terça-feira, 31 de maio de 2011

Olinda comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente com exposição de reciclados

A mostra “Meu Lixo, Teu Lixo, Nosso Lixo é uma Arte: Uma Contribuição à Sustentabilidade Ambiental” acontece na Biblioteca Pública de Olinda

Por Carla Amaral
Dia Mundial do Meio Ambiente 2011. Arte: Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)
Arte: Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)
O dia 5 de junho foi instituído, em 1972, como o Dia Mundial do Meio Ambiente. É uma data que traz à tona a importância da preservação ambiental e da consciência de cada cidadão frente a atual situação do nosso planeta. Pensando nessa fundamental necessidade, o Instituto de Cooperação Econômica Internacional (ICEI Brasil) com o apoio da Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia de Olinda, promovem uma exposição coletiva de reciclados. A mostra, intitulada “Meu Lixo, Teu Lixo, Nosso Lixo é uma Arte: Uma Contribuição à Sustentabilidade Ambiental”, será aberta ao público no dia 31 de maio, a partir da 9h, na Biblioteca Pública de Olinda.
A iniciativa conta com trabalhos de artistas locais apresentando peças variadas que vão desde pinturas, esculturas e artigos de moda até outras manifestações artísticas produzidas a partir de materiais que muitos consideram apenas como lixo. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da reciclagem, além de proporcionar a difusão do trabalho realizado pela Associação de Recicladores de Olinda (ARO). A instituição está inclusa no projeto piloto de coleta seletiva, já executado pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Serviços Públicos.
Na abertura da mostra estão previstas diversas atividades à parte. Com instrumentos produzidos a partir de materiais reciclados, as crianças participarão de oficinas de musicalização e terão, ainda, visitas guiadas às 9h, 11h, 14h e 16h, feira de artesanato, roda de diálogo sobre coleta seletiva e sustentabilidade ambiental e  exibição de um filme, às 18h30, abordando a temática discutida. A exposição será na Biblioteca Pública de Olinda até o dia 24 de junho, sempre no horário das 9h às 18h. A entrada é gratuita.

Veja mais:

Vídeo promocional do Dia Mundial do Meio Ambiente – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)

Notícias relacionadas:

Fonte Site da Prefeitura de Olinda
Leia mais!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

É preciso dar um basta aos crimes do latifúndio!

30 de Maio de 2011

Mais uma vez o sangue de trabalhadores e comunistas encharca o solo brasileiro. Na semana passada, a rotina macabra e inaceitável se repetiu, levando as vidas dos extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, em Nova Ipixuna, no Pará, (onde também foi morto o agricultor Eremilton Pereira dos Santos, provavelmente por ter testemunhado a execução do casal) e do líder camponês Adelino Ramos (“Dinho”), em Rondônia.

Eram mortes anunciadas. Eles haviam exaustivamente denunciado as ameaças que recebiam de latifundiários e madeireiros ilegais, que ficaram registradas pelo menos desde 2009 nos relatórios anuais em que a Comissão Pastoral da Terra (CPT) denuncia a violência contra os trabalhadores rurais; o próprio ouvidor agrário nacional, desembargador Gercino José da Silva Filho, reconheceu que desde aquele ano as autoridades sabiam que o nome de Dinho fazia parte de uma lista de marcados para morrer.

Adelino Ramos era um sobrevivente no sentido literal da palavra – esteve entre as vítimas do massacre de Corumbiara (Rondônia), em 1995, quando treze trabalhadores rurais foram assassinados. Ele conseguiu escapar e aumentou seu protagonismo à frente da luta, sendo um dos fundadores do Movimento Camponês Corumbiara, que une trabalhadores rurais sem terra naquele estado; aproximou-se depois do PCdoB, fazendo parte da direção comunista em Rondônia; em 2007 foi um dos fundadores da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, e membro de sua direção estadual.

A luta de Dinho, José Cláudio e Maria era contra o latifúndio e em defesa da mata. Queriam a reforma agrária em benefício dos pequenos agricultores e contra a grande exploração latifundiária da terra. Eram vigilantes implacáveis e incansáveis contra o desmatamento irregular e criminoso promovido pela ganância que leva grandes empresários a extrair ilegalmente madeira da mata e vendê-la a peso de ouro no Brasil e no exterior. Foram mortos por isso. Só em Rondônia, segundo cálculos de Dinho, são retirados ilegalmente 30 mil metros cúbicos de madeira e 20 mil cabeças de gado ilegalmente todo mês. Quase do outro lado da Amazônia, José Cláudio e Maria resistiam contra a retirada ilegal de madeira na vizinhança da comunidade de Maçaranduba (sul do Pará), onde existem 300 famílias assentadas.

Eram lutadores. “Defendo a floresta em pé e seus habitantes” e por isso “sou ameaçado de morte pelos empresários da madeira, que querem derrubar tudo”, denunciou José Cláudio em 2010. “O objetivo do Movimento Camponês Corumbiara é agir contra as ilegalidades no campo e nossa luta é justa e pacífica, em busca da dignidade do trabalhador rural. Essa é a metodologia do nosso movimento”, Dinho explicou numa ocasião.

As autoridades de todos os níveis (federal, estadual e municipal) inquietam-se e garantem todo o empenho pelo fim da violência e pela punição dos criminosos. Mas é preciso mais – é preciso transformar as palavras em realidade e rasgar o véu que acoberta o desrespeito à lei, à dignidade e à vida.

Entra ano sai ano, a impunidade tem sido a regra. Somente no Pará, onde a violência contra os trabalhadores rurais tem sido mais aguda (dos 34 assassinatos de 2010, 18 foram cometidos lá), há um passivo judicial que acoberta crimes e criminosos: em 40 anos, segundo a COT, foram cometidos mais de 800 assassinatos de trabalhadores rurais no Pará. Apenas 18 (pouco mais de 2% do total) foram a julgamento; somente oito foram condenados e, destes, um único cumpre a pena – um em 800!

Este é o retrato da impunidade que exige um basta e impõe a punição de empresários criminosos que roubam terras, madeira e vidas.

Em homenagem a José Cláudio, Maria, Dinho e Eremilton, é preciso proclamar: a luta continua! E ela só vai terminar com a conquista da reforma agrária, da democracia e da justiça no campo.

Texto extraído
http://www.vermelho.org.br/

Leia mais!

domingo, 29 de maio de 2011

ATO PÚBLICO PREFEITURA DO RECIFE

CONVITE

No dia 1º de junho a partir das 9h o MOVIMENTO EM DEFESA DA MATA DO ENGENHO UCHOA estará realizando um Ato Público em frente ao prédio sede da PCR.

O objetivo é entregar ao Prefeito João da Costa um abaixo-assinado com mais de cinco mil assinaturas reivindicando a implantação de um Parque Natural na APA Rousinte Falcão ( Mata do Engenho Uchoa ). É a população mostrando com a assinatura sua vontade e sua força direcionadas para a aquisição de um meio ambiente saudável.

O Prefeito João da Costa se nega a receber a coordenação do Movimento. Já foram enviados mais de um ofício solicitando a audiência e nenhum foi respondido.

O PARQUE foi incluído como a 4ª ação entre as dez mais votadas no maior OP do Brasil.

O Movimento, que está completando 32 anos, neste momento tem o prazer de convidar Você para mais um evento de resistência e determinação.

Venha fortalecer essa luta impulsionada pela justeza inquestionável e materializada num instrumento proporcionador de uma saudável convivência ecológica.

Repetindo, 1º de junho, na próxima quarta-feira, a partir das 9h.

Contatos:
Luci Machado 3251.2628 / 8637.1747
José Semente 3455.1721 / 3076.1664
Jacilda Nascimento 3251.3830 / 9965.0916
Arlindo Lima 3251.1265 / 8622.9518
Patricia Maria 9183.9762
Augusto Semente 3469.0598 / 9258.7195

Leia mais!

Mês do Meio Ambiente no Parque Dois Irmãos

Mês do Meio Ambiente no Parque Dois Irmãos
1 a 18 de Junho de 2011
    

É com grande satisfação que convidamos você para a abertura da programação do Parque Estadual de Dois Irmãos, no Mês do Meio Ambiente em Pernambuco 

Palestra de abertura e café-conversa
"O papel dos zoológicos na conservação da biodiversidade"

Mediadora: Silvana Silva, gerente do Parque Estadual Dois Irmãos.

Palestrante: Maria Adélia B. de Oliveira,
Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), doutora em Comportamento Animal pela Universidade de São Paulo (USP), secretária-geral da Associação Pernambucana de Defesa da Natureza (Aspan).

Data: 1º de junho de 2011
Hora: 13h30
Local: Auditório do Zoológico


Atenciosamente,
Administração do Parque Estadual Dois Irmãos



Leia mais!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Encontro em PE reúne 300 blogueiros e é o maior do país

Noticias

24 de Maio de 2011 - 15h16

Encontro em PE reúne 300 blogueiros e é o maior do país

A democratização da comunicação, a criação de novo marco regulatório para o setor, a implantação do Plano Nacional de Banda Larga e o fortalecimento do movimento na blogosfera foram os principais temas abordados pelos jornalistas Paulo Henrique Amorim e Altamiro Borges durante as palestras de abertura do 1º Encontro de Blogueiros e Redes Sociais de Pernambuco, realizado sábado (21), no Centro de Convenções, em Olinda/PE.


O evento, organizado pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé reuniu 300 participantes e, segundo os organizadores, foi o maior realizado até agora em todo o país
PHA, titular do blog Conversa Afiada, iniciou sua participação destacando a relação entre comunicação e democracia. “Comunicar pressupõe uma via de duas mãos, pressupõe o direito de resposta, o direito de discordar, de pleitear. Sem comunicação não há democracia e democracia é o regime do visível, o regime do transparente, é o regime daquilo que se pode ver do lado de fora”, afirmou.



O jornalista e blogueiro ressaltou ainda a defasagem da legislação brasileira para o setor de radiodifusão, lembrando que o Brasil vive há 49 anos sem marco regulatório das atividades de telecomunicações, período em que surgiram novos meios, como a televisão aberta e a cabo, a internet, o satélite e as redes sociais.

“Nesse vácuo institucional o que aconteceu foi o surgimento e fortalecimento de empresas de comunicação como a TV Globo, essa Globo toda poderosa que redigiu a Carta aos Brasileiros do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem 50% da audiência e 75% do mercado e absorve 50% de toda a publicidade brasileira, o que significa que de cada R$ 1,00 em publicidade, 35 centavos vão para uma única empresa, vão para uma única família. Por isso, não podemos perder o foco do nosso objetivo que é a criação de um marco regulatório como o que existe na Argentina, onde a presidenta Cristina Kirchner enfrentou o poderoso grupo Clarín e criou a Ley de Médios”, explicou.

Banda larga
PHA avaliou ainda o projeto do governo federal de democratizar o acesso à banda larga. “Nós temos o objetivo de criar no Brasil uma banda larga ampla, rápida, universal, não discriminatória. O meu amigo Miro (Altamiro Borges) participou recentemente de um encontro com o ministro Paulo Bernardo, que se comprometeu a implantar no Brasil o serviço de banda larga de R$ 30,00 por mês, com velocidade de um mega.”

Ele chamou atenção para a necessidade de não fetichização da banda larga. “A banda larga é um meio e não o fim. É um instrumento, é a maneira pela qual nós chegamos à casa das pessoas. Ela não é o conteúdo e o que interessa é o conteúdo. Não podemos esquecer que a banda larga é um vagão e o que interessa é o que está lá dentro. Não interessa ter banda larga se lá dentro estiver o Bolsonaro, tem que ter coisa melhor que o Bolsonaro lá dentro. Nós não podemos mistificar a banda larga, o que precisamos é olhar cruamente, seriamente, para nossa própria indústria de blogueiros”, alertou.

Antes de encerrar a palestra, PHA defendeu a criação de fundos de financiamento. “Nós deveríamos criar dois fundos para enfrentar os problemas que nós temos e disso depende o futuro da nossa indústria, da nossa capacidade de ter liberdade. Um para criar a central de produção de notícias independente, uma central de formação de conteúdo, pois jornalismo é informação e nós não temos informação porque dependemos também do mecanismo de distribuição de informação do PIG (Partido da Imprensa Golpista), das quatro famílias que detém o monopólio da informação e nos sufocam”.

Segundo o jornalista, o outro fundo financiaria a criação de central de advogados que defendessem os blogueiros. “A próxima batalha pela liberdade de expressão dos blogueiros é uma batalha no âmbito da Justiça. Os poderosos calaram a imprensa e agora a única maneira de nos calar é pelo bolso, com os processos judiciais sucessivos e irresponsáveis. Temos de ter o direito de dizer o que pensamos e não ser perseguidos por poderosos”, concluiu.

“O novo está nascendo”


O jornalista Altamiro Borges, presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, iniciou sua apresentação destacando o papel da internet de agente mobilizador da sociedade, citando como exemplo as manifestações populares que vêm ocorrendo nos países árabes e, mais recentemente, na Espanha, convocadas prioritariamente pela blogosfera. “O velho está morrendo e o novo está nascendo”, ressaltou, parafraseando o filósofo comunista Antonio Gramsci.

Ele lembrou também a atuação da blogosfera durante as eleições de 2010, no Brasil. “Graças à pressão dos blogueiros e das redes sociais, a Globo tirou do ar a campanha que, supostamente, comemorava os 45 anos da emissora, mas que trazia embutida semelhanças com a campanha do então candidato José Serra, cujo número era coincidentemente 45”, disse.

O jornalista destacou ainda o papel relevante dos blogs no episódio em que o candidato tucano, atingido por uma bolinha de papel, aparecia nos telejornais da emissora como vítima de objeto contundente, o que foi minuciosamente desmascarado pelos blogueiros, bem como no caso da presidenta da Associação Nacional dos Jornais, Judith Brito, “que assumiu a função de líder da oposição”.

Miro Borges citou ainda o apoio do ex-presidente Lula à blogosfera, lembrando o vídeo exibido durante a campanha de 2010 onde o então presidente da República estimulava o uso dos blogs e redes sociais para neutralizar a grande imprensa. Ele destacou ainda a quebra de paradigmas por parte de Lula ao conceder entrevista coletiva a um grupo de blogueiros progressistas.

“Por isso, temos a responsabilidade de fortalecer esse movimento e para fortalecê-lo temos de nos perguntar o que nos une. O que nos une são três coisas: primeiro, nós queremos democratizar a comunicação no Brasil, nós não aguentamos mais essa mídia altamente concentrada e perigosamente manipuladora. Nós somos contra ditadura da mídia existente no Brasil. Segunda coisa que nos une: nós defendemos a verdadeira liberdade de expressão, pois no Brasil os órgãos de comunicação confundem liberdade de imprensa com liberdade de empresa, liberdade de expressão com liberdade de monopólio. A terceira coisa é a defesa da democracia e da justiça social. Isso nos une”.

As batalhas da blogosfera
O jornalista e presidente do Centro Barão de Itararé adiantou ainda as três forças que, segundo ele, devem mobilizar a blogosfera. “Nós avançamos no debate sobre a democratização da comunicação no Brasil, com a Confecom, que mobilizou cerca de 60 mil pessoas, e fruto dessa pressão o então ministro da Comunicação Institucional do governo Lula, Franklin Martins, elaborou o projeto de regulamentação da mídia”.

Miro Borges destacou, no entanto, que a principal batalha do movimento é a criação de um novo marco regulatório das comunicações no Brasil. “Nós precisamos de um marco regulatório que resolva os problemas do passado, a nossa lei é de 1962, a Constituinte é de 1988, e até agora os artigos referentes ao setor não foram regulamentados, problemas de monopólios, oligopólios, não estímulo à produção regional e independente, o problema dos conselhos nacional e estadual de comunicação, que fiscalize o que está acontecendo no setor”.

Ele também defendeu a implantação do Plano Nacional de Banda Larga. “Esse plano não está dado, a pressão das operadoras de telefonia, que vão perder muito dinheiro, é grande e nós temos de garantir que a inclusão digital seja um direito universal, da mesma forma que a luz e água são direitos universais, nós precisamos que a internet seja um direito universalizado. Se o Brasil ficar fora da internet de alta velocidade vai perder em crescimento econômico, da resolução dos problemas sociais e na democratização da informação”.

Para Miro Borges, o terceiro grande desafio é fortalecer o movimento da blogosfera. “Temos que ter blogs espalhados por todo o Brasil, temos de ter gente “tuitando” tudo, tem de ter manifestações convocadas por tuitteiros e pelas redes sociais. Nós precisamos multiplicar o número de blogs, mais do que multiplicar nós temos de aperfeiçoá-los, termos mais e melhor. Blogs com mais conteúdo, que não caiam na onda da baixaria, que produzam notícias, informações, que sirvam como referência. É o novo que está nascendo, colocando em risco esse velho que está morrendo”.

Abaixo seguem fotos do encontro:







 



 


Fonte: Site do deputado estadual Luciano Siqueira
Fotos: Marisa Lima




http://www.vermelho.org.br/pe/





Leia mais!

terça-feira, 24 de maio de 2011

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Convite - Rede de Educadores e Amigos do Mangue



    
Saudações, parceiros e parceiras que acompanham as atividades do Centro Escola Mangue!

 Convidamos vocês para no próximo dia 24 de Maio  participar da primeira reunião aberta da Rede de Educadores e Amigos do Mangue.   


Esta iniciativa pretende ser um espaço de articulação e de troca de informações entre todas as instituições e pessoas que compartilhem o interesse pela preservação dos estuários e dos manguezais.      

Um espaço democrático e de ação voluntária, que visa promover encontros presenciais e virtuais, para ampliar e compartilhar estratégias que sinalizem soluções, ideias e intercâmbios de práticas bem sucedidas.

A proposta é que nesse momento possamos estabelecer objetivos comuns, princípios, forma de organização e ação conjunta.  A presença e colaboração de tod@s serão muito importantes. O encontro será em nossa sede, a partir das 15h.

A formação da rede é uma das ações de formulação de políticas públicas para uso sustentável dos recursos naturais dos manguezais do Projeto Água Também é Mar, patrocinado pelo Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental.

Reunião Aberta da Rede de Educadores e  Amigos do Mangue
Quando: Terça-feira - 24/05/11
Horário: 15h00
Onde: Centro Escola Mangue - Rua Afrânio, 273, Brasília Teimosa
Contato: (81) 3327.1572 – (81) 8789.8788 – ludomanguezal@gmail.com

Pra quem não conseguiu assistir, segue aqui os dois links do programa Ação.



Grande Abraço

Luciana Silva –Coordenadora

rodapeé.png

rodapé melhor.png
--
Centro Escola Mangue - Comunicação
Rua Afrânio nº 273, Brasília Teimosa
Recife, Pernambuco
escolamanguecomunica@gmail.com

facebook.com/centroescolamangue
       

Leia mais!

País finaliza primeiro inventário nacional sobre dioxinas e furanos

Divulgação
O documento foi apresentado na segunda reunião do Grupo Técnico Interinstitucional - POPs de emissão não intencional, que aconteceu nos dias 10 e 11 de maio, em Brasília, e contou com a participação de especialistas de várias instituições

17/05/2011

O Brasil acaba de cumprir uma das tarefas assumidas como signatário da Convenção de Estocolmo, que trata dos Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs), substâncias perigosas que provocam doenças como câncer e afetam a vida silvestre. Sob a coordenação do MMA, órgãos do Governo Federal e instituições parceiras reuniram informações para a formulação do primeiro inventário nacional sobre a emissão de dioxinas e furanos.    

Esse documento foi apresentado na segunda reunião do Grupo Técnico Interinstitucional - POPs de emissão não intencional, que aconteceu nos dias 10 e 11 de maio, em Brasília, e contou com a participação de especialistas de várias instituições nacionais e da Unep Chemicals (programa das Nações Unidas que trata de segurança química).

O inventário confirmou que as dez categorias de fontes de possível emissão estabelecidas pela Convenção de Estocolmo estão presentes no Brasil. Como, por exemplo, incineração de resíduos; produção de metais ferrosos e não-ferrosos; geração de energia; produção de produtos minerais não metálicos; transportes; queimas a céu aberto, incluindo a queima de biomassa; produção de químicos e bens de consumo; disposição incorreta de efluentes e de resíduos. Foram constatadas diversas outras áreas potencialmente emissoras.

Os dados obtidos demonstram que a soma geral das estimativas resultantes desses processos é da ordem de 3.200 g TEQ - medida de toxicidade que situa o País na média mundial de emissões de dioxinas e furanos.

A análise de informações mostrou que a maior parte das emissões ocorre pelo ar, em 42% dos casos, o que faz as substâncias viajar pelo planeta. Dioxinas e furanos foram encontradas em animais que vivem em ambientes teoricamente livres de poluição, como ursos no Ártico e pinguins do Pólo Sul.

Os números do inventário ainda podem sofrer alteração, devido à complementação de algumas informações, mas sem grandes mudanças. Mesmo na média em relação a outros países, o Brasil ainda precisa reduzir as emissões.

