Engenho Uchoa
Prefeito assina decreto de preservação da Mata do Engenho Uchoa
Integrantes do movimento de defesa da área ainda esperam construção de parque natural
Publicado em 29/11/2012, às 09h49
Do JC Online
Atualizada às 12h
Mata do Engenho Uchoa abriga três biomas diferentes no Recife
Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem
A preservação da Mata do Engenho Uchoa, que fica entre as Zonas Oeste e Sul da cidade do Recife, foi finalmente garantida nesta quinta-feira (29). O prefeito João da Costa assinou, nesta manhã, decreto que prevê a proteção da área.
Com a medida, será possível reintegrar 5,5 hectares da Mata, que vão contribuir para o equilíbrio ecológico do espaço. Mais de 270 mil moradores de 11 bairros localizados nos entornos da região também serão beneficiados.
A Mata do Engenho Uchoa é o que restou da Mata Atlântica na Bacia do Rio Tejipió. O espaço é o único no Estado a abrigar três biomas: mangue, restinga e Mata Atlântica. Na esfera municipal, a Mata do Uchoa é considerada Área de Proteção Ambiental (APA).
Há dez anos a Prefeitura pensa em construir um parque natural na região, mas o projeto nunca saiu do papel. Essa é uma das principais reivindicações dos integrantes do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa, que também estarão presentes na cerimônia desta quarta.
Em julho do ano passado, o Governo Estadual criou um conselho gestor para atuar na preservação da região, considerada Unidade de Conservação. O Estado é dono de 20 hectares da Mata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário