quinta-feira, 30 de junho de 2011

5 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE. Recife Merece Mais um Parque!

C o n v i t e

O Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa convida para participar da reunião ordinária.

Assuntos: Audiência Pública no Ministério Público de Pernambuco e Ato na Prefeitura da Cidade do Recife.

Data: 04/07/2011 (segunda-feira)
Hora: 19h
Local: Escola Vila Sésamo, R Amador Araújo, 230 - Barro – Recife/PE.
(próxima a Igreja Católica do Barro)

Contatos:
Luci Machado 3251.2628 / 8637.1747
José Semente 3455.1721 / 3076.1664
Jacilda Nascimento 3251.3830 / 9965.0916
Arlindo Lima 3251.1265 / 8622.9518
Patricia Maria 9183.9762
Augusto Semente 3469.0598 / 9258.7195


Mata Atlântica Sim!
Recife Merece Mais um Parque!

Leia mais!

Lançamento Cartilha - INVASÕES BIOLÓICAS uma ameaça invisível


Leia mais!

quarta-feira, 29 de junho de 2011

ASPAN 30 ANOS


"homenagem aos 30 anos da ASPAN - que na verdade já está fazendo 32 anos!! E pensar que a mata do Engenho Uchôa foi a nossa primeira luta e graças a vocês ainda pode ter chance de existir."

Adélia (primeira secretária da ASPAN)
Leia mais!

sábado, 18 de junho de 2011

Segundo Encontro dos Blogueiros Progressistas reafirma força da blogosfera

18/06/2011

Muita emoção, auditório lotado e debate crítico. Esta foi a atmosfera que norteou a segunda edição do Encontro dos Blogueiros Progressistas (#2blogprog), que teve início nesta sexta-feira, 17, em Brasília, que foi precedido de 14 encontros estaduais.

Com aproximadamente 500 participantes inscritos, que vieram de 21 estados do país, o #2blogprog foi aberto com uma conversa alegre, mas contundente, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Logo depois teve início palestra do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que voltou a falar sobre o PNBL e os objetivos do governo Dilma.

Altamiro Borges, da Comissão Organizadora do 2º Encontro, diz que a mobilização nos estados que precederam o #2blogprog se configuraram como ação estratégica para o triunfo desta edição. “Em 2010 não houve realização de encontros intermediários para a mobilização, porém este ano cerca de 1.800 pessoas se reuniram no total dos encontros estaduais”, informa ele.

“Com o movimento de descentralização dos debates o Encontro dos Blogueiros Progressistas ganha força e dinâmica própria e adquire maior legitimidade frente aos movimentos sociais. É interessante dizer que os encontros estaduais assumiram a conta na realização dos eventos de forma autônoma, pluripartidária, com a presença de parlamentares e governantes, além do apoio de sindicatos e de instituições”, salienta Miro.

Para a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) o evento só reflete a força das mídias alternativas. “O #2blogprog é uma vitória para os movimentos que lutam pela democratização da comunicação, e uma alternativa para os discursos implementados historicamente pela grande mídia”, explica a deputada.

Para o pesquisador Venício Lima destaca o potencial imenso e de interatividade que a internet possibilita para as relações sociais. “A luta pela democratização da comunicação é uma luta antiga, sobretudo a briga por um novo marco regulatório. É preciso lutar pelo acesso aos novos meios, porém não podemos perder de vista os meios antigos que dominam o setor”, alerta o pesquisador.

O jurista Fábio Conder Comparato destaca que as relações de poder estabelecidas pelas antigas oligarquias dominam o setor político do país. Segundo ele, “combater a ditadura dos meios também significa combater as oligarquias que reinam historicamente no Brasil”.

Lula e a blogosfera

De forma descontraída o ex-presidente Lula engrossou o caldo do debate e parabenizou atuação dos blogueiros no embate contra o posicionamento da grande mídia. “Nunca saíra de minha memória o papel que a blogosfera assumiu na defesa pela liberdade de expressão. A blogosfera apontou um caminho contra-hegemônico na circulação das informações, especialmente durante as eleições do ano passado”, disse Lula.

O ex-presidente reafirmou que a internet é uma revolução para as relações sociais hoje. “Com ela a sociedade agora pode ter a possibilidade de se livrar do pensamento único, exercitar uma comunicação interativa. Então os blogueiros, twitteiros, facebookeiros, etc abrem caminho para uma comunicação alternativa, a sociedade agora tem ao alcance das mãos uma nova forma de produzir noticia” finaliza Lula.

Paulo Bernardo: mais do mesmo

Sem nenhuma novidade sobre o debate do PNBL, a palestra do ministro Paulo Bernardo teve início logo depois da saída do ex-presidente do auditório. Ele falou pouco mais que 20 minutos, e dentre os temas abordados pelo ministro ressalta-se o discurso enfático da ampliação da internet, possível criação de um conselho de fiscalização para os serviços, propriedade privada e marco regulatório.

“Uma das ações de frente deste governo é levar a internet para todos os pontos do Brasil. É interessante colocar que o governo Lula encerrou um ciclo importante no setor, visto que a produção de computadores em 2010 chegou ao marco de 13 milhões e 700 mil unidades. Um dado importante para a ampliação do conhecimento na sociedade”, expôs o ministro.