O inventário é um instrumento para a mudança necessária. Essa sua primeira versão servirá de base para nortear ações em cumprimento dos objetivos da Convenção de Estocolmo. A próxima etapa será a elaboração e implementação de um plano de ação que fará parte do Plano Nacional de Implementação da Convenção de Estocolmo.

ASCOM

http://www.mma.gov.br/sitio/

Leia mais!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

A Reunião

C o n v i t e

O Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa convida para participar da reunião extraordinária.

Data: 24/05/2011 (terça-feira)
Hora: 10h
Local: Escola Presidente Humberto Castello Branco, Av. Dr. José Rufino, 2.993 - Tejipió – Recife/PE. – Tel. 3252.9941 / 3181.2956

Assunto:
1. Avaliação da reunião no Ministério Público e com o vereador Almir Fernando;
2. Preparação do ato Público na Prefeitura do Recife em 01.06.2011.

Contatos:
Luci Machado 3251.2628 / 8637.1747
José Semente 3455.1721 / 3076.1664
Jacilda Nascimento 3251.3830 / 9965.0916
Arlindo Lima 3251.1265 / 8622.9518
Patricia Maria 9183.9762
Augusto Semente 3469.0598 / 9258.7195


Mata Atlântica Sim!
Recife Merece Mais um Parque!

Leia mais!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Hoje! Caruaru 154 anos

Caruaru clique no link abaixo!http://www.embratur.gov.br/site/br/cidades/materia.php?id_cidade=7486®ioes=4&estados=16

Parque Ecológico Severino Montenegro comemora primeiro ano em agosto

Posted 04/08/2010 by Jornal de Caruaru in Uncategorized. Deixe um comentário

Há um ano Caruaru ganhou o Parque Ecológico Ambientalista Severino Montenegro. Localizado no terreno da antiga Sementeira Municipal Chico Mendes, o espaço ocupa uma área de quatro hectares, na Av. José Rodrigues de Jesus, no Indianópolis. Sua inauguração, no dia 21 de agosto de 2009, representou um marco na história municipal, por ser a primeira a área verde da cidade exclusivamente destinada ao lazer em contato direto com a natureza.


A desativação da antiga usina de asfalto e a descontaminação do solo foram as primeiras ações para o processo de criação do parque. Mas, a história desse importante equipamento está preservada no ‘Memorial do Asfalto’, uma das atrações do parque. A sementeira está em plena atividade, cumprindo a sua principal função de produzir mudas de espécies variadas para doação dos interessados em arborizar a cidade, a fim de promover a qualidade de vida da população.

Em pouco tempo de história, já são cerca de 400 mil visitantes ao verdadeiro oásis verde na cinzenta zona urbana de Caruaru. É mais que a população da cidade., num parque que coleciona momentos festivos, com recordes de público, nas tardes culturais do fim de semana, e nas aulas ambientais para jovens alunos das redes pública e particular da cidade e região. O parque virou ponto de encontro de amigos, lugar para um bom piquenique com a família, área de estudos, ambiente de exercício, além de ser um espaço para curtir a natureza do Agreste de Pernambuco. As vias internas são todas adaptadas para portadores de necessidades especiais, com rampas nos acessos e o inédito jardim sensorial. Nele, os deficientes visuais se direcionam pelo toque e o cheiro de espécies da flora regional.

O Projeto

Durante a elaboração do projeto houve o cuidado de reaproveitar materiais encontrados, evitando o desperdício, priorizando o uso de materiais existentes, a exemplo de troncos de árvores, transformados em mobiliário urbano, galhos mortos para a separação dos canteiros e caminhos, além das pedras, utilizadas na ornamentação do lago e dos jardins. O projeto manteve a simplicidade e rusticidade das edificações, valorizando a mão de obra e técnica construtivas locais, como a utilização do tijolo aparente, telha canal, madeira de reflorestamento e utensílios de barros. Grafiteiros do movimento hip-hop também participaram do projeto, elaborando a pintura dos muros do parque.

O projeto arquitetônico do parque contempla diversas áreas como, o lago e a cascata, contribuindo para a beleza paisagística, o anfiteatro para a apresentação dos artistas locais, o jardim das esculturas de sucata, mostrando peças artísticas criadas a partir da reutilização de materiais, uma área de convivência, através de espaço que permite o encontro familiar, orquidário e lanchonete, vinculada à Associação caruaruense dos Portadores de Deficiência (Apodec). Todas estas áreas partem de um ponto central, onde se encontra a Rosa dos Ventos.

Severino Montenegro

Filho de Seu Odilon e Dona Severina, nascido em 05 de dezembro de 1946, em Frei Miguelinho, na época distrito do município de Vertentes/PE, o ambientalista e membro do Conselho Municipal em Defesa do Meio Ambiente, Severino Montenegro da Silva, chegou a Caruaru com sua família em 1952. Iniciou os estudos no Grupo Prof. Vicente Monteiro, e mais tarde já cursado o ginasial no Colégio Municipal Álvaro Lins conhece Maria Odete, com quem casou-se e teve dois filhos. Profissionalizou-se em Contabilidade em 1968 pelo Colégio Comercial de Caruaru (Diocesano), e tornou-se bacharel em Direito em 1975, pela Faculdade de Direito de Caruaru.

Severino Montenegro sempre se preocupou com as questões ambientais, muito antes do assunto se tornar pauta mundial. Nos anos 70, adquire uma propriedade e a denomina Recanto Monte Alegre, local antes devastado e que em trinta anos de muita dedicação conseguiu transformar em uma das áreas mais arborizada e rica em biodiversidade do Agreste. Nos anos 80 criou um viveiro para produção de mudas para seus projetos de reflorestamento. Através de estudos, pesquisas e observação da natureza, Montenegro torna-se um autodidata no manejo e transformação da paisagem. Em 2001, iniciou o projeto do Condomínio Monteverde, que difere dos padrões atuais do mercado, onde prioriza a Natureza e a preservação ao Meio Ambiente abrindo caminho para um bairro ecologicamente correto.

O ambientalista, que dá nome ao parque, foi uma sugestão do Secretário de Infraestrutura e Políticas Ambientais do município, Francisco Beltrão. Montenegro ganhou notoriedade pela participação ativa em várias entidades, entre elas a ASPROMA – Associação de Protetores do Meio Ambiente e o CONDEMA – Conselho Municipal de Defesa Do Meio Ambiente. Severino Montenegro é uma referência na preservação do meio ambiente.

Leia mais!

Encontro reunirá blogueiros de Pernambuco no Cecon

Noticias17 de Maio de 2011 - 15h19

Encontro reunirá blogueiros de Pernambuco no Cecon
Blogueiros, ativistas da luta pela democratização da mídia e lutadores dos movimentos sociais estão convidados a participar do 1º Encontro de Blogueiros e Redes Sociais de Pernambuco, que acontece no próximo sábado (21), das 09h às 17h30, no Centro de Convenções, auditório Ribeira. As inscrições já podem ser feitas gratuitamente no site http://www.blogueiros.net.br/inscricaope.php .

O encontro terá como principais debatedores os jornalistas Paulo Henrique Amorim, do blog Conversa Afiada, e Altamiro Borges, presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, que promove o encontro. O secretário de imprensa do Governo do Estado,
jornalista Evaldo Costa, confirmou presença. O evento contará ainda com a participação de outros convidados, que serão confirmadas ao longo da semana.

Durante todo o sábado, os organizadores estarão recebendo doações (alimentos não perecíveis e agasalhos) para as vítimas das chuvas em Pernambuco. O evento servirá de aquecimento para o lançamento, no Estado, da Frente Parlamentar pelo Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão com Participação Popular, previsto para junho.

Também no próximo mês, o Centro Barão de Itararé promoverá o 2º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, que reúne em Brasília (DF), nos dias 17, 18 e 19 de junho, a nata dos blogmaníacos de todo o País. As inscrições já estão abertas no site http://www.baraodeitarare.org.br/noticias/inscreva-se-no-segundo-encontro.html .


Programação do 1º Encontro de Blogueiros

09h – Abertura
10h – Debate com Altamiro Borges e Paulo Henrique Amorim
12h – Almoço
13h30 – Oficina de blogs
15h30 – Assessoria jurídica para blogueiros
16h30 – Oficina de redes sociais
17h30 – Encerramento

Mais informações: Inamara Mélo– fone: (81) 9954-1051 e Zélito Passavante - fone: (81) 9631-1534.
http://www.vermelho.org.br/pe/

Leia mais!

domingo, 15 de maio de 2011

CTB promove 1º Encontro Nacional de Defesa do Meio Ambiente

06/05/2011

A Secretaria de Defesa do Meio Ambiente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), promove seu 1º Encontro Nacional de Defesa do meio Ambiente sob o tema “ Desenvolvimento com Valorização do Trabalho e Sustentabilidade Socioambiental”. O evento ocorrerá nos dias 15,16 e 17 de junho de 2011 em Brasília.

O Encontro de caráter nacional terá a participação de lideranças e dirigentes sindicais representantes de associações e instituições filiadas a CTB, além de contar com a participação de convidados representando os movimentos sociais e ambientalistas.

Conforme o Coletivo Nacional de Defesa do Meio Ambiente o encontro tem como objetivo aprofundar o entendimento sobre os reflexos prático, na preservação dos recursos naturais, do Projeto Nacional de Desenvolvimento que defendemos para a nação, extraindo deste debate um entendimento coletivo que será o embrião da política ambiental da Central.

A partir dessa ação sindical poderemos intensificar os processos de luta pelo desenvolvimento com Sustentabilidade Socioambiental.

O encontro debaterá três eixos principais : “Desenvolvimento com Valorização do Trabalho e Sustentabilidade Socioambiental”, Os pilares do Desenvolvimento com Sustentabilidade Socioambiental” e “ Desafios a serem enfrentados para se ter Desenvolvimento com Sustentabilidade Socioambiental”.

Tema: “Desenvolvimento com Valorização do Trabalho e Sustentabilidade Socioambiental”

Data: 15,16 e 17 de Junho de 2011

Local: sede da CONTAG, localizada no SMPW Quadra 01 – Conjunto 02 – Lote 02 – Núcleo dos Bandeirantes/DF – Brasília.

Mais informações: (11) 3106-0700 ou katiajackson@portalctb.org.br

Programação
Estrutura do I Encontro Nacional de Defesa do Meio Ambiente

Dia 15 de Junho - Quarta – feira

18h00 Abertura Solene - Saudação de lideranças e organizações convidadas.

19h00 Conferência I - “Desenvolvimento com sustentabilidade Socioambiental.”
______________________________________________________________________
Dia – 16 de Junho - Quinta - feira

8h30 Conferência II - “Os pilares do Desenvolvimento com Sustentabilidade Socioambiental.”

10h30 Debate

12h30 Almoço

14h00 Conferência III “Desafios a serem enfrentados para se ter Desenvolvimento com Sustentabilidade Socioambiental.”

15h30 – Debate

16h30 Trabalho em Grupo -Tema Geral - Desenvolvimento com Sustentabilidade Socioambiental com sub-temas.

I – Meio Ambiente e Controle Social – Meio Ambiente e Saúde do Trabalhador e Trabalhadoras (Orientador Pinhé)

II – Água e o Sistema Nacional de Recursos Hídricos – O Plano Nacional de Recursos Hídricos – Saneamento ambiental (Orientadora Laura)

III – Sociedade de consumo e geração de resíduos – Planejamento Urbano (Orientador Paulo Gady)

IV – Mudanças Climáticas – Energias Renováveis e não renováveil (Orientador Ailton)

V – Transgênicos – Agroecologia (Orientador Alexandre)

VI – Mineração - Amazônia - Florestas e Biodiversidades (Orientador Marco Eliel)
18h00 Encerramento das atividades do dia.

19h00 Confraternização- Atividade Cultural
_____________________________________________________________________
Dia - 17 de junho - Plenária Final

9h00 Resultado dos trabalhos em grupo e Aprovar proposta mínima de política de Meio Ambiente para CTB.

17h00 Encerramento das atividades

Secretaria de Defesa do Meio Ambiente

Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil - CTB
http://portalctb.org.br/site/

Leia mais!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Reunião Extraordinária

C o n v i t e

O Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa convida para participar da reunião extraordinária.

Assunto:
1. Reunião no Ministério Público;
2. Ato Público na Prefeitura da Cidade do Recife.

Data: 16/05/2011 (segunda-feira)
Hora: 10h
Local: Escola Presidente Humberto Castello Branco, Av. Dr. José Rufino, 2.993 - Tejipió – Recife/PE. – Tel. 3252.9941 / 3181.2956


Contatos:
Luci Machado 3251.2628 / 8637.1747
José Semente 3455.1721 / 3076.1664
Jacilda Nascimento 3251.3830 / 9965.0916
Arlindo Lima 3251.1265 / 8622.9518
Patricia Maria 9183.9762
Augusto Semente 3469.0598 / 9258.7195


Mata Atlântica Sim!
Recife Merece Mais um Parque!


Leia mais!

terça-feira, 10 de maio de 2011

Fórum de Ecologia e Evolução da UFPE.



Caros

este email é para apresentar e convidá-los a participar do Fórum de Ecologia e Evolução da UFPE.

O Fórum de Ecologia e Evolução da UFPE está sendo organizado por alunos dos Programas de Pós-Graduação em Biologia Animal, Pós-Graduação em Biologia Vegetal e Pós-Graduação em Biologia de Fungos, sob minha coordenação, e visa promover um ambiente para apresentação e discussão de projetos e resultados nas grandes áreas de Ecologia e Evolução, assim como para intercâmbio de conhecimento e divulgação do trabalho realizado pelos pesquisadores do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco, colaboradores e convidados..
Assim, o Fórum organiza a apresentação de palestras nas áreas de Ecologia (autoecologia, ecologia de populações, comunidades e sistemas, ecologia teórica e aplicada, biologia da conservação) e Evolução (taxonomia e sistemática, evolução gênica e morfológica, genética quantitativa e de populações, paleontologia), que serão seguidas de um tempo para perguntas e discussão.
As palestras serão apresentadas às quartas-feiras, sempre das 13h às 14h, no Centro de Ciências Biológicas da UFPE. A abertura do Fórum será feita no dia 18 de maio, com a palestra "A secundarização da floresta e o futuro da biodiversidade da Mata Atlântica", apresentada pelo Dr. Marcelo Tabarelli.
Mais informações e a programação completa até o momento pode ser encontrada no site http://tinyurl.com/ecoevol/.

Por favor, repassem este e-mail a seus alunos e colegas de departamento. Para quem se interessar, seguem dois cartazes em anexo para divulgação do Fórum e da palestra de abertura nos seus murais e quadros de avisos.

Contamos com a presença de todos para que este possa realmente se tornar um evento regular do CCB com a particpação de todos.

Obrigado

Diego Astúa

--
Comissão Organizadora
Fórum de Ecologia e Evolução
UFPE
http://tinyurl.com/ecoevol

Leia mais!

Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga PE

Local: Recife : Pernambuco : Brasil

Quem sou eu

Blog de discussão dos membros do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga em Pernambuco - CERBCAA/PE(Vinculado ao CNRBCAA) criado e mantido por Marcelo Teixeira desde maio de 2008. A página também pertence a todas as pessoas interessadas na preservação ambiental da caatinga. Foi criado pelo Decreto do Governador do Estado de Pernambuco nº 27.934, de 18/05/2005, e posteriormente modificado pelo Decreto nº 32.993 de 06.02.2009, que alterou a sua estrutura para 34 (trinta e quatro) membros, sendo 17 representantes de órgãos e entidades governamentais e 17 representantes da sociedade civil, do Governador do Estado de Pernambuco e tem por objetivo apoiar e coordenar a implantação da Reserva da Biosfera da Caatinga, priorizando a conservação da biodiversidade, o desenvolvimento sustentável e o conhecimento científico. Divulgar questões relacionadas ao bioma caatinga, atuando em ações ligadas à educação ambiental, exercendo os princípios da Reserva da Biosfera da Caatinga. Coordenação em PE: Coordenador - Elcio Alves Barros e Silva/IPA; Vice-Coordenador- Guaraci Cardoso/GDMA-S.Caetano; Sec.Executivo- Marcelo Luiz Cavalcanti Teixeira/ Codevasf. comitecaatinga@yahoo.com.br

http://comitecaatingape.blogspot.com/

Leia mais!

domingo, 8 de maio de 2011

Captação de água da chuva pode trazer economia de 30% na conta

recursos hídricos

Captação de água da chuva pode trazer economia de 30% na conta

POSTADO ÀS 07:30 EM 07 DE Maio DE 2011 - JC Blog Ciência e Meio Ambiente

SÃO PAULO, SP - Reduzir a conta mensal de água e contribuir para a sustentabilidade do planeta são as vantagens de se instalar um sistema de captação de água da chuva em residências. Já usados em larga escala por condomínios, indústrias e prédios comerciais, os sistemas de captação estão cada vez mais acessíveis para as residências. O investimento inicial vai de R$ 1,5 mil a R$ 8 mil e acaba sendo pago alguns anos após a instalação do equipamento, segundo empresas especializadas. Isso porque a economia proporcionada reduzirá a conta de água em torno de 30%, mas pode ser ainda maior.

"A tendência de usar água da chuva é cada vez maior para finalidades não potáveis como regar jardim, lavar o carro e o quintal, entre outras, pois a necessidade de preservação desse recurso natural é irreversível", afirma Dante Ragazzi Pauli, professor da disciplina de Saneamento Básico no curso de Engenharia Civil na Universidade São Judas e presidente da seção paulista da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-SP).

"É louvável a iniciativa de quem pretende criar um sistema desses em casa, desde que fique atento à forma como a água será coletada e armazenada para evitar contaminação de quem tem contato com ela", diz Pauli. Esse cuidado é necessário, explica o professor universitário, porque não há uma norma governamental sobre os parâmetros mínimos de qualidade da água reaproveitada.

NA CONSTRUÇÃO

Para quem está construindo uma casa, a vantagem de incluir o sistema de captação no projeto é que o processo fica mais prático e rápido, mas o custo é praticamente o mesmo para instalar o sistema em residências já construídas. "O ideal é pensar na captação de água desde o projeto com telhado e calhas para recolher a chuva e ainda prever a construção do reservatório subterrâneo", conta a arquiteta Paula Mattar. "O sistema deve ter um filtro para retirar partes suspensas que podem estar na água vinda do telhado como folhas e insetos."

Paulo Chefer, proprietário da Acqua Save, empresa especializada na captação de água pluvial, explica que os sistemas têm cinco partes principais: o telhado, que deve ter a partir de 120 m² para uma boa captação; tubulação (incluindo calha) para coletar a água; filtro para retirar impurezas antes do armazenamento; reservatório e bomba para retirada da água e transferi-la para uma caixa d’água ou torneira. "Cobramos pelo sistema de R$ 6 mil a R$ 8 mil, dependendo do tamanho do telhado, do tipo de bomba escolhida e do tamanho do reservatório subterrâneo", explica ele.

Segundo Chefer, a cisterna é importante porque protege a água da luz e do calor e garante uma melhor qualidade de armazenamento ao líquido. Ele ressalta que na época em que há estiagem prolongada, o sistema é alimentado com água potável.

O arquiteto Carlos Tonezer, dono da Prima Matéria, representante da Acqua Save, destaca que antes de instalar o sistema o consumidor deve observar alguns detalhes em sua residência. "O local ideal para captação da água é a área do telhado, onde não há trânsito de pessoas e animais. Além disso, é preciso saber para qual uso será destinado o recurso natural captado para que, se for o caso, fazer ligações da cisterna diretamente para torneiras ou para uma caixa d’água", explica ele.

Um cuidado importante é sinalizar claramente (com placas ou etiquetas) as torneiras e mangueiras com água reaproveitada da chuva para diferenciá-las da água potável. De acordo com as empresas, a manutenção e a limpeza do sistema de captação são simples e devem ser feitas uma ou duas vezes por ano, dependendo da especificação dos fabricantes das peças.

Por Eleni Trindade (Agência Estado)

Leia mais!

blog do comitê estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA)

Oi pessoal,

com a intenção de melhorar a comunicação e articulação, foi criado o blog do comitê estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA). Os objetivos da RBMA (conservação da biodiversidade, incentivo à pesquisa científica e ações de educação ambiental) são os comuns aos objetivos da nossa rede, assim penso ser interessante divulgar as ações nessas duas redes.

O primeiro passo para a comunicação foi dado, resta que todos nos apropriemos dos espaços e iniciemos os trabalhos.

O link para o blog do comitê é http://comitemape.blogspot.com/
Ah, sim, temos que usar mais o nosso site também. Acho interessante que cada um separe um pouco de tempo na semana para entrar e contribuir no nosso site (inclusive eu tenho que fazer isso...), existem várias experiências Pernambuco e mundo afora para apresentarmos e discutirmos.

o link do nosso site é http://redegestoresucdocep.ning.com/
Abraços a todos,

João de Oliveira
Analista ambiental - Biólogo - CPRH
APA de Guadalupe - Pernambuco
(81) 3676-3909

Leia mais!

sábado, 7 de maio de 2011

APIME participa de Seminário na CPRH

quinta-feira, 5 de maio de 2011

APIME participa de Seminário na CPRH
A APIME participou do Seminário de Mobilização "Vozes do Ambiente": Diálogo entre Servidores, Sociedade e Goveno em prol da CPRH, realizado ontem, dia 05 de maio de 2011na sede da Associação dos Servidores dessa Agência de Meio Ambiente.

O Seminário foi organizado pelos servidores da Agência de Meio Ambiente para fazer uma análise crítica da atuação da Instituição como órgão licenciador e fiscalizador como a falta de estrutura, esvaziamento de servidores, as condições de trabalho como a sobrecarga de atribuições e as liberações das licencas ambientais, principalmente as voltadas aos grandes empreendimentos que estão se estabelecendo no Estado.

Os Servidores tiveram como objetivo com a realização do Seminário a integração da sociedade civil em um processo de diálogo direto com os funcionários e o Governo voltado para obter resolução de problemas e monitoramento das ações do órgão licenciador.

A primeira palestra foi do Economista Ecológico Clóvis Cavalcanti da Fundação Joaquim Nabuco. Excelente!









Economista Ecológico Clóvis Cavalcanti - FUNDAJ

Depois foi feita uma apresentação pelos servidores da situação da CPRH e nela falaram de um documento de análise crítica do Relatório da CPRH. Nessa análise do relatório, os funcionários identificam pontos de procedimentos da CPRH que devem ser readequados, corrigidos, mas que precisavam do apoio da sociedade civil para que fossem atendidas as recomendações.









Alexandre Moura - APIME ( 2a. a esquerda)
com servidores da CPRH que participaram do
Semináiro. Artur (camiseta amarela) é
meliponicultor e participou do Semináiro.

Em seguida, a Apime apresetou-se informando que a associação é uma entidade ambientalista e por agir também fazendo política é participante do Conselho Estadual de Meio Ambiente - CONSEMA.
Entre outras contribuições na discussão, a APIME sugeriu que o documento de Análise do Relatório da CPRH fosse encaminhado ao CONSEMA e que este poderia analisá-lo e deliberar sobre os diversos assuntos abordados. Lembrou a necessidade de se discutir a CIPOMA - Companhia de Políciamento de Meio Ambiente e suas condições de trabalho.

Agradecemos aos servidores da CPRH pelo convite para participarmos desse Seminário, em particular ao João Júnior.
http://apimeabelhanativa.blogspot.com/2011/05/apime-participa-de-seminario-na-cprh.html

Leia mais!

1° Seminário do Projeto Corredor da Mata Atlântica do Nordeste promove formação de conselho gestor

5/6/2011 - Mata Atlântica

1° Seminário do Projeto Corredor da Mata Atlântica do Nordeste promove formação de conselho gestor

A Associação para a Proteção da Mata Atlântica do Nordeste (AMANE) e a Sociedade para a Proteção de Aves (SAVE-Brasil) realizaram na terça-feira, dia 26 de abril, o 1° Seminário do projeto Corredor da Mata Atlântica do Nordeste. Além de apresentar o projeto, o encontro teve como objetivo discutir sobre a metodologia a ser adotada para a definição de um corredor de biodiversidade na Mata Atlântica do nordeste, instalação do conselho gestor e definição dos planos de monitoria.

Durante todo o dia gestores de unidades de conservação da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte trocaram experiências e compartilharam uma intensa programação. Ao todo foram 18 organizações que participaram do serminário, dentre órgãos estaduais de meio ambiente, ICMBIO, representante do setor sucroalcooleiro e organizações não governamentais. A diretora executiva da AMANE, Dorinha Melo e o diretor de conservação da SAVE Brasil, Pedro Develey, apresentaram o projeto Corredor da Mata Atlântica do Nordeste e falaram entre outras coisas sobre restauração florestal, áreas importantes para a conservação de aves (IBAS) e ações pilotos desenvolvidas na Serra do Urubu/PE e Murici/AL através dos centros de educação.

Em vista da grande carência de dados sobre as espécies biológicas no nordeste e da necessidade de mapear, obter e armazenar dados sobre essa biodiversidade, o consultor em geoprocessamento, Matheus Dantas, mostrou a importância e metodologia a ser aplicada para a criação de um banco de dados biológico e geográfico para o Corredor.

O diretor do Programa para a Mata Atlântica da Conservação Internacional, Luiz Paulo Pinto, explicou de que forma um corredor de biodiversidade pode ser estratégico para a conservação, ressaltou a necessidade de integração entre as unidades de conservação (UCs) e diferenciou corredor de biodiversidade de corredor ecológico. Falou também sobre o processo de planejamento, apresentando modelos esquemáticos e apontando instrumentos necessários para a implementação de um corredor, como a necessidade de mobilização e parcerias; comunicação e educação ambiental; construção de capacidade técnica institucional local e regional; modelagem espacial e construção de cenários; geração de conhecimento e monitoramento da biodiversidade; criação e implementação de UCs públicas e privadas; incentivo a atividades sociais e econômicas sustentáveis e diálogos setoriais. Para pontuar diferenças, o coordenador técnico da AMANE, Bruno Paes, explicou o que são corredores ecológicos para o Ministério do Meio Ambiente.


Inteirados dos conceitos, os participantes formaram grupos de trabalho para discutir e propor metodologias a serem adotadas no projeto. Como exercício os grupos deveriam responder as seguintes perguntas 1.Qual a expectativa do grupo diante da definição do corredor da biodiversidade? 2.Quais critérios podem ser considerados na definição dos corredores? 3.Como essa definição irá contribuir na proteção, recuperação, gestão da biodiversidade da Mata Atlântica do Nordeste?

Dando sequência ao seminário, foi proposta a instalação e normatização do funcionamento do conselho gestor, com pelo menos um candidato por estado. Cada participante contribuiu sugerindo nomes, organizações, instituições que pudessem compor de forma representativa o conselho gestor do Corredor da Mata Atlântica do Nordeste. Os candidatos a conselheiros ficaram responsáveis por fazer a articulação e mobilização em seu estado. O plano de monitoria será enviado por email para que todos possam fazer sugestões e observações, contribuindo assim para a sua elaboração.

O projeto Corredores está sendo realizado pela AMANE e SAVE-Brasil em parceria com a Conservação Internacional (CI- Brasil), Monsanto, Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (CEPAN), Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Instituto Amigos da Reserva da Biosfera (IA-RBMA), com apoio do Subprograma Projetos Demonstrativos do Ministério do Meio Ambiente (PDA-MMA).
http://www.amane.org.br/detalheNoticias.asp?cod=138

Leia mais!

quinta-feira, 5 de maio de 2011

quarta-feira, 4 de maio de 2011

C o n v i t e

O Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa convida para participar da reunião ordinária.

Assunto:
1. Avaliação do Ato Público na PCR;
2. Planejamento do próximo Evento.

Data: 09/05/2011 (segunda-feira)
Hora: 10h
Local: Escola Presidente Humberto Castello Branco, Av. Dr. José Rufino, 2.993 - Tejipió – Recife/PE. – Tel. 3252.9941 / 3181.2956

Contatos:
Luci Machado 3251.2628 / 8637.1747
José Semente 3455.1721 / 3076.1664
Jacilda Nascimento 3251.3830 / 9965.0916
Arlindo Lima 3251.1265 / 8622.9518
Patricia Maria 9183.9762
Augusto Semente 3469.0598 / 9258.7195

Mata Atlântica Sim!
Recife Merece Mais um Parque!


Leia mais!

Repercussão Ato PCR 03.05.2011

Noticias

4 de Maio de 2011 - 13h56

Mobilização pela instalação de parque na Mata Uchoa
O Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa promete realizar protestos na frente da Prefeitura do Recife todos os meses, até receber a garantia da instalação de um Parque Natural Rousinete Falcão na área da mata, localizada em Tejipió, Zona Oeste do Recife.

Acompanhados por mais de 50 pessoas, os representantes do movimento realizaram nesta terça-feira (03) ato público em frente à sede da Prefeitura do Recife. Uma comissão foi também recebida pelo secretário de Meio Ambiente da PCR, Roberto Arrais, quando entregaram abaixo-assinado solicitando a implantação do parque, com mais de cinco mil assinaturas.

"Eu gostaria de saber quais os projetos que a Prefeitura tem para preservar essa área, que deveria receber prioridade pela importância ambiental", questionou uma das coordenadoras do movimento, Luci Machado.

O movimento pede que o prefeito implante uma unidade de conservação em uma área de 192 hectares onde atualmente existe uma reserva ecológica. Por recomendação do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) o local deve ser transformado em parque.

“A construção desse parque é de grande importância para a nossa cidade, pois preserva uma área verde com componentes vegetativos de três biomas, garante segurança, a não impermeabilização do solo e um micro clima diferenciado. Mais do que tudo, a construção do parque é fruto do desejo da população há 30 anos”, afirma Augusto Semente, um dos coordenadores do Movimento de Defesa da Mata Uchoa.

SERVIÇO:

Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa – Contatos: Luci Machado - 3251.2628 / 8637.1747; José Semente -3455.1721 / 3076.1664; Jacilda Nascimento -3251.3830 / 9965.0916; Arlindo Lima - 3251.1265 / 8622.9518; Patricia Maria - 9183.9762; Augusto Semente -3469.0598 / 9258.7195.

Fonte: site de Siqueira, com informações dos blogs.
http://www.vermelho.org.br/pe/


Video entrevista Roberto Araais e Luci Machado - Ato Prefeitura Recife cobra Parque 03.05.2011
Clique no link abaixo!
http://www.youtube.com/watch?v=xsRpD762XnY

MEIO AMBIENTE


Ato público pede proteção para Engenho Uchôa


O movimento pede implantação de uma unidade de conservação na área


Publicado em 03/05/2011, às 14h43


Do JC Online


Nesta terça-feira (3), às 9h, integrantes do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchôa se reuniram em frente à Prefeitura do Recife (PCR), para protestar pela implantação de uma unidade de conservação na área verde da Mata Uchôa, localizada na Zona Oeste do Recife.

Por recomendação do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) o local, que atualmente é uma reserva ecológica e também uma das últimas reservas de mata atlântica, deve ser transformado em um parque urbano.

O movimento é contra esta reforma e reivindica que o local, de 192 hectares, seja conservado como Área de Proteção Ambiental (APA). No projeto, a construção do parque verde Rosinete Falcão com espaço para o desenvolvimento de pesquisas e soluções educativas para evitar a poluição e contribuir com a preservação da fauna e da flora.

O prefeito do Recife, João da Costa, que iria receber os manifestantes, não pode comparecer ao encontro na manhã desta terça. Segundo a assessoria de imprensa da PCR, ele estava em reunião e não poderia receber os representantes da comissão.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Roberto Arrais, que foi nomeado para representar a PCR, as queixas que seriam apresentadas na audiência, vão ser repassadas ao prefeito, pois a questão ambiental é prioritária na cidade.

"A Mata do Engenho Uchôa é uma área prioritária na cidade, mas a implantação de um plano de manejo prevê a desapropriação de áreas privadas e a indenização dos proprietários", disse.




PARQUE

Movimento ambiental promete protestos mensais na frente da Prefeitura
POSTADO ÀS 12:07 EM 03 DE Maio DE 2011

O Movimento em Defesa da Mata do Uchoa promete fazer protestos na frente da Prefeitura do Recife todos os meses, até receberem a garantia da instalação de um Parque Natural nas imediações de Teijipió, na Zona Oeste. Os representantes do movimento tiveram nesta terça-feira uma audiência com o secretário de meio ambiente da PCR, Roberto Arrais.

"Eu gostaria de saber quais os projetos que a Prefeitura tem para preservar essa área, que deveria receber prioridade pela importância ambiental", diz a coordenadora, Luci Machado.

O grupo, bem reduzido, permaneceu na frente da Prefeitura, durante boa parte da manhã. Eles esperavam reunir um grupo de duzentas pessoas, mas não chegaram a mais de 50 representantes.

http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/pagina.php?pag=3

Blog de Jamildo



Cidades - Ciência / Meio Ambiente - Jornal do Commercio
Recife 4 de maio de 2011 - pág 8

Clique no texto para ampliar




Leia mais!

terça-feira, 3 de maio de 2011

Manifestação na Prefeitura do Recife nesta terça pede implantação de parque

engenho uchoa

Manifestação na Prefeitura do Recife nesta terça pede implantação de parque

POSTADO ÀS 13:47 EM 02 DE Maio DE 2011 - Blog JC Ciência e Meio Ambiente



Nesta terça, às 9h, ato público na frente da sede da Prefeitura do Recife, no Bairro do Recife. A manifestação é para que o prefeito atenda os integrantes do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa. Integrantes do movimento protocolaram, dia 11 de abril, solicitação de audiência pública com o prefeito João da Costa. O pleito era que o perfeitodesse no dia 3 de maio, ou seja, nesta terça, às 10h.

O movimento pede que o prefeito implante uma unidade de conservação na área, de 192 hectares, na Zona Oeste do Recife. Por recomendação do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), o local, que atualmente é uma reserva ecológica, deve ser transformado num parque.
http://jc3.uol.com.br/blogs/blogcma/canais/noticias/index.php
Leia mais!

domingo, 1 de maio de 2011

ATO PÚBLICO NA PCR COBRA PARQUE NATURAL

Na próxima terça-feira ( 03 / 05 / 2011 ) O Movimento realizará um Ato Público na Sede da PCR para acompanhar audiência com o o Prefeito João da Costa.

A Concentração terá início às 9h e audiência foi protocolada no dia 11 / 04 / 2011 e solicitada para para às 10h do dia 03 / 05 / 2011 ( Próxima terça-feira ).

O Motivo da Audiência é cobrar do Prefeito João da Costa uma posição sobre o início de um PARQUE NATURAL na APA Rousinete Falcão ( MATA DO ENGENHO UCHOA ) com 192ha.

Contatos:
Luci Machado 3251.2628 / 8637.1747
José Semente 3455.1721 / 3076.1664
Jacilda Nascimento 3251.3830 / 9965.0916
Arlindo Lima 3251.1265 / 8622.9518
Patricia Maria 9183.9762
Augusto Semente 3469.0598 / 9258.7195

Leia mais!