domingo, 29 de setembro de 2024

Prefeitura do Recife enfrenta transtornos causados há décadas pelas enchentes do Rio Tejipió

 

Prefeitura do Recife inicia obras de alargamento do Rio Tejipió

A Prefeitura do Recife inicia a primeira intervenção da macrodrenagem do Rio Tejipió, dentro do Programa de Requalificação e Resiliência Urbana em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental (ProMorar), maior projeto de requalificação urbana e social da cidade. Trata-se da obra de alargamento de 850 metros do rio, com perfilamento e desassoreamento, que vai contribuir para solucionar os problemas de inundação na bacia do afluente. As intervenções vão ocorrer nas imediações do Campo do Sena, perto da Mata Engenho Uchôa, no bairro do Barro. O investimento é de R$ 4 milhões.

Clique no link abaixo e leia mais:

https://blogcenario.com.br/2024/09/24/prefeitura-do-recife-inicia-obras-de-alargamento-do-rio-tejipio 


Prefeitura do Recife inicia obras de alargamento do Rio Tejipió


A Prefeitura do Recife iniciou as obras de alargamento do Rio Tejipió. Com investimento de R$ 4 milhões, as intervenções ocorrem nas imediações do Campo do Sena, perto da Mata Engenho Uchôa, no bairro do Barro. Ao todo, 850 metros do rio serão alargados, com perfilamento e desassoreamento. A previsão é finalizar os serviços em seis meses. 

O objetivo é reduzir as inundações das áreas que ficam na margem do rio, beneficiando bairros como Ipsep, Barro, Areias e Imbiribeira e comunidades como Beirinha e Jardim Uchôa.

A primeira etapa é de limpeza, com previsão de remoção de mais de 10 mil m³ de lixo, sedimentos e detritos vegetais do leito e margens do Rio Tejipió. Em seguida, será feita a dragagem, com o aprofundamento variando entre 0,5m e 1 metro. 

Clique no link abaixo e leia mais:

https://www.cbnrecife.com/artigo/prefeitura-do-recife-inicia-obras-de-alargamento-do-rio-tejipio


João Campos promete investir em obras de drenagem e projetos ambientais, caso reeleito


Candidato à reeleição pelo PSB cumpriu agenda no bairro do Barro, Zona Oeste, nesta terça-feira (24).


João Campos visitou a obra de dragagem do Rio Tejipió, realizada para aprofundar o leito do rio e alargar as margens em um trecho de 850 metros. O objetivo é criar condições para que a água acumulada nos dias de chuva não alague as ruas. O candidato disse que prevê a ampliação do projeto e afirmou, ainda, que a área de meio ambiente é uma prioridade.

Clique no link abaixo e leia mais:

Mata Atlântica Sim!
Recife Merece Mais um Parque!

Foto aérea da Mata do Engenho Uchoa 192ha de Mata Atlântica




Leia mais!

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

PRÊMIO JOVEM CIENTISTA, E A MATA DO ENGENHO UCHOA

 

PRÊMIO JOVEM CIENTISTA, E A MATA DO ENGENHO UCHOA 

Célio Rocha , ganhador, em 2018,  do prêmio , JOVEM CIENTISTA, com pesquisa cujo tema - Relação social  da população e das Gestões Municipais com a MATA DO ENGENHO UCHOA e MATA DOIS IRMÃOS!

O MOVIMENTO DA MATA DO ENGENHO UCHOA luta,  há 45 anos, pela preservação desses 192 HECTARES, remanescentes de Mata Atlântica , Junto com os Movimentos sociais organizados barrou a construção de Privê de alto luxo, Moradias populares e, instalação de Usina para tratamento de lixo de toda cidade do Recife e região metropolitana!

Vale salientar a importância de governos democráticos, foi na gestão em que Cida Pedrosa era secretária de Meio Ambiente da cidade e Hélvio Polito secretário executivo de meio ambiente do Estado que tivemos conquistas importantes, como: Plano de Manejo, constituição de um Conselho Gestor bastante representativo e, também,  a  ampliação do Refúgio de Vida Silvestre de 20 hectares da Mata para 172 hectares.

Célio Rocha é , hoje, pesquisador na Universidade de Illinois, e está apresentando no México sua pesquisa. 

Nosso reconhecimento  ao jovem Célio Rocha. 

Parabéns e muito sucesso!




Leia mais!

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Consulta Pública | Parque Alagável do Barro

 Consulta Pública | Parque Alagável do Barro

Olá pessoal! Passamos aqui para convidar todos os moradores e moradoras do Barro para participar da Consulta Pública de validação do projeto e dos documentos socioambientais da obra do Parque Alagável do Barro. Serão apresentados os impactos ambientais e sociais da obra e as ações mitigadoras previstas. Te esperamos lá!

Os documentos já estão disponíveis para acesso em: https://promorar.recife.pe.gov.br/estudos-e-documentos/

Data: 12/09/24 (quinta-feira)

Horário: 18h30

Local: Associação dos Moradores do Conjunto Residencial Nossa Senhora de Lourdes (Rua Adamir Menezes, nº 62, Barro)

____________________________

A Macrodrenagem na Bacia e a Revitalização do Rio Tejipió


O Movimento  em Defesa da Mata do Engenho Uchoa entende que a Macrodrenagem na bacia do Rio Tegipió é de fundamental importância para enfrentar os transtornos causados à cidade do Recife, há décadas as cidades ribeirinhas , principalmente, Jardim Uchoa e Sapo Nu, as mais atingidas. E com as mudanças climáticas, os impactos têm sido mais catastróficos!

A revitalização do Rio Tegipió tornará a cidade mais saudável, mais humanizada!

As matas contribuem com a qualidade e a quantidade das águas, semelhante a uma esponja elas retêm os sedimentos,  nutrientes que seriam levados pela chuva. As matas precisam ser preservadas. Em especial, a Mata do Engenho Uchoa por se tratar de um remanescente  de Mata Atlântica. Que resiste a toda sorte de depredação; sendo alvo, inclusive,  de vários projetos, Desde  - Privê de alto luxo, Casas populares e até uma Estação de Reciclagem do lixo da cidade e de toda a periferia!!Foram grandes os desafios enfrentados pelo Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa

São 45 anos de luta que devem ser respeitados.

O Projeto ProPorar de fundamental importância para a cidade do Recife para  enfrentar as desigualdades sociais, entendemos que o ProMorar  está  restrito  ao Recife  devamos discutir o Rio Tejipió como um todo que ele não é recifense, nasce em São Lourenço da Mata, corta Jaboatão dos Guararapes e desagua na cidade do Recife assim envolvendo governos Federa, Estadual e Municipal com os seus órgãos, envolver também Universidade, Faculdades, Escolas e todos os Movimentos Sociais,  pois recursos existem que estão indo para pagamento da dívida pública - para as elites parasitárias - também cobrar para o  Banco Central  reduzir os juros para podermos ter mais recursos áreas sócias, assim indo firme na luta da Reconstrução do Brasil com  justiça Social.

A

Coordenação                                                                                                       

Mata Atlântica Sim!
Recife Merece Mais um Parque!

Foto aérea da Mata do Engenho Uchoa 192ha de Mata Atlântica


Leia mais!