segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Convite - Reunião ProMorar para Constituição da Comissão de Acompanhamento de Obras - CAO.


 C O N V I T E

O Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa mantém a mobilização para a reunião ordinária do mês de novembro 2024, diante da  importância de discutir o  Rio Tejipió como um todo e, também a Mata do Engenho Uchoa pois a luta do Rio Tejipió e da Mata do Engenho Uchoa não pode ser travadas isoladamente, assim convocamos a população para participar da reunião do ProMorar para Constituição da Comissão de Acompanhamento de Obras  - CAO. Conforme convite abaixo:

Dia - 12/11/2024 ( terça-feira )

Hora - 18h30min
Local - Associação dos Moradores do Conjunto Residencial N. Sra. de Lourdes ( Presencial )

Rua Adamir Menezes, 62, Conjunto Residencial N. Sra. de Lourdes, Barro - Recife-PE

( próximo Igreja Católica do Barro ) 

A

Coordenação.




Leia mais!

domingo, 10 de novembro de 2024

A Maré no Recife! Programação no ar! ✨


 Programação no ar! ✨





A Maré Recife começa na próxima segunda-feira (11) e conta com uma programação de oficinas, sessões de cinema, lançamento de livro, debates e uma festa incrível de encerramento!

Confira os detalhes no site www.mare.rec.br



Programação no ar! ✨

Quero fazer um convite a você em nome do Instituto Toró que faz parte do time de produção da MARÉ – Mostra Ambiental de Cinema do Recife e chega à sua 9ª edição como uma das maiores mostras ambientais do Brasil. Expandindo suas fronteiras, o evento será realizado, pela primeira vez, no “além mar”, com uma sessão especial na Cidade do Porto, em Portugal. O destaque deste ano fica por conta da primeira exibição no nordeste do longa-metragem O Sonho de Pepe, dirigido pelo cineasta uruguaio Pablo Trobo, integrando o circuito mundial de estreia do filme. A exibição acontece no sábado (16), às 16h, no Armazém do Campo, Recife. 

Outra novidade, será o Seminário Maré + Toró – Clima, Tecnologia e Cultura, uma série de debates focados nos grandes temas ambientais. Dentre as discussões estão assuntos como Mar de Plástico – Poluição e Saúde Única, coordenado pela doutoranda e especialista em microplástico, Giulia Bertotti; Construindo Cidades Sustentáveis: Ação Climática e Transformação Urbana coordenada pelo ex-Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti; e Proteção Ambiental e Direitos Culturais, liderado pela cientista climática, Ranielle Vital, presidenta do Instituto Toró, que desenvolve projetos nas áreas de cultura, mudanças climáticas e inovação.

O seminário será transmitido pelo canal do Youtube da MARÉ e do Instituto Toró.
Confira os detalhes no site
 




Leia mais!

sábado, 9 de novembro de 2024

Lançamento 3ª Conferência Municipal do Meio Ambiente do Recife


Lançamento 3ª Conferência Municipal do Meio Ambiente do Recife



https://www.instagram.com/p/DCFGEJpPw6c/?igsh=MWw4ZjBic3Y3MHpuNA%3D%3D

________________________________________


Mata do Engenho Uchoa, Remanecente de Mata Atlântica!

DESAPROPIAÇÃO JÁ!


Foto aérea da Mata do Engenho Uchoa 192ha de Mata Atlântica

Siga, curta, comente e divulgue o Instagram do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa


Leia mais!

COP29 começa na próxima semana sob desconfiança com eleição de Trump

 

COP29 começa na próxima semana sob desconfiança com eleição de Trump

Conferência do Clima da ONU terá ausência de importantes líderes em momento de intensificação de eventos climáticos; retorno de Trump ameaça retirar EUA do Acordo de Paris

Foto: COP29

Começa na próxima segunda-feira (11), a 29ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), em Baku, no Azerbaijão. Com atividades até sexta-feira, 22 de novembro, o maior fórum para tratar sobre mudanças climáticas e governança global sobre emissões de gases e transição energética pode ter um evento esvaziado quanto às principais lideranças mundiais e sob alarme após a vitória de Donald Trump nos Estados Unidos.

Apesar de a necessidade de discussões mais contundentes após casos de eventos climáticos extremos em diferentes partes do mundo, existe a desconfiança sobre o papel que as nações tem adotado em melhorar suas Contribuições Determinadas Nacionalmente (NDCs) para reduzir as emissões de GEE (gases do efeito estufa) como estabelecido no Acordo de Paris.

No último ano o mundo assistiu passivo eventos climáticos catastróficos com centenas de mortes no Rio Grande do Sul, no Brasil, assim como na Espanha e Filipinas.

Apesar desses alarmes da natureza que colocam a necessidade de ações mais firmes que envolvam a diplomacia dos quase 200 países envolvidos nas discussões, a vitória de Trump, que retorna no próximo ano para a presidência nos EUA, coloca em risco os avanços, uma vez que ele ameaça retirar, novamente, seu país – um dos principais emissores de GEE – do Acordo de Paris.

Leia mais: Lula sanciona Lei do Combustível do Futuro

Para analistas do clima a vitória dele é considerada um tremendo retrocesso para a pauta global do clima e do meio ambiente. Além disso, a falta de lideranças diretamente envolvidas na COP29 pode fazer que as resoluções não sejam do tamanho que a necessidade pede.

Além da sombra de Trump que permeará as discussões – não se sabe se ele pretende ir à Conferência -, o evento não deve contar com lideranças de peso, como o atual presidente dos EUA, Joe Biden, assim como o presidente chinês Xi Jinping, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen e o primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz. Ainda não se sabe se o presidente russo, Vladimir Putin, estará.

Outra liderança que não irá é o presidente Lula. Ele cancelou esta e outras viagens após sofrer acidente doméstico. No entanto, ainda não se sabe se ele terá alguma participação em formato online.

Apesar disso, a comitiva brasileira, sempre em grande quantidade de diplomatas e observadores, estará presente com vice-presidente Geraldo Alckmin e ministros de Estado. Dados como a redução do desmatamento na Amazônia e no Cerrado deverão ser apresentados ao mundo pelos brasileiros.

Leia mais: Brasil corrige meta climática e retoma ambição do Acordo de Paris

O Pavilhão do Brasil na COP conta com, ao menos, 60 painéis confirmados, veja aqui os temas e horários.

Outro ponto nacional, que tem dividido as forças, é quando à organização do G20. A Cúpula do grupo dos 20 países mais desenvolvidos se reúne no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro (datas concomitantes à Conferência).

Principais discussões da COP 29

Entre os principais temas de debate está em como as metas de Emissões e Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) pelos países devem ser intensificadas para limitar o aumento da temperatura global abaixo de 2°C. Isto porque o limite de aquecimento de 1,5°C já foi atingido entre 2023 e 2024, conforme indica o observatório Copernicus, da União Europeia.

Outra discussão latente são os incentivos para aumentar a velocidade da transição energética e o efetivo funcionamento do fundo de auxílio aos países pobres para enfrentamento às mudanças climáticas.

Estabelecido em Conferências anteriores, o fundo de perdas e danos estimado em US$ 100 bilhões não tem foi implementado na prática. Para completar, analistas indicam que este valor já está subestimado frente aos desafios que só cresceram nos últimos anos.

COP 30

Para o Brasil, o evento é de extrema importância, ainda mais pelo posicionamento de liderança que visa ter sobre o tema e suas ações.

Dessa maneira, as discussões em Baku são de fundamental atenção, uma vez que o rescaldo da COP 29 terá continuidade na discussão da COP 30 no Brasil, que acontece em 2025 em Belém, capital do Pará.


Fonte: Portal Vermelho A Esquerda Bem Informada


Leia mais!

domingo, 3 de novembro de 2024

C O N V I T E - Reunião Ordinária do Mês de Novembro

 

C O N V I T E

O Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa convida para participar da reunião ordinária do mês de novembro de 2024, hibrida presencial e pela plataforma Google Meet.


Pauta:

1 - Informes;

2 - avaliação das eleições; 

3 - preservação da Mata do Engenho Uchoa  ( desapropriação  );

4 - ProMorar;

5 - 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente e;

6 - Confraternização do Movimento.


Data: 12 / 11 / 2024 ( terça-feira )

Hora: 19H

Local: Associação dos Moradores do Conjunto Residencial N. Sra. de Lourdes

Rua Adamir Menzes, 62, Conjunto Residencial N. Sra. de Lourdes - Barro – Recife/PE. (próximo Igreja Católica do Barro)   


A

Coordenação                                                                                                       

Mata do Engenho Uchoa Remanecente de Mata Atlântica!

DESAPROPIAÇÃO JÁ!


Foto aérea da Mata do Engenho Uchoa 192ha de Mata Atlântica

Siga, curta, comente e divulgue o Instagram do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa

https://www.instagram.com/p/DB6gfPYpDPz/?igsh=cGt5MjQyZTNqbHht


Leia mais!

9ª Mostra Ambiental de Cinema do Recife - MARÉ

 

Foto do perfil de mare_noronha
𝗔 𝗠𝗔𝗥É 𝗲𝘀𝘁𝗮́ 𝗰𝗵𝗲𝗴𝗮𝗻𝗱𝗼 𝗲𝗺 𝗡𝗼𝗿𝗼𝗻𝗵𝗮! 🌊🎥


A 9ª Mostra Ambiental de Cinema do Recife - MARÉ - desembarca pela terceira vez na Ilha de Fernando de Noronha. Entre os 𝐝𝐢𝐚𝐬 𝟎𝟒 𝐞 𝟎𝟖 𝐝𝐞 𝐧𝐨𝐯𝐞𝐦𝐛𝐫𝐨, o arquipélago, que é Patrimônio Natural Mundial, será a capital brasileira do cinema. Um verdadeiro mar de filmes, oficinas e debates sobre os principais desafios ambientais e sociais do nosso tempo.

Apresentamos ao público o cartaz desta edição, que traz o conceito-chave “Arquipélago Cultural, mapeando o cinema ambiental”, com grafismos que remetem à topografia de cadeias montanhosas, criando uma linguagem visual que evoca o mapeamento geográfico e cultural do cinema. A identidade visual é assinada pelo Designer Guilherme Souveral e foi construída a partir de uma textura pintada com geotinta pela artista visual Ianah Maia.

𝐓𝐨𝐝𝐚𝐬 𝐚𝐬 𝐚𝐭𝐢𝐯𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞𝐬 𝐬𝐞𝐫𝐚̃𝐨 𝐠𝐫𝐚𝐭𝐮𝐢𝐭𝐚𝐬 𝐞 𝐚𝐛𝐞𝐫𝐭𝐚𝐬 𝐚𝐨 𝐩𝐮́𝐛𝐥𝐢𝐜𝐨. Em breve, lançaremos a programação completa por aqui.

#ParaTodosVerem: Imagem em fundo azul escuro com linhas que simulam um mapa topográfico. No topo, lê-se “9ª Mostra Ambiental de Cinema do Recife”. Ao centro, em branco e em destaque, o título “Maré – Fernando de Noronha”. Abaixo, a data do evento: “4 de nov a 8 de nov, 2024”. Na parte inferior, logos de apoiadores e redes sociais.

https://www.instagram.com/p/DBzI0w6v0bD/?igsh=OWhtMm1qaTRmMTlq&img_index=1


Leia mais!

sábado, 2 de novembro de 2024

5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente

 

5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente

🎯
🎯 O Trabalho em Vigilância em Saúde nos municípios é um dos principais instrumentos de detecção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, bem como é uma das principais ferramentas de produção de medidas de proteção, prevenção e controle dos fatores de risco ambientais.

💬✨ Articular Saúde, Meio Ambiente e o Agentes que atuam nas comunidades junto ao processo da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente é fazer com que a Democracia Participativa fortaleça vozes e una forças por um futuro sustentável para todos e todas, e que ajude a enfretar com possibilidade de sucesso, a emergência climática e os desafios da transformação ecológica.
🌍 As conferências municipais, intermunicipais e livres da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente estão em pleno movimento, com comunidades de todo o Brasil, e irão até 15 de dezembro, por isso, com o objetivo de estimular a máxima participação possível, estamos realizando o Webinário Saúde e Meio ambiente: Agentes locais na construção da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente.

🗓️ Data: 05 de novembro
🕥 Horário: 20h
📲 Onde: Ao vivo no YouTube da @conacsoficial
Siga, curta, comente e divulgue o Instagram do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa

Leia mais!

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

A Mata do Engenho Uchoa, o Rio Tejipió e as eleições municipais

 

A Mata do Engenho Uchoa, o Rio Tejipió e as eleições municipais

A luta em defesa do Rio Tejipió sai fortalecida após as eleições com a reeleição de Cida Pedrosa na Câmara de Vereadores em Recife, uma pessoa que tem uma vida dedicada ao Meio Ambiente e que deu provas do seu compromisso assinando a Carta Compromisso com o Fórum Popular do Rio Tejipió (FORTE). Quando ainda era Secretária de Meio Ambiente do Recife contribuiu para a criação do Conselho Gestor do Refúgio de Vida Silvestre (RVS) da Mata do Engenho Uchoa (que, entre outras funções, colabora com a mata ciliar da bacia do Rio Tejipió) e na elaboração de seu Plano de Manejo, além de ampliar a área de preservação do RVS da Mata do Engenho Uchoa de 20 para 172 hectares. A Luta em defesa do Meio Ambiente também sai fortalecida com exitosa reeleição do Prefeito João Campos, que através da Prefeitura do Recife, pelo projeto ProMorar, começou a dar enfrentamento às enchentes do Rio Tejipió que há décadas causa transtornos à cidade e principalmente à população ribeirinha mais carentes. Enfrentar os problemas causados pela humanidade, agravando situações climáticas que mais afetam a população vulnerável é papel de todo governo, porém a realidade apresentada por algumas ações políticas, ou a ausência delas, é de que governantes alinhados ao pensamento neoliberal não tratam com a devida seriedade e as consequências, a exemplo de Porto Alegre, estão aí.

Promover a reforma urbana, de maneira responsável e respeitando a população em geral, infelizmente não tem sido papel de alguns governos municipais e estaduais no nosso país. Precisamos garantir uma reforma urbana que confira direitos e serviços ao povo, como moradia digna e infraestrutura, saneamento ambiental, transporte público com ênfase no transporte coletivo, mobilidade urbana, segurança pública, cultura, esporte e lazer. Para isso é necessário a mobilização popular, por meio dos movimentos sociais e ambientais, para que se avance no processo de regularização fundiária e combate à especulação imobiliária. É fundamental exigir do Estado planejamento urbano democrático, com a aplicação dos dispositivos constitucionais e legais como a função social da propriedade, além de construir o Sistema Nacional de Política Urbana.

É para isso que movimentos ambientais como o FORTE e a Movimento da Mata do Engenho Uchoa precisam existir e participar ativamente cada vez mais para a construção de cidades humanas, sustentáveis e solidárias.


Leia mais!

domingo, 29 de setembro de 2024

Prefeitura do Recife enfrenta transtornos causados há décadas pelas enchentes do Rio Tejipió

 

Prefeitura do Recife inicia obras de alargamento do Rio Tejipió

A Prefeitura do Recife inicia a primeira intervenção da macrodrenagem do Rio Tejipió, dentro do Programa de Requalificação e Resiliência Urbana em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental (ProMorar), maior projeto de requalificação urbana e social da cidade. Trata-se da obra de alargamento de 850 metros do rio, com perfilamento e desassoreamento, que vai contribuir para solucionar os problemas de inundação na bacia do afluente. As intervenções vão ocorrer nas imediações do Campo do Sena, perto da Mata Engenho Uchôa, no bairro do Barro. O investimento é de R$ 4 milhões.

Clique no link abaixo e leia mais:

https://blogcenario.com.br/2024/09/24/prefeitura-do-recife-inicia-obras-de-alargamento-do-rio-tejipio 


Prefeitura do Recife inicia obras de alargamento do Rio Tejipió


A Prefeitura do Recife iniciou as obras de alargamento do Rio Tejipió. Com investimento de R$ 4 milhões, as intervenções ocorrem nas imediações do Campo do Sena, perto da Mata Engenho Uchôa, no bairro do Barro. Ao todo, 850 metros do rio serão alargados, com perfilamento e desassoreamento. A previsão é finalizar os serviços em seis meses. 

O objetivo é reduzir as inundações das áreas que ficam na margem do rio, beneficiando bairros como Ipsep, Barro, Areias e Imbiribeira e comunidades como Beirinha e Jardim Uchôa.

A primeira etapa é de limpeza, com previsão de remoção de mais de 10 mil m³ de lixo, sedimentos e detritos vegetais do leito e margens do Rio Tejipió. Em seguida, será feita a dragagem, com o aprofundamento variando entre 0,5m e 1 metro. 

Clique no link abaixo e leia mais:

https://www.cbnrecife.com/artigo/prefeitura-do-recife-inicia-obras-de-alargamento-do-rio-tejipio


João Campos promete investir em obras de drenagem e projetos ambientais, caso reeleito


Candidato à reeleição pelo PSB cumpriu agenda no bairro do Barro, Zona Oeste, nesta terça-feira (24).


João Campos visitou a obra de dragagem do Rio Tejipió, realizada para aprofundar o leito do rio e alargar as margens em um trecho de 850 metros. O objetivo é criar condições para que a água acumulada nos dias de chuva não alague as ruas. O candidato disse que prevê a ampliação do projeto e afirmou, ainda, que a área de meio ambiente é uma prioridade.

Clique no link abaixo e leia mais:

Mata Atlântica Sim!
Recife Merece Mais um Parque!

Foto aérea da Mata do Engenho Uchoa 192ha de Mata Atlântica




Leia mais!

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

PRÊMIO JOVEM CIENTISTA, E A MATA DO ENGENHO UCHOA

 

PRÊMIO JOVEM CIENTISTA, E A MATA DO ENGENHO UCHOA 

Célio Rocha , ganhador, em 2018,  do prêmio , JOVEM CIENTISTA, com pesquisa cujo tema - Relação social  da população e das Gestões Municipais com a MATA DO ENGENHO UCHOA e MATA DOIS IRMÃOS!

O MOVIMENTO DA MATA DO ENGENHO UCHOA luta,  há 45 anos, pela preservação desses 192 HECTARES, remanescentes de Mata Atlântica , Junto com os Movimentos sociais organizados barrou a construção de Privê de alto luxo, Moradias populares e, instalação de Usina para tratamento de lixo de toda cidade do Recife e região metropolitana!

Vale salientar a importância de governos democráticos, foi na gestão em que Cida Pedrosa era secretária de Meio Ambiente da cidade e Hélvio Polito secretário executivo de meio ambiente do Estado que tivemos conquistas importantes, como: Plano de Manejo, constituição de um Conselho Gestor bastante representativo e, também,  a  ampliação do Refúgio de Vida Silvestre de 20 hectares da Mata para 172 hectares.

Célio Rocha é , hoje, pesquisador na Universidade de Illinois, e está apresentando no México sua pesquisa. 

Nosso reconhecimento  ao jovem Célio Rocha. 

Parabéns e muito sucesso!




Leia mais!

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Consulta Pública | Parque Alagável do Barro

 Consulta Pública | Parque Alagável do Barro

Olá pessoal! Passamos aqui para convidar todos os moradores e moradoras do Barro para participar da Consulta Pública de validação do projeto e dos documentos socioambientais da obra do Parque Alagável do Barro. Serão apresentados os impactos ambientais e sociais da obra e as ações mitigadoras previstas. Te esperamos lá!

Os documentos já estão disponíveis para acesso em: https://promorar.recife.pe.gov.br/estudos-e-documentos/

Data: 12/09/24 (quinta-feira)

Horário: 18h30

Local: Associação dos Moradores do Conjunto Residencial Nossa Senhora de Lourdes (Rua Adamir Menezes, nº 62, Barro)

____________________________

A Macrodrenagem na Bacia e a Revitalização do Rio Tejipió


O Movimento  em Defesa da Mata do Engenho Uchoa entende que a Macrodrenagem na bacia do Rio Tegipió é de fundamental importância para enfrentar os transtornos causados à cidade do Recife, há décadas as cidades ribeirinhas , principalmente, Jardim Uchoa e Sapo Nu, as mais atingidas. E com as mudanças climáticas, os impactos têm sido mais catastróficos!

A revitalização do Rio Tegipió tornará a cidade mais saudável, mais humanizada!

As matas contribuem com a qualidade e a quantidade das águas, semelhante a uma esponja elas retêm os sedimentos,  nutrientes que seriam levados pela chuva. As matas precisam ser preservadas. Em especial, a Mata do Engenho Uchoa por se tratar de um remanescente  de Mata Atlântica. Que resiste a toda sorte de depredação; sendo alvo, inclusive,  de vários projetos, Desde  - Privê de alto luxo, Casas populares e até uma Estação de Reciclagem do lixo da cidade e de toda a periferia!!Foram grandes os desafios enfrentados pelo Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa

São 45 anos de luta que devem ser respeitados.

O Projeto ProPorar de fundamental importância para a cidade do Recife para  enfrentar as desigualdades sociais, entendemos que o ProMorar  está  restrito  ao Recife  devamos discutir o Rio Tejipió como um todo que ele não é recifense, nasce em São Lourenço da Mata, corta Jaboatão dos Guararapes e desagua na cidade do Recife assim envolvendo governos Federa, Estadual e Municipal com os seus órgãos, envolver também Universidade, Faculdades, Escolas e todos os Movimentos Sociais,  pois recursos existem que estão indo para pagamento da dívida pública - para as elites parasitárias - também cobrar para o  Banco Central  reduzir os juros para podermos ter mais recursos áreas sócias, assim indo firme na luta da Reconstrução do Brasil com  justiça Social.

A

Coordenação                                                                                                       

Mata Atlântica Sim!
Recife Merece Mais um Parque!

Foto aérea da Mata do Engenho Uchoa 192ha de Mata Atlântica


Leia mais!

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Convite - Reunião ordinária do mês de agosto.


C O N V I T E

O Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa convida para participar da reunião ordinária do mês de agosto de 2024, hibrida presencial e pela plataforma Google Meet.

Pauta:

1. Informes e;

2. Projeto ProMorara / Mata do Engenho Uchoa.

Data: 20 / 08 / 24 ( terça-feira )

Hora: 19H

Local: Associação dos Moradores do Conjunto Residencial N. Sra. de Lourdes

Rua Ademir Menzes, 61, Conjunto Residencial N. Sra. de Lourdes - Barro – Recife/PE. (próximo Igreja Católica do Barro)   

A

Coordenação                                                                                                       

Mata Atlântica Sim!
Recife Merece Mais um Parque!

Foto aérea da Mata do Engenho Uchoa 192ha de Mata Atlântica

Siga, curta, comente e divulgue o Instagram do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa

https://www.instagram.com/p/C-ztJ68OZga/?igsh=MXdlamFscjk2Z3hrNQ==


Leia mais!

segunda-feira, 12 de agosto de 2024

CONVITE - CONSULTA PÚBLICA MACRODRENAGEM DO RIO TEJIPIÓ


C O N V I T E

O Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa  convida os Moradores do bairro do Barro e adjacências para participar da - Reunião de Consulta Pública Macrodrenagem do RioTejipio - convocada pela Prefeitura do Recife/ProMorar Recife.

Coordenação.

 


Leia mais!

terça-feira, 23 de julho de 2024

AGORA É LEI!

 

AGORA É LEI!

Há 24 anos foi idealizado o Movimento Ecológico da Escola Castello Branco pelo Professor Jorge Silva e, sendo executado pela comunidade Escolar tendo a frente o gestor Professor José Hildemarcos Florêncio  Silva. ( Professor Marcos )

Clique no link abaixo e saiba o que foi o Movimento.

http://mataengenhouchoa.blogspot.com/2010/10/um-projeto-pela-vida-no-planeta.html?m=1

Lula sanciona lei que inclui mudanças climáticas e biodiversidade na educação

Nova legislação inclui mudanças climáticas e biodiversidade nos currículos escolares, promovendo conscientização e ação ambiental desde a educação básica até a superior. https://vermelho.org.br/2024/07/18/lula-sanciona-lei-que-inclui-mudancas-climaticas-e-biodiversidade-na-educacao/

Siga, curta, comente e divulgue o Instagram do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa 

https://www.instagram.com/p/C9pI9KPR0FK/?igsh=MWd5YzRwZTl0ZHM3Zg==


Leia mais!