terça-feira, 29 de março de 2016

Secretaria de Meio Ambiente Presta Contas








CONVITE



Olá! No próximo dia 30 de março, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade realiza um ato de prestação de contas das ações desenvolvidas ao longo de três anos e três meses de gestão. Ato que marca uma passagem, mas que mostra o esforço de toda uma equipe que ousou sonhar e que partilha com os cidadãos e cidadãs do Recife o desafio e o compromisso de preservar o nosso patrimônio natural e de tornar a cidade mais sustentável.
Venha. Contamos com a sua presença.


Um afetuoso abraço,



Cida Pedrosa 
Secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade/SMAS
Visite:
 meioambienterecife.wordpress.com


Leia mais!

Região Oeste: ato politico cultural contra o golpe e pela democracia

C O N V I T E

Estamos convidando você para um ato politico cultural promovido pelo Comitê da Frente Brasil Popular Região Oeste do recife, CONTRA O GOLPE, EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DOS DIREITOS SOCIAIS. 

Dia; 30 / 03 / 2016 ( quarta-feira );
Hora: 17h;
Local: Em frente à Estação Barro, do Metrô:

NÃO VAI TER golpe!

Viva a democracia!

Viva o Brasil!

A sua presença fará a diferença. 

A Coordenação.





























Leia mais!

domingo, 27 de março de 2016

Mapa da Democracia

Ativistas lançam Mapa da Democracia

Desenvolvido pelos ativistas digitais do Hacklab o Mapa da Democracia permite acompanhar as atividades da Comissão do Impeachment, saber quais os parlamentares que estão na defesa da democracia, os indecisos e também os que estão ao lado dos golpistas. A ferramenta permite que o internauta entre em contato com todos os parlamentares por email, redes sociais e telefone.


Site Mapa da DemocraciaSite Mapa da Democracia
"A jovem democracia brasileira ainda tem muito o que caminhar na direção de mais direitos e muito mais representatividade e participação social na política. Para isto, precisamos derrotar o golpe!", diz a mensagem do site divulgada por redes sociais.

"O limite do ódio é sua falta de proposta. Há entretanto os que pretendem construir alternativas comuns e fazer renascer um projeto coletivo de nação soberana e democrática capaz de seguir em frente com as mudanças estruturais que reduzem nossa desumana desigualdade."

"A democracia resistirá, para avançar. O que parece ser o fim é só um novo começo. A mudança é de cultura política e implica a participação de todos nós. Seja a mudança que deseja ver na política. Vem pro Mapa da Democracia:"


Leia também:
Acesse pelo http://www.mapadademocracia.org.br 

Fonte: Portal Vermelho A Esquerda Bem Informada
Leia mais!

segunda-feira, 21 de março de 2016

Reunião do Comitê da FPB em defesa da democracia e contra o golpe



C O N V I T E

Embalados pelo resultado positivo das passeatas do dia 18, em todo o Brasil, CONTRA O GOLPE E EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DOS DIREITOS SOCIAIS, a coordenação do Comitê da Frente Brasil Popular da Região Oeste do Recife está convidando você para a reunião, com a seguinte pauta:

1. informes;
2. avaliação do dia 18;
3.  mobilização para o dia 31.

O golpe está em curso e está em vigília necessário se faz.

Dia: 23 / 03 / 2016 (quarta-feira)
Hora: 19h30min
Local: Associação dos Moradores do Barro
Rua Manoel Salvador, nº 361 - Barro
(próximo as escolas: Dr. Antônio Correa, Municipal do Barro e Olindina Alves Semente)



Leia mais!

domingo, 20 de março de 2016

Outono começou hoje
























CARACTERÍSTICAS GERAIS
O Outono inicia-se 01h30 do dia 20 de março de 2016 . Sendo uma estação de transição entre o verão e inverno, verificam-se características de ambas, ou seja, mudanças rápidas nas condições de tempo, maior freqüência de nevoeiros e registros de geadas em locais serranos das Regiões Sudeste e Sul. Nota-se uma redução das chuvas em grande parte do País, com o registro dos maiores totais de chuva, superiores a 700 mm, no extremo norte das Regiões Norte e Nordeste e no leste do Nordeste, onde se inicia o período mais chuvoso. No restante do País, predominam totais de chuva entre 150 mm e 400 mm. Nas Regiões Sul, Sudeste e parte da Região Centro-Oeste do Brasil, as temperaturas tornam-se mais amenas devido à entrada de massas de ar frio, com temperaturas mínimas que variam entre 12ºC a 18ºC, chegando a valores inferiores a 10ºC nas regiões serranas. Nestas mesmas áreas, as temperaturas máximas oscilam entre 18ºC e 28ºC. Nas Regiões Norte e Nordeste, as temperaturas são mais homogêneas: a mínima variando em torno de 22ºC, e a máxima variando entre 30ºC e 32º




Coordenadores(as) do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa

Luci Machado - 98599.1442
José Semente - 98595.8666
Jacilda Nascimento - 99965.0916
Arlindo Lima - 98622.9518
Patricia Maria - 99183.9762
Augusto Semente - 99258.7195


Foto aérea da Mata do Engenho Uchoa 192ha de Mata Atlântica


Leia mais!

sexta-feira, 18 de março de 2016

Região Oeste cria Comitê da FBP-PE

Região Oeste cria Comitê da FBP-PE



Na noite do dia 16 / 03 / 2016 é criado o Comitê da FPB-PE - Frente Brasil Popular de Pernambuco, da Zona Oeste do Recife, contra o golpe, em defesa da democracia e  dos direitos sociais.






A reunião aconteceu na Associação dos Moradores do Barro, com a participação de militantes políticos e culturais.



A pauta, com informes, avaliação do momento com cheiro de golpe que vive o Brasil, e encaminhamentos. ditou a reunião com muito entusiasmo, com os militantes expressando sua indignação e mostrando caminhos para o embate nesse clima de tentativa de golpe.

Ficaram deliberados a sugestão para cada militante, que da reunião participou, se empenhar o máximo, na convocação para o Ato do dia 18, e outra reunião para o dia 23 / 03 / 2016 no sentido de planejar o dia 31.



Essa  Associação, cuja a sede foi o local da reunião,  completou 33 anos e tem na sua história participação em conquistas para o Barro e atuação na luta pela Assembleia Constituinte.

Anteontem, 16 / 03 / 16, no mesmo dia da reunião, mais uma vez o comportamento de parte do judiciário, na elaboração de um golpe, é exposto com a publicação da escuta telefônica envolvendo a presidenta

Que o dia 18 seja uma demonstração de força numa grande passeata com muita alegria e tenaz determinação na defesa da democracia.



Leia mais!

terça-feira, 8 de março de 2016

Mulheres ocupam trilhos da Vale para denunciar violência da empresa

Mulheres ocupam trilhos da Vale para denunciar violência da empresa 

Na madrugada desta segunda-feira (7), cerca de 300 mulheres Sem Terra do Maranhão ocuparam os trilhos da empresa Vale do Rio Doce, na ferrovia Carajás, impedindo o trânsito dos trens de minério das cinco horas até o meio da manhã. As mulheres denunciam a ação da Vale na região, que tem ameaçado territórios conquistados, aumentado a violência, os conflitos trabalhistas e fundiários, o número de acidentes e impedido as famílias de ir e vir. 


MST
As mulheres Sem Terra da região se somam à jornada de luta nacional, denunciando a atuação destrutiva da Vale ao longo dos 25 municípios atravessados pelo corredor Carajás. As mulheres Sem Terra da região se somam à jornada de luta nacional, denunciando a atuação destrutiva da Vale ao longo dos 25 municípios atravessados pelo corredor Carajás. 
“As mulheres Sem Terra da Região Amazônica se somam à jornada de luta nacional, denunciando a forma de atuação destrutiva da empresa Vale ao longo dos 25 municípios atravessados pelo corredor Carajás, também conhecido como Corredor da Morte. A luta das mulheres acontece no Assentamento Diamante Negro Jutaí, município Igarapé do Meio, onde as famílias são diretamente atingidas pela duplicação da ferrovia”, afirmam Sem Terra em manifesto.

A atividade também reivindica pautas específicas para amenizar o impacto da Vale no assentamento Vila Diamante e demais comunidades do entorno, como a construção de um viaduto sobre a rodovia, que permita a circulação segura das famílias.

“Denunciamos que a ação da Vale na região tem ameaçado territórios conquistados, aumentado a violência, os conflitos trabalhistas e fundiários, o número de acidentes e impedido as famílias de ir e vir, na medida que a empresa se nega a construir viadutos e passarelas sobre a rodovia”, salientaram as mulheres.

Luta nacional

A Jornada Nacional de Luta das Mulheres Camponesas neste ano traz o lema: Mulheres na luta em defesa da natureza e alimentação saudável, contra o agronegócio. Com isso, milhares de mulheres Sem Terra se mobilizarão em todo país durante a primeira quinzena de março para denunciar o capital estrangeiro na agricultura brasileira e as empresas transnacionais.

Elas querem chamar atenção da sociedade do modelo destrutivo do agronegócio para o meio ambiente, a ameaça à soberania alimentar do país e a vida da população brasileira, afetando de forma direta a realidade das mulheres.

Ao mesmo tempo, as camponesas apresentarão como alternativa o projeto de agricultura baseado na agroecologia e propõe a luta em defesa da soberania alimentar.

Outro tema que será pautado pelas mulheres Sem Terra é o Massacre de Carajás, que em 2016 completa 20 anos. 
 

Fonte: Portal Vermelho A Esquerda Bem Informada
Leia mais!

Em Jornada de Luta, mulheres Sem Terra denunciam o agronegócio

Em Jornada de Luta, mulheres Sem Terra denunciam o agronegócio

A Jornada Nacional de Luta das Mulheres Camponesas neste ano traz o lema: Mulheres na luta em defesa da natureza e alimentação saudável, contra o agronegócio.


MST
  
Com isso, milhares de mulheres Sem Terra se mobilizarão em todo país durante a primeira quinzena de março para denunciar o capital estrangeiro na agricultura brasileira e as empresas transnacionais, chamando a atenção da sociedade do modelo destrutivo do agronegócio para o meio ambiente, a ameaça à soberania alimentar do país e a vida da população brasileira, afetando de forma direta a realidade das mulheres.

Ao mesmo tempo, as camponesas apresentarão como alternativa o projeto de agricultura baseado na agroecologia, e propõe a luta em defesa da soberania alimentar.

Em entrevista, Silva Reis Marques, do coletivo de mulheres do MST, fala sobre as perspectivas da Jornada. Para ela: Só existe um caminho: lutar para que o conjunto da sociedade compreenda que estão sendo retirados nossos direitos e que não podemos aceitar isso. Precisamos da unidade dos trabalhadores e das trabalhadoras.

Outro tema que será pautado pelas mulheres Sem Terra é o Massacre de Carajás, que em 2016 completa 20 anos.

Acompanhe a entrevista:

Qual o objetivo da Jornada deste ano?


A Jornada Nacional de Luta das Mulheres Sem Terra 2016 traz o lema Mulheres na luta em defesa da natureza e alimentação saudável, contra o agronegócio. E nosso objetivo geral é fazer a luta contra o capital e o agronegócio, e também denunciar as opressões que sofrem a classe trabalhadora, em especial as mulheres.

E quais serão os principais temas abordados? Fale sobre cada um deles.

As pautas gerais da luta são os agrotóxicos, a mineração, a reforma da previdência, a violência contra as mulheres, as sementes transgênicas, a Reforma Agrária e a impunidade no Massacre de Eldorado dos Carajás.

A jornada também denuncia o capital estrangeiro na agricultura brasileira por meio das empresas transnacionais, chamando a atenção da sociedade do modelo destrutivo do agronegócio para o meio ambiente, a ameaça à soberania alimentar do país e a vida da população brasileira, afetando de forma direta a realidade das mulheres.

O modelo agro –hidro -minero exportador não pode continuar sendo base da economia da sociedade brasileira. Além disso, as lutas denunciam a impunidade em relação à violência contra as trabalhadoras e os trabalhadores camponesas/es.

Também exigimos a punição da Vale/Samarco de forma imediata. É preciso que o poder público reveja a atuação destas mineradoras em nosso território, em que situações de desrespeito aos direitos da população local são sempre denunciados, mas quase sempre nada é feito.

Quais continuam sendo as maiores dificuldades das mulheres no campo?


As maiores dificuldades que temos dizem respeito ao acesso à terra, às políticas públicas e créditos para as mulheres.

A taxa de violência no campo é extremamente elevada, nesse sentido, o que a mulher Sem Terra faz para combater essa estatística dentro e fora do Movimento?

Segundo o Mapa da Violência de 2015, divulgado em novembro, o Brasil apresenta uma taxa de 4,8 homicídios por cada 100 mil mulheres, a 5ª maior do mundo, conforme dados da Organização Mundial de Saúde que avaliaram um grupo de 83 países.

Vale ressaltar que em mais da metade dos casos (55,3%) o crime ocorre em ambiente doméstico, sendo que 33,2% dos homicidas são parceiros ou ex-parceiros de suas vítimas. Diante disso, temos feito vários processos de formação e luta, como o 25 de novembro, quando o tema é amplamente discutido dentro do Movimento.

Debatemos questões de gênero com os companheiros e as companheiras e orientamos para que sejam feitas as denúncias e tomadas providências. Mas é importante ressaltar que ainda precisamos de muita luta para conseguir condições para que as mulheres possam além de denunciar, ter um amparo jurídico e legal. A lei Maria da Penha foi um importante passos, mas ainda existem muitas lacunas e muito a ser feito dentro e fora do Movimento.

Os direitos da classe trabalhadora, em especial da mulher, estão sendo constantemente ameaçados pela atual configuração do Congresso Nacional. De que maneira as mulheres e a sociedade de uma forma geral podem coibir essa ameaça?


Só existe um caminho: lutar para que o conjunto da sociedade compreenda que estão sendo retirados nossos direitos e que não podemos aceitar isso. Precisamos da unidade dos trabalhadores e das trabalhadoras.


Fonte: Portal Vermelho A Esquerda Bem Informada
Leia mais!

sábado, 5 de março de 2016

Escola inaugurada.

Escola inaugurada.















No dia 29 / 02 / 2016, no Ibura/Jordão, em Jaboatão dos Guararapes, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara junto com os prefeitos do Recife e de Jaboatão dos Guararapes, Geraldo Júlio  e Elias Gomes, respectivamente, inaugura a 31ª ETE – Escola Técnica Estadual, obra essa em parceria com o governo federal. Enquanto no governo de FHC, as Forças Armadas eram enfraquecidas, as estradas de ferro eram desativadas e escolas eram fechadas.















Foi a ETE - Escola Técnica Estadual Advogado José David Gil Rodrigues que tem como gestor o Prof. Marcos. O local da construção foi indicado pela FIJ ( Federação das Entidades Comunitárias do Ibura Jordão ) . A ETE - Escola Técnica Estadual conta com estrutura de auditório, biblioteca, bloco de serviços e vivência, quadra poliesportiva coberta, [ ... ], com 12 salas de aula dentre outras dependências. Os cursos técnicos oferecidos são nas áreas de Administração e Informática.















Localizada no limite dos municípios do Recife e de Jaboatão dos Guararapes beneficiará as comunidades do Ibura, Jordão Alto, Jordão Baixo, Jardim Jordão, Monte Verde, Milagres, URs 1, 2 e 6, Prazeres, Curado ( I a IV ), Cavaleiro, Muribeca, Dois Carneiros e Zumbi do Pacheco.

















Isso Acontece em meio a uma crise sístêmica do capital que assola o país e que é mundial que fecha bancos na Alemanha, demitindo trabalhadores(ras), é claro. Mas o alardeamento feito pela mídia golpista e a oposição, derrotadas nas urnas, quer passar a imagem de que o fenômeno foi inventado no Brasil.
















O Evento contou com a presença das comunidades beneficiadas, é claro, o governador de Pernambuco, os prefeitos dos Municípios de Recife e do Jaboatão dos Guararapes, ja citados a cima. Nas intervenções as comunidades se fizeram representar pelas suas lideranças e uma delas foi Severina Pereira da Veiga ( Biuzinha ), presidenta da FIJ - Federação das Entidades Comunitárias do Ibura Jordão.















O Acontecimento foi abrilhantado com a participação das BANDAS MARCIAIS das Escolas Nilo Coelho e Murilo Braga.















Essa Instituição Educacional faz parte de um conjunto de reivindicações da FIJ ( Federação das Entidades Comunitárias do Ibura Jordão ), filiada à CONAM ( Confederação Nacional das Associações de Moradores ). Porém a luta continua e a FIJ continua fazendo parte do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa, integrando o Conselho Gestor da Unidade de Conservação Reserva de Vida Silvestre Mata do Engenho Uchoa.















A ETE - Escola Técnica Estadual Advogado José David Gil Rodrigues e a Mata do Engenho Uchoa ficam à margem da BR que comunica o Brasil e essa Escola será mais uma a engrossar a luta pela implantação do Parque Natural Rousinte Falcão nos CENTO E NOVENTA E DOIS HECTARES REMANESCENTES DE MATA ATLÂNTICA. Não é atoa que o nome da quadra poliesportiva homenageia o militante do Movimento Popular Alberto Gomes da Silva. “Nascido em 16 de dezembro de 1962, Alberto foi um líder comunitário compromissado com as causas sociais. Na década de 80, fundou o Conselho de Moradores do Alto dos Milagres e participou da fundação da Federação das Entidades do Ibura/Jordão, em 1990. Ao longo da sua trajetória, defendeu as bandeiras da educação e da saúde e sempre dizia a seguinte frase: “Enquanto não houver educação de qualidade onde os filhos dos pobres e filhos dos ricos tenham o mesmo saber e frequentarem as mesmas escolas, não haverá educação no país“.















Foi um momento de festa, de discursos e de encontro de amigos envolvidos pela alegria daqueles que participam das lutas sociais. Porque foi mais uma inauguração, não de uma empresa, tão necessária quanto, mas de mais uma escola para alçar jovens como um nauta no cosmo do conhecimento! Que não seja mais uma escola para ensinar produzir mas que o ensinar construir seja precedido do pensar a realidade objetiva.



Leia mais!

Março - Reunião ordinária

C o n v i t e

Atenção: local da reunião e hora!

O Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa convida para participar da reunião ordinária do mês de março 2016.


Pauta :

1. Iinformes;

2. Conjuntura  e:

3. Luta pela Implantação do Parque, continua!  


Data: 07/03/2016 (segunda-feira)
Hora: 19h30min
Local: Escola Vila Sésamo
           Rua amador Araújo,230 - Barro – Recife/PE.      

Sua presença será necessária para o desenrolar da luta pelo Parque Natural Rousinete Falcão nos CENTO E NOVENTA E DOIS HECTARES remanescente de Mata Atlântica, reconhecida pela ONU como RESERVA DA BIOSFERA MUNDIAL
Coordenadores ( ras ):
Luci Machado - 98637.1747
José Semente - 98595.8666
Jacilda Nascimento - 99965.0916
Arlindo Lima - 98622.9518
Patricia Maria 99183.9762
Augusto Semente - 99258.7195


Mata Atlântica Sim!
Recife Merece Mais um Parque!


Foto aérea da Mata do Engenho Uchoa 192ha de Mata Atlântica



sites medicos
Leia mais!

América Latina e Caribe, segurança alimentar e mudança climática

América Latina e Caribe, segurança alimentar e mudança climática 

A América Latina e o Caribe estão na vanguarda em matéria de erradicação da fome, mas 34 milhões de pessoas ainda padecem desse problema nessa região, que acolheu uma conferência da FAO.


www.brasil.gov.br
  
O continente que mais produz e exporta alimentos tem esse paradoxo, cuja resolução foi uma das metas adotadas por altos funcionários públicos governamentais de 33 países convocados pela XXXIV Conferência Regional da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.

A região assumiu o compromisso de fomentar o uso sustentável de recursos naturais, mas também se adaptar às mudanças climáticos, que a afetam de maneira particular.

Dentro desses objetivos estão pautadas as metas de fortalecer o desenvolvimento rural e a agricultura familiar, prioridades marcadas pela FAO, que lançou no México o Ano Internacional dos Legumes, em um país onde o feijão, como em outros do continente, é ingrediente básico da cesta familiar.

"A região da América Latina e Caribe se propôs a acabar com a fome e a subnutrição em menos de 10 anos e a FAO trabalhará lado a lado com os países para conseguí-lo", disse José Graziano da Silva, diretor geral do órgão internacional no fechamento do fórum que foi aberto pelo presidente Enrique Peña Nieto.

Nos próximos dois anos, a FAO implementará políticas de apoio às principais estratégias de segurança alimentar da região, como a Iniciativa América Latina e Caribe Sem Fome e o Plano de Segurança Alimentar, Nutrição e Erradicação da Fome da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos.

"Os países foram muito claros: a prioridade regional é erradicar a fome até o ano de 2025 e a FAO dedicará todos seus esforços a converter este sonho em uma realidade", destacou da Silva.

Esse objetivo tem como desafio os eventos climáticos que se repetem e recrudecem na área, obrigada a adotar respostas ao efeito.

José Miguel Rodríguez, vice-ministro de Agricultura de Cuba e chefe da delegação de seu país ao fórum, deu um exemplo.

"As chuvas afetaram as colheitas de batata, tomate e tabaco no centro da ilha; enquanto no oriente, impera uma seca forte", lembrou.
 

Fonte: Portal Vermelho A Esquerda Bem Informada
Leia mais!

quarta-feira, 2 de março de 2016

Política em Pauta - Samarco e a propaganda do descaso

Política em Pauta - Samarco e a propaganda do descaso

A Samarco, empresa responsável pelo maior desastre ambiental da história do Brasil, veiculou diversas peças publicitárias na TV aberta, em horário nobre, usando trabalhadores da mineradora para mostrar “seu outro lado”. Enquanto gasta R$3,5 milhões em marketing, a empresa alega falta de recursos para ajudar as vítimas. Os deputados mineiros Jô Moraes e Wadson Ribeiro condenam o descaso e a irresponsabilidade da mineradora.






    Fonte: Portal Vermelho A Esquerda Bem Informada
    Leia mais!

    Blogs livres anunciam ato contra censura da TV Globo

    Blogs livres anunciam ato contra censura da TV Globo 

    Ato de desagravo a blogueiros processados pela Rede Globo vai reunir, na próxima segunda-feira (7), no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, às 19 horas, parlamentares, entidades da sociedade civil e blogs livres em defesa da liberdade de expressão e contra a censura da Rede Globo. A iniciativa do ato é do Instituto Barão de Itararé. 


    A Globo notificou extrajudicialmente os blogs Diário Centro do Mundo (DCM), O Cafezinho e Tijolaço para que se abstivessem de noticiar a história do triplex da família Marinho em Paraty A Globo notificou extrajudicialmente os blogs Diário Centro do Mundo (DCM), O Cafezinho e Tijolaço para que se abstivessem de noticiar a história do triplex da família Marinho em Paraty 
    Recentemente, a Globo notificou extrajudicialmente os blogs Diário Centro do Mundo (DCM), O Cafezinho e Tijolaço para que se abstivessem de noticiar a história do triplex da família Marinho em Paraty, no estado do Rio de Janeiro, cuja propriedade estaria em nome da offshore panamenha Mossak Fonseca.

    A queda de braço entre blogosfera progressista e a Globo pode ser expressa pela campanha nas redes sociais contra a emissora fluminense. No Twitter, por exemplo, a hashtag #FelizSemGlobo vem liderando o top trends no Brasil.

    Dentre os convidados para o evento pela liberdade de expressão estão os congressistas Paulo Pimenta (PT-RS), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Roberto Requião (PMDB-PR), bem como entidades como Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a ONG internacional Artigo 19 – que luta pela liberdade de expressão.

    Leia abaixo-assinado das entidades que promovem o ato de desagravo:

    Nós, abaixo-assinados, vimos a público repudiar o autoritarismo das Organizações Globo, responsáveis por mais um ataque frontal à liberdade de expressão ao lançar mão da judicialização da censura para intimidar blogueiros e jornalistas que investigam o caso do triplex em Paraty que, segundo uma fiscal do ICMBio, pertenceria à família Marinho, uma das mais ricas do Brasil. A informação foi divulgada pela agência Bloomberg, em 2012, e replicada pelo site UOL e pela revista CartaCapital.

    Veículos como O Cafezinho, Tijolaço, Diário do Centro do Mundo e Rede Brasil Atual aprofundaram as investigações nas últimas semanas e, estranhamente, receberam notificações extrajudiciais por publicarem reportagens e artigos sobre o suntuoso imóvel , construído em área de proteção ambiental. Os blogueiros também apontaram as suspostas ligações dos Marinho com a Mossack Fonseca, empresa multinacional investigada por ser especialista em abrir off-shores. A repercussão desagradou a empresa monopolista, que ordenou a retirada dos conteúdos do ar.

    O expediente adotado pela Globo, no entanto, revela uma estratégia comumente aplicada a quem ousa desafiar seus interesses: a ação judicial, com o fim de intimidar e sufocar, financeiramente, os que ameaçam – ou expõem – seu império.

    Além de ferir o direito fundamental da liberdade de expressão, as Organizações Globo também evidenciam sua ojeriza e intolerância para com as mídias alternativas. A ideia de que haja diversidade e pluralidade de vozes na mídia brasileira - inscritas em nossa Constituição -, ao que parece, desperta a ira dos proprietários da emissora. Também, pudera: com denúncia de sonegação fiscal na casa do bilhão, a empresa certamente tem muito mais que um triplex a esconder.

    Como em dezenas de casos de perseguição judicial a blogueiros e ativistas digitais, repudiamos a atitude censora da Rede Globo, talvez um resquício do período de sua ascensão econômica enquanto tentáculo midiático da ditadura militar. Afinal, ao tentar estrangular as mídias alternativas, a Rede Globo estrangula, também, a democracia.

    Subscrevem-se:

    - Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé

    - Altamiro Borges (Blog do Miro)

    - Conceição Oliveira (Maria Fro)

    - Conceição Lemes (Viomundo)

    - Luiz Carlos Azenha (Viomundo)

    - Renato Rovai (Revista Fórum)

    - Rodrigo Vianna (O Escrevinhador)

    - Wagner Nabuco (Caros Amigos)

    - Laura Capriglione (Jornalistas Livres)

    - Palmério Dória

    - Joaquim Palhares (Carta Maior)


    Fonte: Portal Vermelho A Esquerda Bem Informada
    Leia mais!

    Debate sobre equilíbrio ecológico reúne sociedade civil na 5ª-feira

    Debate sobre equilíbrio ecológico reúne sociedade civil na 5ª-feira  

    A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife realiza quinta-feira (03) a primeira oficina de debates para revisão e elaboração do novo Código de Meio Ambiente e Equilíbrio Ecológico. Esse encontro é voltado para os representantes da sociedade civil, movimentos populares, instituições de ensino e conselheiros do COMAM. 


    Lú Streithorst/PCR
     Cida Pedrosa apresenta proposta de atualização do código Cida Pedrosa apresenta proposta de atualização do código
    Inicialmente prevista para esta terça (01) e quarta (02), as primeiras oficinas foram adiadas para quinta (03) e sexta (04), em razão do número de inscrições.

    “É muito importante a participação de todos nesse debate para modernizar as diretrizes da política ambiental. A atualização do Código busca garantir o equilíbrio ambiental da cidade e prepará-la para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas”, destaca Cida Pedrosa, secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife.

    O primeiro dia é dedicado ao público em geral que desenvolverá as ideias e propostas junto ao corpo técnico da secretaria e especialistas contratados para esse trabalho. Já a sexta-feira é vez dos gestores públicos se debruçarem sobre a política de preservação das áreas verdes, aliada ao desenvolvimento econômico e urbano da cidade, assim como as normas e instrumentos ambientais usados.

    Em vigor desde 1996, o Código de Meio Ambiente passou por algumas modificações na área de licenciamento, no setor de sustentabilidade ambiental e, mais recentemente, no capítulo das infrações. A proposta agora é rever de forma ampla a lei que rege a política e os princípios do desenvolvimento ambiental do município.

    Durantes as oficinas, os debates vão abordar cinco temáticas: Educação Ambiental; Gestão Territorial; Áreas Protegidas; Saneamento Ambiental; e Controle Ambiental. Dentro disso, serão tratadas as perspectivas do equilíbrio ecológico (relação harmônica entre os diversos seres vivos e o ar, água e solo que propiciam a existência do sistema) e da resiliência (capacidade do sistema voltar ao seu equilíbrio após distúrbios climáticos ou influência humana).

    Quem quiser participar ainda pode se inscrever pouco antes do início do evento, que acontece, das 8h30 às 13h, no Instituto JCPM de Compromisso Social, no Shopping RioMar.

    Seminário

    Mais de 140 pessoas, entre representantes governamentais, sociedade civil, estudantes e especialistas, participaram, nesta sexta-feira (26), do seminário de abertura do processo de atualização  do Código de Meio Ambiente e Equilíbrio Ecológico, Lei Municipal Nº 16.243, em vigor desde 1996, que vai traduzir a nova Política Ambiental do Recife.



    “Esse seminário vai nos permitir, a partir de tudo que já construímos, atualizar nossos conceitos e nossa visão prática em termos de sustentabilidade ambiental. Além disso, em conexão com as demais políticas públicas, poderemos trabalhar mais e melhor por uma cidade fisicamente organizada, economicamente progressista, justa e sustentável do ponto de vista ambiental”, frisou o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira (foto), que participou do evento.


    Fonte: Portal Vermelho A Esquerda Bem Informada Pernambuco
    Leia mais!