segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Servidor da UFPE lança livro sobre saberes da população no entorno da Mata do Engenho Uchôa

 

Servidor da UFPE lança livro sobre saberes da população no entorno da Mata do Engenho Uchôa


Lançamento ocorre amanhã (19), às 16h, no auditório do Centro de Educação da UFPE

O técnico-administrativo em educação na UFPE Laudiélcio Ferreira lança o livro “Os Saberes da Mata do Engenho Uchôa – fragmentos de uma tese” nesta terça-feira (19), às 16h, no Auditório Carlos Maciel, do Centro de Educação (CE), Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A obra é fruto da pesquisa que ele desenvolveu durante o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UFPE, com orientação do professor Edilson Fernandes de Souza. Ela será publicada em formato e-book pela editora do Instituto A2S.

“Trata-se de uma pesquisa sobre os saberes que circulam no entorno da Mata do Engenho Uchôa, contando um pouco da trajetória de luta de um movimento social em defesa da mata, clamando pela sua conservação e preservação tendo como fundamentos teóricos os conceitos de estratégia e tática em Michel De Certeau”, apresenta o autor do livro.

Mais informações
Laudielcio Ferreira Maciel da Silva

laudielcio.silva@ufpe.br


Fonte: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco


Leia mais!

sábado, 16 de setembro de 2023

Convite - Lançamento do Livro OS SABERES DA MATA DO ENGENHO UCHOA

 

C O N V I T E


Convidamos você para participar do Lançamento do Livro OS SABERES DA MATA DO ENGENHO UCHOA: Fragmentos de uma tese - de autoria do Dr. Laudiélcio Ferreira Maciel da Silva. 

Junte-se a nós nessa luta em Defesa da Mata do Engenho do Engenho Uchoa pela sua preservação assim contribuindo com a Defesa do Meio Ambiente diante de tantas catástrofes por conta das causas das Mudanças Climáticas. 

A

Coordenação do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa.







Leia mais!

sexta-feira, 15 de setembro de 2023

E kú Àfékú: CNS lamenta profundamente a partida de Marta Almeida


E kú Àfékú: CNS lamenta profundamente a partida de Marta Almeida

  • Publicado: Quarta, 13 de Setembro de 2023, 18h36


imagem sem descrição.

E kú Àfékú na língua Yorùbá significa “meus pêsames”, “condolências”. E kú geralmente inicia saudações de diversos tipos e Àfékú refere-se a algo perdido e subtende-se quem veio a falecer. É possível que se conheça expressões diferentes para indicar o mesmo sentimento, como “Olórun kò sí purê o”, porque o Yorùbá possui formas diversas de expressões com o mesmo uso.

É com grande respeito à esta tradição, que o Conselho Nacional de Saúde (CNS) comunica e lamenta, profundamente, a partida de sua conselheira nacional de saúde Marta Carmelita Bezerra de Almeida, chamada carinhosamente pelos amigos por Martinha. Candomblecista, Martha era uma Ekédj de Nagô Vodun, filha de Oyá, do Egbe Orisa Nago Vodun, terreiro dos Camarás.

Aos 44 anos, Martinha teve um AVC no percurso entre Pernambuco e Brasília, onde participaria da reunião ordinária do Conselho Nacional de Saúde, para destacar sua força, sua voz e seu conhecido canto de luta. Filha de Marta, irmã de Márcia e mãe de Thalita, Martinha era lutadora incansável em defesa de direitos e respeito para o movimento negro, mulheres, comunidades indígenas, movimentos populares e pelo SUS para todas as pessoas.

No CNS, Marta representava a Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde (Aneps), integrava a Comissão Intersetorial de Alimentação e Nutrição e a Comissão de Promoção, Proteção e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

Nossas condolências aos colegas conselheiros e conselheiras nacionais de saúde, amigos e familiares. E kú Àfékú.   

Conselho Nacional de Saúde

Fonte; Conselho Nacional de Saúde.  






Leia mais!

domingo, 3 de setembro de 2023

O Biólogo Professor Marcos é Homenageado.


O Biólogo Professor Marcos é Homenageado. 

Nesse dia 3 de setembro é comemorado o dia do biólogo e Bióloga o Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa agradece ao Professor Hildemarcos Florêncio Silva ( Marcos )  pelo trabalho feito em Defesa da Mata  como Professor e Gestor da Escola Castelo Branco por mais de 20 anos através do Movimento Ecológico da Escola e hoje dando continuidade a luta em Defesa do Meio Ambiente como gestor da Escola Marcelino Champagnat e também  ao Biólogo   Laudiélcio Ferreira Maciel da Silva     ( Lau )  autor do Livro Os Saberes da Mata do Engenho Uchoa que será lançado em breve. 

Aproveitamos a oportunidade para convidar a todos e  todas para participarem da Reunião Solene em Homenagem ao Dia do Biólogo e da  Bióloga  requerimento de autoria da vereadora Cida Pedrosa, onde Professor Marcos será homenageado, convite em anexo. 

Parabéns aos biólogos e as Biólogas "que estudam a vida em toda sua diversidade"!


Leia mais!