Paulo Bernardo deixou claro que o governo não assumirá um projeto público de universalização da internet, pois o Estado não possui estrutura para isso. Desse modo, o ministro assumiu que o que se estabelecerá com as Teles será uma espécie de parceria público/privada para exploração do setor.

“O governo não possui estrutura pessoal e física para implantar o PNBL sozinho. Estabeleceremos um contrato com as Teles, via Anatel, que será revisado a cada 2 anos. Isso possibilitará ao Minicom um processo maior de fiscalização sobre os serviços ofertados pelas Teles, sobretudo no que se refere as metas de oferta, demanda e qualidade”, diz o ministro.

Sobre a criação de um conselho para fiscalizar os serviços de internet que serão ofertados, Paulo Bernardo diz que é a favor, mas ainda não possui uma idéia de projeto formada e nem como se dará a estruturação do mesmo. Ele destacou que o processo de audiências públicas que serão realizadas para debater a questão poderá estruturar este ponto de forma democrática.
Sobre as edições

O 1º Encontro dos Blogueiros Progressistas ocorreu em agosto de 2010, em São Paulo, e contou com a participação de jornalistas como Luis Nassif, Paulo Henrique Amorim, Luiz Carlos Azenha, Rodrigo Vianna, Eduardo Guimarães e Altamiro Borges. Participaram da primeira edição mais de 300 blogueiros, twitteiros, jornalistas, acadêmicos e ativistas das redes sociais.

O 2º Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas (#2blogprog) será transmitido em tempo real pela Rede Brasil Atual e pela Rede TVT.
http://portalctb.org.br/site/

Leia mais!

Blogosfera progressista protagoniza o II Encontro em Brasília

Clique no link abaixo!
http://portalctb.org.br/site/em-destaque/blogosfera-progressista-protagoniza-o-ii-encontro-em-brasilia
http://portalctb.org.br/site/
Leia mais!

CTB lança cartilha de Defesa do Meio Ambiente

16/06/2011

Durante a abertura do I Encontro Nacional de Defesa do Meio Ambiente que ocorre em Brasília durante os dias 15 a 17 de junho, evento promovido pela secretaria de Defesa do Meio Ambiente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, CTB, teve a presença de participantes de 12 estados de todas as regiões do país.

Muitos dirigentes sindicalistas também participaram dos seminários, entre eles, representantes do Sintaema/SP, Fetag/RS, Unegro/PR, Fetag/BA, Sindicato dos Metalúrgicos de Jaguariúna/SP, e Sindttema/PR.

A mesa de abertura das solenidades teve a presidência de Ailma Maria, presidenta da CTB/GO, e contou com a presença de Nivaldo Santana, vice-presidente da CTB, Alberto Broch, presidente da Contag, Ricardo Vizentin, representante do Ministério do Meio Ambiente, Joilson Cardoso do Nascimento, Secretário de Política Sindical e Relações Institucionais da CTB e do Deputado Assis Melo.

Os trabalhos do encontro foram coordenados por Maria do Socorro que é secretária de Defesa do Meio Ambiente e Paulo Gady, coordenador da secretaria de Meio Ambiente.

Após a composição da mesa Maria do Socorro abriu o Encontro dizendo sobre sua importância e que o encontro está ligado a Campanha Nacional de “Valorização do Trabalho e Sustentabilidade Socioambiental” e destacou o lançamento da Cartilha de Defesa do Meio Ambiente da CTB.

A cartilha é um instrumento que tem como objetivo fomentar o Debate, os temas abordados na cartilha não é uma posição da CTB, mas a busca para construção de uma plataforma da política de Meio Ambiente da CTB que será constituído com a contribuição dos Encontros Estaduais somado a ações da Secretaria Nacional de Defesa do Meio Ambiente da CTB.

Paulo Gady declarou que o lançamento da Cartilha destaca a importância deste trabalho que foi construído pelo coletivo nacional com apoio da direção nacional da CTB e ressalta a necessidade da contribuição de todos sindicalistas da CTB estaduais e entidades filiadas a CTB na construção desta política de Meio Ambiente.

O presidente da Contag, Alberto Broch, reafirmou a importância do evento em um momento oportuno quanto corre no país o debate do Código Florestal e preparo para Rio + 20 e ressalta a importância da visão dos trabalhadores e trabalhadoras da Agricultura Familiar.

Assis Melo parabeniza a CTB pelo Encontro e por a partir de sua fundação agregar trabalhadores Rurais e Urbanos, parabeniza a Secretaria de Defesa do Meio Ambiente por construir esta ferramenta de debate com objetivo de fortalecer o Projeto Nacional de Desenvolvimento com Sustentabilidade.

Joilson Cardoso fez alusão a Maria do Socorro, o coletivo do Meio Ambiente e de todos os companheiros presentes e relatou que a CTB tem uma onda verde isto a partir de sua fundação e em seu logo tem a preocupação em preservar o meio ambiente isto dentro do projeto de desenvolvimento e da Agenda Nacional da Classe Trabalhadora.

Sergio de Miranda, da Fetag-RS e secretário de política agrícola e agrária da CTB, destacou a importância do debate e do cuidado que se dever ter ao tratar o tema Meio Ambiente não é possível ter uma única legislação para tratar desiguais, o projeto levado pela CTB é o que trouxe as federações a CTB esta luta pela unidade entre a Cidade e o Campo.

O representante do Ministério do Meio Ambiente, Ricardo Vizentin, sugeriu que a Cartilha seja entregue a Ministra pela Secretaria e o Coletivo, afirma que nem o Ministério do Meio Ambiente conseguir construir um documento com esta diversidade de temas e parabeniza a CTB a única Central a se legitimar com dos trabalhadores e trabalhadoras e com a onda verde ou seja mostra a busca pela unidade e somente com a unidade será possível transformações políticas.

Nivaldo Santana propôs que o encontro promovesse uma homenagem um companheiro que lutava pela preservação do Meio Ambiente, extrativista Dino de Rondônia covardemente assassinado no mês passado.

Os debates estão programados para ocorrerem nesta quinta-feira, 16/6, e também na sexta-feira, 17/6, Maria do Socorro ressaltou a importância da discussão e fomenta o debate sobre o tema tão importante nos dias de hoje, o Meio Ambiente.

Portal CTB – Secretaria do Meio Ambiente
http://portalctb.org.br/site/

Leia mais!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

C o n v i t e

O Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa convida para participar de reunião extraordinária.

Data: 20/06/2011 (segunda-feira)
Hora: 19h
Local: Escola Presidente Humberto Castello Branco, Av. Dr. José Rufino, 2.993 - Tejipió – Recife/PE. – Tel. 3252.9941 / 3181.2956

Assuntos:
1. Discussão da LEI N.º 14.324 DE 03/06/2011 (Categoriza as Reservas Ecológicas da R. M. R.);
2. Planejamento da Audiência Pública no Ministério Público de Pernambuco em 12.07.2011.
3. Ato Prefeitura da Cidade do Recife.

Contatos:
Luci Machado 3251.2628 / 8637.1747
José Semente 3455.1721 / 3076.1664
Jacilda Nascimento 3251.3830 / 9965.0916
Arlindo Lima 3251.1265 / 8622.9518
Patricia Maria 9183.9762
Augusto Semente 3469.0598 / 9258.7195


Mata Atlântica Sim!
Recife Merece Mais um Parque!

Leia mais!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Lei das UCs recategori​zadas


Leia mais!

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Carta do Saneamento do Recife

SANEAR - AUTARQUIA DE SANEAMENTO

Projetos e Ações

Carta do Saneamento do Recife

A 1ª Conferência Municipal da Cidade do Recife reuniu nos dias 19, 20 e 21 de abril de 2002, Delegados e Delegadas, além dos diversos observadores e observadoras, representando diferentes segmentos da sociedade, entre Movimentos Sociais, Organizações Não-Governamentais (ONGs), Centros Acadêmicos, Trabalhadores, Sindicatos, Setor Privado e o Poder Público Municipal, Estadual e Federal.

Nós, Delegados e Delegadas da Conferência, manifestamos inicialmente nossa preocupação com o momento particular pelo qual atravessa a Política Nacional de Saneamento, marcada pelo contingenciamento dos recursos públicos para o setor de saneamento e pelas iniciativas de Privatização - hoje concentradas na tentativa de aprovação do PL-4147/01 - seguindo as pressões promovidas pelo Fundo Monetário Internacional - FMI.

O resultado dessa política é a reprodução do grave quadro de desigualdades sociais que marca a sociedade brasileira. Lembramos que o Brasil ainda apresenta dados alarmantes de déficit no acesso aos serviços fundamentais de saneamento, com graves conseqüências sobre a mortalidade infantil, doenças infecto-contagiosas e a qualidade de vida de nossas cidades. E são as populações pobres e marginalizadas, do campo e da cidade, as que mais sofrem os efeitos nocivos dessa realidade,

Por isso, afirmamos os princípios que deveriam, ao nosso ver, nortear a Política Nacional de Saneamento.

A universalização do acesso aos serviços de saneamento ambiental.
A gestão pública, incluindo a prestação de serviço por ente público, com qualidade e integração das ações de saneamento com as políticas urbanas, de saúde e ambiental.
O controle social, com a participação efetiva da população.
Preços e tarifas adequados para a promoção da justiça social.

Afirmamos também nossa concepção de Saneamento Ambiental como um conjunto integrado de ações que envolvem o abastecimento de água, o esgotamento sanitário, a coleta de lixo, a drenagem urbana e o controle de vetores.

Desta forma, entendemos que a Prefeitura Municipal da Cidade do Recife deve assumir o Saneamento Integrado como modelo de intervenção, considerando que o saneamento do Recife requer diversos enfrentamentos, a saber: a urbanização desordenada, a extrema pobreza de uma grande parcela da população, o baixo nível de cobertura de serviços, a baixa qualidade dos serviços prestados, a poluição dos córregos, rios, mangues e praias, as áreas alagáveis, a instabilidade dos morros, entre outros.

Nesta direção, a política municipal de saneamento deve ser regida pelos princípios de universalidade (acesso para todos), integralidade (contemplando todas as ações de saneamento necessárias), equidade e qualidade, com participação e controle social.

Tratando especificamente da Política Municipal de Água e Esgoto para a cidade do Recife, aprovamos, entre outras, as seguintes proposições:


1) Criar a autarquia municipal de saneamento e, através dela articular os demais órgãos envolvidos, definindo papeis e ações de forma conjunta com todos os órgãos correlatos, para garantir as ações integradas de saneamento ambiental.

2) A prefeitura deve promover ações e campanhas educativas permanentes em saneamento ambiental.

3) O Plano Diretor de Desenvolvimento da Cidade do Recife, ora em fase preliminar de discussão na Prefeitura, e as leis municipais que tratam do saneamento, deverão sofrer as alterações necessárias ao cumprimento das deliberações da 1ª Conferência Municipal de Saneamento.

4) Deve ser garantido ao município do Recife o pleno exercício da titularidade dos serviços públicos de saneamento, de interesse local, conforme determina a Constituição Federal no seu artigo 30, inciso V.

5) Deve ser promovida a gestão compartilhada dos serviços de água e esgoto entre a Compesa e o município do Recife nas etapas dos serviços de saneamento que necessitem de ações integradas, sobretudo levando em consideração o contexto metropolitano.

6) A prefeitura deve firmar convênio com a Compesa (Governo do Estado) para garantir a intervenção da Prefeitura na política de saneamento, definindo o papel do Estado e do município com a participação da população.

7) Criar o Conselho Municipal de Saneamento Ambiental, com caráter deliberativo, paritário com participação de usuários, sociedade civil e poder Público, com o papel de definir prioridades e diretrizes, controlar, fiscalizar e monitorar a política de saneamento da cidade.

8) Criar o Fundo Municipal de Saneamento composto por recursos próprios e repasses tarifários dos orçamentos estadual e federal, de modo a ampliar o volume de investimentos na nossa cidade.

9) A prestação dos serviços de água e esgotos no Recife deverá ser exercida por órgãos públicos, sendo vedada a concessão parcial ou total dos serviços à iniciativa privada, bem como firmar com ela “parceria estratégica” .

Por fim, entendemos que a política de saneamento a ser implementada tem o desafio de sanear o Recife o mais rapidamente possível, contribuindo para enfrentar o atual padrão de urbanização da cidade, fundado na segregação sócio-espacial, e construir uma cidade mais justa e democrática.


Saneamento Ambiental: um direito de toda população do Recife

Recife, 21 de abril de 2002
http://www.recife.pe.gov.br/pr/sanear/carta.php

Leia mais!

terça-feira, 7 de junho de 2011

Semana do Meio Ambiente na TV Pernambuco

Publicada em: 31/05/2011

No dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia. E em pleno alerta para o cuidado com o ecossistema, a TV Pernambuco estreia, neste domingo (05), a nova temporada do interprograma Eu quero nadar no Capibaribe. E você?

Ao longo da programação da TVPE, o telespectador vai conferir em cada ‘Cápsula Verde’, um eco-cidadão dando seu exemplo de como é bom e simples viver praticando, diariamente, a gentileza com o planeta e com as pessoas. “É possível viver com mais saúde, beleza, economia e prazer, ajudando a reverter a situação de perigo que a natureza corre, essa é a lição que os eco-cidadãos nos ensinam”, afirma o coordenador do projeto, Julien Ineichen. Cada Cápsula funciona como pílula de ânimo, instantes catalisadores de mudanças nas atitudes de cada indivíduo diante do meio-ambiente.

Mas, o Eu quero nadar no Capibaribe. E você? vai além disso. O projeto audiovisual pretende desmistificar que preservação ambiental e ecologia são assuntos para cientistas e políticos, trazendo o debate para a vida das pessoas e para a mídia pernambucana, mantendo a discussão acesa através do blog do projeto, além de utilizar estes interprogramas como apoio pedagógico em aulas de cidadania e meio ambiente nas escolas.

O desejo de nadar no Capibaribe é uma versão local para um sonho global. Em todo o mundo, pessoas vivem com a nostalgia do contato com a natureza pura e limpa. Eu quero nadar no Capibaribe é a expressão desse desejo que encontra eco às margens do Sena, Tietê, Reno, Ganges. De todos os lugares, abramos os ouvidos e façamos acontecer! Esse é o espírito do Eu quero nadar no Capibaribe. E você?

Parceria com o projeto audiovisual - Contemplado pela segunda vez pelo Edital de Fomento ao Audiovisual da Fundarpe, o projeto EQNC foi criado para promover uma campanha de sensibilização para a importância das práticas ecológicas no cotidiano. Durante a primeira temporada foram produzidos doze episódios com 3 minutos de duração.

Os programetes foram veiculados semanalmente na tevê pública do estado e também em outras emissoras públicas do nordeste, por meio da Rede Nordeste de TV´s Públicas e também nas tevês universitárias, em diversos horários, e continuam disponíveis no site www.capibaribe.info. “A ideia é oferecer produtos diversos para diferentes parceiros e obter mais entradas na grade de programação”, afirma a diretora dos vídeos, Alice Chitunda.

A TV Pernambuco tem como prioridade tornar-se difusora e estreitar o relacionamento com o setor audiovisual do estado, além de promover os Direitos Humanos, combater as diversas formas de preconceito, valorizar a cultura regional e disponibilizar conteúdo educativo, científico e informativo, com qualidade técnica e estética.

Serviço:

Lançamento da 2º Temp. Eu Quero Nadar no Rio Capibaribe. E você?

Data: 5 de Junho de 2011

Emissora: TV Pernambuco (Recife: 46 UHF – Caruaru: 12VHF)
http://www2.sectma.pe.gov.br/web/sectec

Leia mais!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

O agitado encontro dos blogueiros sujos

quarta-feira, 1 de junho de 2011

O agitado encontro dos blogueiros sujos

Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

No dias 17, 18 e 19 de junho, em Brasília, na sede da CNTC, se realizará o II Encontro Nacional de Blogueiros Sujíssimos, sob o patrocínio do Instituto Barão de Itararé, presidido pelo mais limpo de todos os sujos, o Miro Borges.

Inscreva-se já no endereço contato@baraodeitarare.org.br , com a Danielle.

Os primeiros 400 inscritos garantem hospedagem e almoço.


Entre as atrações, o Nunca Dantes, que prometeu ir, a Luiza Erundina, o Fábio Comparato, Venício Lima e o ministro Paulo Bernardo, que já confirmou participar da abertura na sexta à noite.

Haverá mesas de debates abertas a todos os presentes.

Por exemplo:

- Partidos, com Brizola Neto (esse é sujíssimo), Renato Rabelo, José Dirceu e João Arruda do PMDB do Paraná, amigo do Requião, tuiteiro sujíssimo.

- Judicialização da censura com o Falha, o Esmael do Paraná, este ansioso blogueiro e o Daniel Dantas (a confirmar)

- Humor e Cultura, com o Cloaca, o PorraSerra, o Bemvindo, o professor Hariovaldo e o Cerra (a confirmar)

- Como enfrentar o Facebook, organizada pelo Azenha, que está preocupadíssimo com isso

- Financiamento das campanhas políticas, com este ansioso blogueiro e o Antonio Palocci (a confirmar)

- Cultura e Civilização com o Renato Rovai e a Ana de Holanda (a confirmar)

- O futuro do cinema nacional, com o Rodrigo Vianna e o Ali Kamel (a confirmar)

Será trepidante, como se percebe.

Uma Carta do II Encontro será redigida pelo presidente do Barão, o Miro, depois de consultar os presentes.

Rodrigo Vianna se encarregará de montar um fundo para financiar advogados e defender os blogueiros sujos, para coibir o que acontece no Paraná com o Esmael, e no interior do Ceará, na cidade de Pentecoste, que tem um prefeito muito valente.

Será montado também um “mapa das ameaças”, com a colaboração do Diego, para localizar, em cada cidade brasileira, que blogueiro está ameaçado e quem o ameaça (física, psicológica ou judicialmente).

Como no primeiro encontro, será escolhido o Blog do Ano e quem receberá o Troféu Corvo.

Ano passado, o Blog do Ano foi o CloacaNews.

E o Corvo foi para a Judith Brito, presidente da Associação dos Jornais, mas até hoje ela não passou no Barão para recolher o mimo.

Sem perder o foco: os blogueiros sujos querem um marco regulatorio (uma Ley de Medios, como a da Argentina) e banda larga barata, universal e neutra.

Leia mais!

PREFEITURA DO RECIFE DIVULGA PROGRAMAÇÃO COMEMORATIVA DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

A Prefeitura

PREFEITURA DO RECIFE DIVULGA PROGRAMAÇÃO COMEMORATIVA DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE
00:00 Sexta-feira, 3 de Junho de 2011

ARQUIVOS
PROGRAMAÇÃO
http://www.recife.pe.gov.br/noticias/arquivos/4448.pdf

Concurso, passeio ciclístico, plantio de mudas, peças teatrais e oficinas fazem parte da programação

Preservar a Natureza deixou de ser uma preocupação de ambientalistas e hoje é uma questão de sobrevivência mundial. Para mobilizar a sociedade em torno dessa temática, a Prefeitura do Recife realiza uma série de atividades em comemoração à Semana do Meio Ambiente. O prefeito João da Costa abre a programação, neste domingo (5), às 15h30, com o lançamento do Concurso Público Nacional de Idéias para o novo Parque da Tamarineira. O evento, que também inclui um passeio ciclístico, acontece na área do histórico Hospital Ulisses Pernambucano, na Zona Norte da Cidade. A programação, que segue até 10 de junho, ainda prevê o plantio de mudas, inicio dos serviços de recuperação, implantação e expansão dos três parques do Capibaribe Melhor, assinatura da Agenda Ambiental na Administração Pública, peças teatrais e oficinas.

O lançamento do Concurso Público Nacional de Idéias para a Concepção Urbanística, Arquitetônica e Paisagística é mais um passo para a implantação do Parque da Tamarineira. O objetivo da seleção é eleger um projeto que englobe a nova configuração para o espaço, atendendo aos anseios da população. As alternativas a serem apresentadas deverão contemplar atividades de lazer, saúde, cultura, patrimônio e paisagem. Entre os trabalhos inscritos, um será escolhido pela Prefeitura para o desenvolvimento dos projetos básicos, executivos e complementares.

A definição de criar o Parque da Tamarineira foi anunciada pelo prefeito João da Costa em 2010, quando decretou a utilidade pública da área da Tamarineira para fins de desapropriação total, devido à necessidade de sua preservação e conservação. A decisão foi tomada após ouvir representantes dos diversos setores da sociedade envolvidos com a questão sobre o destino da área. Também foi levado em conta o resultado de uma enquete realizada no portal da PCR, que registrou a opinião de quase 12 mil internautas.

Passeio – Além do lançamento do concurso, o domingo (5) será marcado pela realização do passeio ciclístico “Pedalando pela Terra”. A concentração acontece às 15h30, na Tamarineira. De lá, os esportistas seguirão para o Parque da Jaqueira, Praça do Entrocamento, Praça do Derby, até o Parque Dona Lindu, onde haverá uma pausa e depois retornarão para a Zona Norte. No caminho de volta, passarão pela orla, Cais José Estelita, Cais de Santa Rita, Praça da República, Teatro de Santa Isabel, Rua da Aurora, Parque Treze de Maio, chegando a Tamarineira. O percurso será de aproximadamente 30 km. Para participar, é necessário apenas um 1 Kg de alimento não perecível. Os 200 primeiros inscritos ganharão camisas. O evento contará com frevioca, Samu, CTTU, carro de apoio, além de batedores ciclistas que orientarão os participantes e garantirão a segurança durante o trajeto.

Ainda no domingo, para divertir as famílias, uma exposição educativa sobre os efeitos da degradação ambiental para as tartarugas marinhas estará em cartaz, das 8h às 17h, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, gratuitamente. No mesmo local, das 15h às 17h, simultaneamente, haverá a apresentação da peça “Cacá Caranguejo”, da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), contação de história “Verdinha vira Lata” e exibição do filme “Silvestre não é PET”, sobre o cuidado que as pessoas devem ter com os animais silvestres.

Já na próxima segunda (6), os estudantes, professores e a comunidade podem conferir a peça “Árvore? E eu com isso?”, na Fundação Gilberto Freire, às 9h30. Também haverá espetáculo no SESC de Casa Amarela, com a produção Cacá Caranguejo, a partir das 15h.

A3P – Dentro da programação da Semana do Meio Ambiente, o prefeito João da Costa assina, na próxima terça-feira (7), a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). O ato será realizado no gabinete do gestor (9º andar do edifício-sede da PCR). A A3P é um programa que visa inserir a gestão socioambiental sustentável às atividades operacionais e administrativas no âmbito governamental. A inclusão dos créditos ambientais na operacionalização da administração pública está entre os princípios da Agenda. Isso se reflete em modificações desde os processos de compra e contratação de serviços até uma gestão adequada dos resíduos gerados e utilização de recursos naturais. Com isso, busca-se sempre a melhoria na qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Também na próxima terça (7), os alunos das escolas municipais do Jordão e do Pastor José Sobrinho vão assistir à apresentação do teatro Gotinha Preciosa e participar de uma palestra sobre arborização. No mesmo dia, no mezanino do edifício-sede da PCR, das 8h às 12h, será realizada uma exposição de fotos das atividades de educação ambiental e serviços realizados pela Prefeitura em prol do meio ambiente, além da Oficina Reaproveitar com Arte. Na oficina, dois arte educadores da Emlurb ensinarão as pessoas a reaproveitar material, utilizando a criatividade, a exemplo de transformar as garrafas pet em artigos decorativos e até brinquedos.

Continuando a programação na quarta (8), haverá uma mostra de ações e projetos ambientais da Prefeitura do Recife, das 8h às 13h, no Parque Treze de Maio para a população e alunos da rede pública.

POLUIÇÃO SONORA - Aquele ruído capaz de produzir incômodo ao bem-estar da sociedade será foco de uma ação educativa no próximo dia 9. Servidores da gerência de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente conversarão, das 9h às 11h, com os comerciantes no Centro do Recife. Eles irão na Avenida Conde da Boa Vista, Ponte Duarte Coelho até a Loja Riachuelo. O objetivo é explicar sobre os limites e o licenciamento do som.

Ciclo-faixa – Dentro das atividades propostas pela Semana Municipal de Meio Ambiente, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) irá realizar a manutenção da ciclo-faixa da Avenida do Forte. O serviço, que também faz parte das intervenções elencadas pelo Plano de Ações para o Trânsito do Recife 2011/2012, objetiva fortalecer a utilização da bicicleta como meio de transporte não poluente, aliado a uma pratica mais saudável de vida.

A ciclo-faixa da Avenida do Forte, que tem aproximadamente 2km, irá receber, a partir de segunda-feira (06), o trabalho de sinalização horizontal que inclui a pintura da divisórias de faixa e todos os elementos de símbolos gráficos. A previsão é concluir o serviço em uma semana. Além desta, o plano de trânsito lançado pelo prefeito João da Costa no último mês de maio, também irá realizar a manutenção das ciclovias do Cavouco; Arthur de Lima Cavalcante (trecho da ciclovia Centro); Orla de Boa Viagem e Brasília Teimosa.

PARQUES - Na Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura também inicia os serviços para a implantação do Parque de Apipucos, a recuperação total do Parque do Caiara e a expansão e requalificação do Parque de Santana, que fazem parte do projeto Capibaribe Melhor. A partir desta segunda-feira (06), serão finalizados os canteiros de obras e começarão os trabalhos de limpeza, preparação dos terrenos e isolamento das áreas.

Nos três parques, serão investidos R$ 24,5 milhões e os trabalhos terão um prazo de execução de 18 meses. As intervenções têm como objetivo a criação de um grande parque linear, ao longo das margens do Rio Capibaribe, tendo como âncora os três parques e o já existente na Jaqueira, chegando até o Derby. Os três têm programas de uso e atividades específicos, resultando em equipamentos de características complementares, que vão desde a educação ambiental à promoção do lazer e da prática de esportes.

Parque de Apipucos - O projeto para este novo parque visa criar uma área onde a educação ambiental seja o foco principal, tendo para isso um espaço público de contemplação, lazer recreativo e cultural. A criação da área também facultará à população a visualização do Rio Capibaribe, na parte leste do equipamento. Este trecho será chamado de “Janela para o Capibaribe” e abrigará o Pólo Recreativo-Cultural.

Piers, mirante, passeios e ancoradouro são alguns dos espaços que serão implantados. Também serão urbanizadas e arborizadas as margens do açude de Apipucos, situado no lado esquerdo do Rio Capibaribe, próximo à BR-101, por meio da criação do Pólo de Educação Ambiental, e será implantado o Programa de Peixamento. Serão criadas vagas para estacionamento de carros de passeio e ônibus.

Parque do Caiara - O Parque do Caiara está localizado nas imediações dos bairros do Cordeiro e Iputinga, na margem direita do Rio Capibaribe. Ali o forte serão as práticas esportivas. O projeto foi concebido para ser um pólo de atividades diversas, possibilitando inclusive a realização de campeonatos e torneios na área. Para viabilizar essa proposta, serão implantados um Centro de Treinamento com dois campos de futebol, pistas de atletismo e de skate, e quadras poliesportivas. Toda a parte de apoio foi contemplada com arquibancadas, vestuários e setor administrativo, além de serviços de estacionamento e bicicletário. Espaços como pista de cooper, deck, caramanchão, parquinho e alameda estarão à disposição de quem quiser apenas curtir o parque.

Parque do Santana - O Parque de Santana será voltado para atividades de lazer. Ele está localizado nas imediações dos bairros de Santana, Poço da Panela e Casa Forte. Dos atuais 26 mil m² de extensão, o parque será expandido para aproximadamente 63 mil m² de área total, com a criação de novos espaços de contemplação e lazer recreativo que requalifiquem as margens do Capibaribe.

Este equipamento contará com estrutura para prática de esportes e exercícios físicos, tais como campo de futebol, quadras poliesportivas, arena de skate e bicicross, pista de Cooper, ciclovia e área de ginástica. Três praças serão edificadas no parque, além de sala de primeiros socorros, vestuário e arquibancadas. Parque infantil e quiosques também integram o projeto.

Plantio - Finalizando a Semana do Meio Ambiente, haverá o plantio de mudas em todas as seis RPA’S simultaneamente a partir das 9h. Entre os locais beneficiados com a iniciativa estão: Avenida Mário Melo (RPA-1), próximo ao canteiro central, Praça do Hipódromo (RPA-2), Praça do Derby (RPA-3), Parque Arraial Novo do Bom Jesus, na Avenida do Forte (RPA-4), Centro Social Bidu Krause, Avenida Liberdade no Totó (RPA-5) e a Avenida Boa Viagem nas proximidades das quadras de tênis (RPA-6).

Além disso, trilhas ecológicas, jogos educativos, exposição de fotos, filmes, distribuição de material educativo, doação de mudas e uma exposição de orquídeas, organizada em parceria com a Associação Orquidófilos de Pernambuco, serão realizados das 8h30 às 15h30 no Jardim Botânico do Recife. As atividades envolverão estudantes, professores, servidores, convidados e o público em geral.


Confira a programação completa no arquivo em anexo.

Leia mais!

JARDIM BOTÂNICO DO RECIFE

Secretaria de Meio Ambiente

JARDIM BOTÂNICO DO RECIFE



GALERIAS DE FOTOS
Jardim Botânico


Atualmente, o principal objetivo do Jardim Botânico é realizado através do Pólo de Educação Ambiental, que depois da reestruturação e ampliação do Jardim, vem recebendo cerca de 2000 visitantes por mês, para visitas orientadas ou espontâneas, inclusive com instalações que possibilitam também a visitação das pessoas portadoras de necessidades especiais.


São oferecidos, além do percurso dentro das trilhas temáticas, informações sobre produção de mudas de plantas nativas e medicinais, vídeos, atividades lúdicas e apresentação de teatro de mamulengo. São promovidos também eventos seguindo o calendário ecológico.

LINHAS DE AÇÃO DO JARDIM BOTÂNICO DO RECIFE

 Pesquisa Científica,
 Educação Ambiental,
 Ecoturismo e
 Lazer

As pesquisas científicas são realizadas por grupos de alunos das Universidades locais e de outras cidades da região nordeste; elaborando estudos sobre o solo e o clima local e, principalmente, sobre as espécies de animais, insetos e plantas, nativas da Mata Atlântica.

O Pólo de Educação Ambiental do Jardim Botânico do Recife, com uma equipe multidisciplinar formada por técnicos e estagiários de diversas áreas, tem como missão desenvolver ações de Conscientização Ambiental visando incorporar e sistematizar as práticas de Educação Ambiental desenvolvidas por diferentes órgãos da administração, buscando a consolidação de um modelo de gestão das ações ambientais de forma descentralizada, fomentando a construção da Política Municipal de Educação Ambiental.

Ecoturismo e Lazer, além das propostas do bloco anterior, são oferecidos aos seus visitantes. Atividades como trilhas temáticas, conhecimentos básicos sobre os hábitos comportamentais dos animais existentes na área do Jardim Botânico, composição e decomposição de árvores, ações dos insetos e animais peçonhentos fazem parte do que poderá ser visto pelos visitantes através de explanações sobre Meio Ambiente – com total interação e debate sobre preservação e conservação das matas, poluição, lixo e reciclagem ,saúde ambiental, entre outros assuntos pertinentes à educação Ambiental.

As trilhas são realizadas por um monitor da área para orientar os alunos e visitantes , na sua maioria de escolas públicas e da rede privada. O Jardim Botânico do Recife também oferece aos seus freqüentadores visitas ao:

- Viveiro florestal, onde há a produção de mudas, com foco na arborização da cidade, através da Prefeitura da Cidade do Recife;
- Viveiro de plantas medicinais, onde o visitante poderá conhecer um pouco sobre espécies com poder curativo;
- Orquidário, onde existem variados exemplares de orquídeas para contemplação;
- Meliponário, onde estão algumas espécies de abelhas nativas, que não possuem ferrão;
- Jardim Sensorial onde o foco é a estimulação dos demais sentidos dos visitantes, além da visão, e sua sensibilização através dessa atividade;
- Jardim Ecumênico onde o visitante terá contato com aspectos religiosos de diferentes culturas através das plantas e dos seus significados;
- Museu de coleções (carpoteca, xiloteca e animais) além de um auditório com capacidade para 30 pessoas.

Escolas e visitantes terão acesso monitorado ao Jardim Botânico mediante agendamento prévio, pelos telefones (55) -81-3355-0002 e 3355-0000 entretanto, as visitas espontâneas podem acontecer livremente das 08:30h às 15:30h, das terças aos domingos, exceto em alguns feriados .

O Jardim Botânico do Recife está situado à BR 232, km 7,5, s/n, no bairro do Curado, na cidade do Recife.

Vamos fazer o Recife mais verde !!!!

Esta é a campanha que o Jardim Botânico do Recife está lançando, a partir do mês de setembro de 2010, onde oferecerá, em quantidade pré-determinada, mudas de mata nativa, medicinais e exóticas, gratuitamente, aos visitantes, no último final de semana de cada mês.

Esclarecimentos e maiores informações ligue para o 81- 3355-0002 ou 3355-0000 email: jardimbotanicodorecife@ymail.com

Leia mais!

Recife Merece Mais um Parque!

C o n v i t e

O Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa convida para participar da reunião ordinária.

Data: 06/06/2011 (segunda-feira)
Hora: 19h
Local: Escola Presidente Humberto Castello Branco, Av. Dr. José Rufino, 2.993 - Tejipió – Recife/PE. – Tel. 3252.9941 / 3181.2956

Assuntos:
1. Avaliação do Ato Público realizado na Prefeitura do Recife em 01.06.11 e desdobramentos;
2. Planejamento da Audiência Pública no Ministério Público de Pernambuco em 12.07.2011.

Contatos:
Luci Machado 3251.2628 / 8637.1747
José Semente 3455.1721 / 3076.1664
Jacilda Nascimento 3251.3830 / 9965.0916
Arlindo Lima 3251.1265 / 8622.9518
Patricia Maria 9183.9762
Augusto Semente 3469.0598 / 9258.7195

Mata Atlântica Sim!
Recife Merece Mais um Parque!

Leia mais!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Ato público reivindica parque natural na Mata do Engenho Uchôa

Quarta, 01 Junho 2011 17h42 - blog da Folha de PE.

Cerca de 200 pessoas participaram de um ato público em frente à Prefeitura do Recife hoje pela manhã com o intuito de entregar um abaixo-assinado com 5 mil assinaturas, reivindicando a implantação de um parque natural na Mata do Engenho Uchôa, no Recife.

A Mata do Engenho Uchoa, que está incluída como a quarta ação entre as dez mais votadas Orçamento Participativo, abrange 11 bairros entre a Avenida Recife e a BR-101, onde moram cerca de 270 mil pessoas. Dentre os 192 hectares da mata, estão três tipos de bioma. São eles Mata Atlântica, restinga e mangue.

Segundo Augusto Semente, um dos coordenadores do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchôa, um comissão foi recebida no dia 3 de maio pelo secretário de Meio Ambiente do Recife, Roberto Arrais, quando foi prometida uma resposta dentro de 28 dias.

Quase duas horas de espera, dez pessoas foram atendidas pela diretora da Secretaria de Meio Ambiente, Ana Cláudia Lapa, que disse que o prefeito João da Costa assinou um decreto que tornou a Mata do Engenho Uchôa um espaço de utilidade pública. E já há uma proposta na Justiça para a construção de um parque na área.

Com informações de Wellington Silva, repórter de Grande Recife

Leia mais!