parque de Dois Irmãos; elaboração do dossiê sobre o histórico do Movimento para encaminhar ao prefeito eleito, Geraldo Julio (PSB), e o agendamento de oficina para elaboração do plano de trabalho do Conselho Gestor para 2013.

Incialmente foram apresentados os membros e as lideranças que atuam no Movimento de Defesa da Mata do Engenho Uchoa, ocasião em que foram lembrados o Dia da Consciência Negra, que se comemora na mesma data, e o nome de Zumbi dos Palmares.

Durante a reunião, foi lembrada ainda a passagem em novembro de duas datas relevantes para a história do Brasil e do mundo: o dia 7 de novembro, quando se comemorou, este ano, os 95 anos da Revolução Russa; e o dia 23 de novembro, quando se celebra a Insurreição de 1935.

Ao final do encontro ficou acertada também a formação da comissão encarregada de produzir o dossiê do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa. A próxima reunião ficou maraca para o dia 4 de dezembro (terça-feira), às 9h, na Escola Presidente Humberto Castello Branco.

Participação


A primeira reunião do Conselho Gestor da Mata Uchoa foi coordenada por Giannina Cysneiros, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas), e secretariada por Jacilda Nascimento, que integra o Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa desde o início de suas atividades.

A Semas informou que não recebeu respostas dos ofícios enviados à CPRH, à Secretaria de Meio Ambiente da PCR e à Companhia Independente de Policiamento Ambiental da Policia Militar de Pernambuco (Cipoma), solicitando esclarecimentos quanto às agressões ocorridas nos dias 14 e 22 de setembro. A representante da CPRH na reunião informou que solicitou informações ao órgão e foi informada que quem autuou foi a prefeitura.

Participaram do encontro, Samanta Della Bella, da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH); Giannina Cyesneiros e Ana Sacramento, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas); Flávio Reis, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, da Prefeitura do Recife; Adalberto Tavares, da UFPE – Universidade Federal de Pernambuco; Jorge José Araújo, da Universidade de Pernambuco (EPE).

A sociedade civil esteve representada por Luiz Fernando, da Associação Pernambucana de Defesa da Natureza (ASPAN); Alexandre Moura, da Associação Ecológica de Cooperação Social – ECOS; Luci Machado e José Semente, do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa; João da Ronda e Débora Valentim, da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB.

Também presentes representando a sociedade civil, Luana Lopes do Nascimento, da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (Umes); Valter Libano (Vavá) e Carlos Antônio Florêncio da Paz, da Federação Cultural dos Bois e Similares do Estado de Pernambuco – FECBOIS.

E mais: Aluísio Figueirôa, do Orçamento Participativo de Meio Ambiente (OP); Antônio Bernardino Filho, da Central Única dos Trabalhadores (CUT); Flávio da Silva, do Plano de Regularização das Zonas Especiais de Interesse Social – PREZEIS; e Hildemarcos Florêncio e Lucilene Vasconcelos, da Escola Presidente Humberto Castello Branco.

É a luta: Conselho Gestor dos 20 ha e a determinação pelo Parque Natural com 120 hectares.

Da Redação do site, com informações do Movimento de Defesa da Mata Uchoa

Publicado site Deputado Luciano Siqueira

Nenhum comentário: