sábado, 17 de novembro de 2012

Encontro reúne lideranças do movimento de moradia de todo país

MOVIMENTOS
16 de Novembro de 2012 - 17h28        

Encontro reúne lideranças do movimento de moradia de todo país

Durante este final de semana, cerca de 100 lideranças de moradia de todo país estão reunidas no Conselho Nacional das Entidades Associadas (Conea), da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam). O encontro acontece no Hotel San Rafael, em São Paulo (SP). Para comemorar os 30 anos da entidade, será lançada durante o Conea, nesta sexta-feira (16), por volta das 19h, a Revista Habitar.

O Conea começou na quinta (15), com o Seminário de Qualificação para as Lideranças Comunitárias, no Ciclo Orçamentário e Lei Complementar 141, sobre a legilalção do Sistema Único de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde.



Durante o encerramento, que será no sábado (17), as lideranças presentes fazem um balanço e encaminhamentos do movimento, além de divulgar um calendário de atividades para o próximo período. 

"Depois do nosso congresso, que acontece a cada quatro anos, o Conea é um outro momento importante para que possamos trocar experiências, fazer formação e traçar novas atividades para o movimento em defesa da moradia digna em todo país", declarou ao Vermelho Bartíria Lima da Costa, presidenta da Conam, presente no evento.

Paraíba

O estado da Paraíba está representado no encontro por Upirakitan Santos, que é secretário-geral da Federação Paraibana do Movimento Comunitário, além de pertencer à diretoria nacional da Conam.

"Nossa luta no estado da Paraiba vem se concretizando e ganhando grandes proporções no cenário nacional. Existe uma ocupação feita em um prédio do INSS onde ao longo de cinco anos estamos mantendo famílias. Muitas já foram contempladas por programas de moradia do governo. Temos orgulho em dizer que a gestão público de nosso estado e do município de João Pessoa absorveu e acolheu a nossa luta", explicou Upiraktan.

Para tanto, a Federação paraibana mantém uma parceria com o governo do município de João Pessoa e também com a Companhia Estadual de Habitação Popular. "A força da Conam fez com que estivéssemos credenciados para obter recursos para reformar esse prédio, bem no centro de João Pessoa. Há uma proposta do projeto para que possamos construir 48 unidades habitacionais para as famílias de baixa que estão no prédio, que já é nosso", completou a liderança da Paraíba.

Ele contou orgulhoso que o antigo prédio do INSS se tornou um símbolo da luta por moradia no município, "Tem um histórico de ações de reintegração de posse e, depois de cinco anos, o prédio foi comprado pelo ministério das cidades e repassado para a Conam para tranformá-lo em moradia. Aguardamos orientações do Ifam[Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional], já que é um prédio histórico e precisa passar por adequações", disse Upiraktan.

Cerca de 200 famílias passaram pelo prédio, que atualmente abriga 50 famílias. Na parte inferior, há um centro comercial informal e, agora, eles tentam transformar o espaço em um minishopping, para garantir a sustentabilidade econômica dessas famílias.

Para 2013, a entidade tem um projeto para construir 600 unidades habitacionais em todo o estado. "Estamos discutindo com a Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), que vai entrar com a infraestrutura. Desse total, 200 unidades serão em João Pessoa e demais unidades nos outros municípios, que entrarão com os terrenos. Estamos com cerca de 90% das etapas cumpridas e tudo leva a crer que concretizaremos as construções", comemorou ele.

As 600 unidades devem ser construídas simultaneamente a partir de janeiro, com recursos do Minha Casa Minha Vida Entidades para famílias de zero a três salários minimos.

Conselho Nacional das Entidades Associadas (Conea), da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam)
Endereço:
Hotel San Rafael
Largo do Arouche, 150, S. Paulo

Deborah Moreira
Da redação do Vermelho

Nenhum comentário: