segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Participe! Movimento comemora 35 anos de luta.























_________________________________________________


Coordenação do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa

Luci Machado - 8599.1442
José Semente - 8595.8666
Jacilda Nascimento - 9965.0916
Arlindo Lima - 8622.9518
Patricia Maria - 9183.9762
Augusto Semente - 9258.7195

Foto aérea da Mata do Engenho Uchoa 192ha de Mata Atlântica


Leia mais!

domingo, 23 de novembro de 2014

Ministério lança plataforma online sobre biodiversidade

Ministério lança plataforma online sobre biodiversidade

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lança nesta segunda-feira (24) o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr). A cerimônia será a partir de 9h, no auditório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília.


Reprodução
Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) reunirá bases de dados, ferramentas para gestão de coleções biológicas.Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) reunirá bases de dados, ferramentas para gestão de coleções biológicas.
O diretor de Políticas e Programas Temáticos da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped/MCTI), Osvaldo de Moraes, participa da abertura, às 10 horas. O evento terá transmissão ao vivo.

"O SiBBr é uma plataforma online que tem por objetivo reunir a maior parte possível de informações em biodiversidade, além de estimular a publicação, integrar e disponibilizar os dados da melhor forma possível", afirma a coordenadora-geral de Gestão de Ecossistemas da Seped, Andrea Nunes. "O SiBBr é o primeiro passo para o Brasil montar uma infraestrutura nacional de dados e conteúdos em biodiversidade".

O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) são parceiros no desenvolvimento, hospedagem e armazenamento de dados do SiBBr.

Ineditismo

De forma aberta, em uma só plataforma, o SiBBr disponibilizará bases de dados, ferramentas para gestão de coleções biológicas, publicações, qualificação e análise das informações. Os dados contribuirão para subsidiar pesquisas e apoiar o processo de políticas públicas associadas à conservação e ao uso sustentável dos recursos naturais.

Segundo a coordenadora, a iniciativa é inédita no Brasil. "Estamos criando um repositório de dados ecológicos que reúne qualquer dado em biodiversidade, como o diâmetro de uma árvore ou uma ocorrência de duas espécies juntas, por exemplo", explica. "Estamos abrindo espaço para quem quiser depositar a sua própria base de dados".

Para tanto, já foram firmadas parcerias com o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Até o final de 2016, serão disponibilizados mais de 2,5 milhões de registros de ocorrência de espécies a partir de coleções biológicas no Brasil e no exterior. Além dessas informações, estão sendo integradas diversas bases de dados de coleções biológicas brasileiras que já se encontram online. Por meio do SiBBr, também será disponibilizado acesso à produção bibliográfica e a outras mídias, como bancos de sons e de imagens.

Impactos
Para o diretor do MPEG, Nilson Gabas Jr., a proposta de integrar e concentrar informações sobre a biodiversidade brasileira, hoje alocada em diversos locais, é importante tanto para a comunidade científica como para a sociedade em geral, incluindo os setores socioambiental e produtivo.

O resultado desse trabalho, segundo ele, é a maior acuidade dos dados, o que contribui para melhoraria da qualidade da informação. "A maior vantagem é ter reunidos, em uma única plataforma, os dados sobre a riqueza biológica do país, o que otimiza a busca de informações e auxilia na correção de possíveis erros", acrescenta Gabas.

A plataforma permite aos pesquisadores checar, acrescentar ou mesmo corrigir, as informações ali depositadas. "Isso é necessário para orientar pesquisas futuras e contribuir para a elaboração de políticas públicas, permitindo estabelecer políticas de preservação e uso sustentável de recursos biológicos", afirma Gabas.

Até o momento, o MPEG incluiu mais de 200 mil registros no SiBBr. "O museu se insere nesse processo com muito empenho, pois temos perseguido um aprimoramento constante no campo da biogeoinformática, no inventário da diversidade biológica e na organização das coleções científicas. O aperfeiçoamento desse processo já tem impacto nas politicas públicas na Amazônia, especialmente no Pará", informa o diretor.

Programação

Após o lançamento da plataforma online haverá uma mesa-redonda com o tema Rumo à construção de uma infraestrutura nacional de dados em biodiversidade. "Vamos explicar o conceito do sistema, o lugar que o SiBBr ocupa dentro dele e como isso se mescla com várias iniciativas nacionais", afirma a coordenadora-geral, Andrea Nunes.

Segundo ela, a plataforma é parte de um pacote de ações do ministério para tornar a informação em biodiversidade disponível. Às 17 horas, haverá uma palestra sobre Data papers e incentivos para a publicação.

Na terça-feira (25), ocorre um workshop sobre Boas práticas na gestão e informatização de coleções científicas. "Ali serão apresentadas algumas das melhores experiências de outros países em relação à disponibilização de dados em biodiversidade", explica Andrea.

De quarta-feira (26) a sexta-feira (28) haverá um treinamento no uso de softwares e ferramentas.

Serviço:

Evento: Lançamento do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr)

Data: 24/11/14
Horário: das 9 horas às 18 horas

Local: Auditório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
SHIS QI 1 Conjunto B – Blocos A, B, C e D, Lago Sul, Brasília/DF

Fonte: Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação



Publicado: Vermelho A Esquerda Bem Informada
Leia mais!

sábado, 22 de novembro de 2014

35 ANOS DE LUTA

                                                                                                     
                        "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”.
                                                                                                        
                          FERNANDO PESSOA 

35 ANOS DE LUTA
 Chegamos aos 35 anos de luta, pela preservação dos 192ha de Mata do Engenho Uchoa, remanescente de Mata Atlântica, com varias conquistas.                                   
O Grupo de Amigos da Mata do Engenho Uchoa lutou, bravamente, contra toda sorte de depredação na Mata e conseguiu extinguir projetos de construção de:
              1 - Privê de alto luxo
              2 - Casas populares
              3 - Redução da área da Mata.
              Em finais dos anos 90, o Grupo de Amigos da Mata do Engenho Uchoa ampliou –se, transformando – se no Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa ( Hoje, constituído de mais de cem entidades ).
               A luta continuou, o Movimento venceu:
               1 - Várias tentativas de invasões.
               2 - Incêndios criminosos.
               3 – O projeto de instalação da Usina de lixo na APA Rousinete Falcão.
              O  Movimento conquistou:
               1 – Plano de Manejo para a área da Mata do Engenho Uchoa, denominada Refúgio de Vida Silvestre.
               2 – O aumento da área protegida, Refúgio de Vida Silvestre, de 20 para 171 hectares.
              O Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa vem contribuindo com o fortalecimento das lutas pelas  reformas de que o país necessita, para melhor qualidade de vida da população. A  Reforma Política, Agrária, da Educação, e  a Urbana.

              Esperamos que a Reforma Urbana seja uma realidade, nesse governo; que o Poder Público contemple a sociedade recifense com mais  uma área verde na cidade - O Parque Natural Rousinete Falcão.


Recife – Pernambuco - Brasil, 22 de novembro de 2014

_____________________________________________________

Coordenação do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa

Luci Machado - 8599.1442
José Semente - 8595.8666
Jacilda Nascimento - 9965.0916
Arlindo Lima - 8622.9518
Patricia Maria - 9183.9762
Augusto Semente - 9258.7195

Foto aérea da Mata do Engenho Uchoa 192ha de Mata Atlântica


Leia mais!

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Venha participar das comemorações dos 35 anos do Movimento

Venha participar das comemorações dos 35 anos do Movimento

 C O N V I T E

Para avançar mais o Brasil necessita de reformas estruturais tais como urbana e política, só para citar duas.

A Escola Presidente Humberto Castello Branco, junto com as escolas Barão do Bonito, Marcelino Champagnat e a Escola Municipal Dr. Antônio Correia, numa demonstração da força da sua organização e também de que é preciso de mais cuidado com as cidades e por extensão de que uma REFORMA URBANA se faz necessário para uma cidade mais humanizada, estará realizando no dia 22 / 11 / 2014 (próximo sábado) o seu 14º desfile ecológico nos 35 anos do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa.

Pela implantação do Parque Natural Rousinete Falcão a luta continua e com a sua presença seremos mais fortes.

Concentração as 7:30h na Escola Presidente Humberto Castello Branco, na Av; Doutor José Rufino, 2.993 em Tejipió - Recife/PE com caminhada até a Escola Barão do Bonito na Praça Fernando Galvão - Areias - Recife/PE.


_____________________________________________________

Coordenação do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa

Luci Machado - 8599.1442
José Semente - 8595.8666
Jacilda Nascimento - 9965.0916
Arlindo Lima - 8622.9518
Patricia Maria - 9183.9762
Augusto Semente - 9258.7195

Foto aérea da Mata do Engenho Uchoa 192ha de Mata Atlântica



Leia mais!

Manifesto Reforma Política Democrática Já

Coalizão pela Reforma Política Democrática lança manifesto

As entidades que participam da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas divulgaram o “Manifesto – Reforma Política Democrática Já!”, que convoca o povo brasileiro, entidades e movimentos sociais para se incorporarem na luta pela aprovação do Projeto de Lei de Iniciativa Popular pela Reforma Política Democrática. 


Mídia Ninja
Em defesa da Reforma Politica, 15 mil pessoas saíram às ruas na capital paulista.Em defesa da Reforma Politica, 15 mil pessoas saíram às ruas na capital paulista.
A coalizão, composta por mais de cem entidades representativas da sociedade civil, entre as quais a OAB, CNBB, UNE, Ubes, CUT, CTB, Contag, apresenta ao povo o projeto de iniciativa popular que propõe, entre outros pontos, o fim da influência do poder econômico e o barateamento das campanhas eleitorais, a extinção do financiamento por empresas ou adoção do financiamento democrático de campanha, através do financiamento público e da contribuição do cidadão, não ultrapassando 40% do financiamento público. As demais propostas estão descritas no manifesto.

Para essa nova etapa da campanha, o manifesto convoca a mobilização no sentido de reforçar a coleta de assinaturas em defesa da reforma política democrática. O objetivo é chegar a 1,5 milhão, para entregar o documento ao Congresso Nacional. O texto convoca ainda a sociedade para a realização de debates da proposta com amplos segmentos, nas universidades, escolas, igrejas, sindicatos e outras entidades do movimento social.

O objetivo é fortalecer a correlação de forças com outros movimentos que também buscam a reforma política democrática, ainda que empregando estratégias próprias, mas sempre nutrindo a convicção de que a vitória depende da mobilização e participação popular.

A Coalizão reivindica que o Supremo Tribunal Federal dê continuidade ao julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade interposta pela OAB contra o financiamento de campanha por empresas, onde maioria do tribunal já se mostrou favorável.

OAB defende “financiamento democrático” das campanhas eleitorais
Nesta terça-feira (18), a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania  (CCJ) da Câmara debateu com representantes de movimentos sociais, advogados e cientistas políticos, duas propostas que alteram regras para reeleição, criação de partidos, coligações eleitorais, distribuição de recursos do fundo partidário e de tempo de TV.

O debate foi proposto, no fim do ano passado, pelo deputado licenciado Ricardo Berzoini (PT-SP). “Ao longo dos últimos 15 anos diversas propostas de reforma política e de reforma eleitoral rechearam a pauta do Congresso Nacional com essa temática, sem que mudanças profundas, quiçá superficiais, embora urgentes, tenham avançado na pauta legislativa”, constata o parlamentar.

No debate, o secretário-geral da OAB, Cláudio de Souza Neto, se manifestou em relação à regra para financiamento das campanhas eleitorais prevista na Proposta de Emenda à Constituição, que está em tramitação na CCJ da Câmara dos Deputados.

Enquanto a PEC admite um sistema misto de financiamento (privado, público ou a combinação de ambos), a OAB defende que “empresas, empreiteiras, financeiras e pessoas jurídicas de modo geral” sejam excluídas desse processo. “Nossa proposta não é de financiamento público nem privado, mas de financiamento democrático”, afirmou Cláudio de Souza Neto.

Para a OAB, o financiamento empresarial está no centro dos casos de corrupção na política e estimula a prática da ilicitude. A doação financeira dos eleitores seria admitida, mas dentro de um limite nominal de pequeno valor. Como na Coalizão, a OAB também defende o barateamento das campanhas eleitorais, sobretudo com restrições ao número de candidatos.

Leia a íntegra do manifesto em PDF abaixo.

Do Portal Vermelho,
Com informações da Agência Câmara
Matéria atualizada às 17h10 para acréscimo de informações


Download Manifesto Reforma Política Democrática Já


Fonte: Portal Vermelho A Esquerda Bem Informada
Leia mais!

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Oh, linda Fliporto!

Olinda se prepara para receber a Fliporto 2014

Festa Literária movimenta ruas e ladeiras do Sítio Histórico. Prefeitura organiza infraestrutura para garantir acesso, conforto e segurança de visitantes

Por Daniel Vilarouca
moldura-portal-fliporto--12-11-2014Tem início, na noite desta quinta-feira (13), a décima edição da Festa Literária Internacional de Pernambuco, a Fliporto. Este ano, o evento se descentraliza. Além de ocupar parte da Praça do Carmo, toma conta ainda do Mosteiro e do Colégio de São Bento. Nas ruas, a Prefeitura de Olinda, parceira na realização da Festa, preparou uma infraestrutura que garante o acesso e a participação de todos.
As secretarias de Transporte e Trânsito, Controle Urbano, Serviços Públicos e Saúde trabalham unidas para garantir a segurança, a tranquilidade e o conforto daqueles que vierem conferir a Fliporto, entre os dias 13 e 16. Como grande parte das atividades da Festa se concentram, este ano, no Colégio São Bento, bloqueios de trânsito serão montados nas ruas 10 de Novembro, Manoel Ribeiro e Dr Justino Gonçalves, todas transversais da Avenida Sigismundo Gonçalves e que dão acesso ao Sítio Histórico (confira os mapas abaixo).
TRÂNSITO - Trinta agentes de trânsito estarão espalhados por pontos específicos, orientando motoristas e pedestres para rotas alternativas. Os funcionários começam a trabalhar cedo, a partir das 7h, mas os bloqueios iniciam somente às 16h, na quinta e sexta-feira, e às 15h, no sábado e no domingo. Em todos os dias, as ruas serão liberadas a partir das 22h. Os agentes estarão atentos também para a questão do estacionamento irregular.
CONTROLE URBANO - A Secretaria de Controle Urbano ajudou na seleção e orientação dos comerciantes que irão trabalhar na Praça de Alimentação da Fliporto, dentro do Colégio São Bento. Do lado de fora, agentes fiscalizarão o comércio ambulante no entorno da unidade de ensino, na Praça do Carmo e no Mosteiro de São Bento.
SAÚDE – A Saúde irá disponibilizar uma ambulância do Samu para atendimentos de emergência. A unidade ficará estacionada nas proximidades do Colégio São Bento, dentro da área de bloqueios de trânsito. Além disso, a Vigilância Sanitária estará fiscalizando alimentos e bebidas comercializadas dentro e fora do Colégio.
SERVIÇOS PÚBLICOS - Já a Secretaria de Serviços Públicos vem reforçando os trabalhos de manutenção no entorno dos polos da Fliporto. Durante os dias da Festa, a iluminação será ampliada e garis intensificarão a limpeza das ruas do Sítio Histórico.

Fliporto – Festa Literária

Em 2014, a Fliporto, mais uma vez, reinventa-se, e com o tema ‘Literatura é coisa de cinema’ exalta um dos temas mais frequentes e de significativo alcance na literatura: a sétima arte. Uma das mais famosas Igrejas barrocas do Brasil, a do Mosteiro de São Bento, em Olinda, será parte integrante do evento, quando se dará a abertura da festa literária, que este ano homenageará o escritor, acadêmico da Academia Brasileira de Letras (ABL) e dramaturgo, Ariano Suassuna, autor de ‘O Auto da Compadecida’ e ‘A Pedra do Reino’ entre outros. O Colégio São Bento, localizado no coração da cidade de Olinda, irá receber os polos da Fliporto em suas dependências.

Veja mais


Fonte: Site Prefeitura da Cidade de Olinda
Leia mais!

Última do ano

Prezados(as) Conselheiros(as)
Nossa última reunião do ano será no dia 18 de novembro, terça-feira, às 09:00 horas da manhã.

Pauta:
1 - a inserção de novos conselheiros nos grupos de trabalho, criados na última reunião;

2 - substituição da Gestora e Presidente do Conselho Gestor do RVS Mata do Engenho Uchôa.

Local: Escola Presidente Humberto Castello Branco, na Av; Doutor José Rufino, número 2993 em Tejipió.

A sua presença é muito importante!

Por favor, confirmem sua  presença.

Abraços.

Cristina Lundgren
Presidente do Conselho Gestor do RVS Mata do Engenho Uchoa
Em tempo:
Vamos aproveitar e fazer nossa confraternização, para isso levem salgados ou doces e refrigerantes.

_____________________________________________________

Coordenação do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa

Luci Machado - 8599.1442
José Semente - 8595.8666
Jacilda Nascimento - 9965.0916
Arlindo Lima - 8622.9518
Patricia Maria - 9183.9762
Augusto Semente - 9258.7195

Foto aérea da Mata do Engenho Uchoa 192ha de Mata Atlântica





Leia mais!

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

domingo, 9 de novembro de 2014

Movimentos sociais se mobilizam pela democratização da mídia

Movimentos sociais se mobilizam pela democratização da mídia

Movimentos sociais discutiram, nesta sexta-feira (7), os temas que devem ser levados para o Fórum Mundial de Mídia Livre na Tunísia, em março de 2015. Nesse sentido, a democratização dos meios de comunicação foi apresentada como uma pauta que precisa ser internacionalizada. 


Reprodução
  
“Organizar mais coletivamente a nossa participação em um processo internacional, que tende a devolver ao Brasil a pressão pela democratização da mídia”, disse a jornalista e ativista da Ciranda Internacional da Comunicação Compartilhada, Rita Freire.

O encontro de mídia livre ocorre junto com o Fórum Social Mundial. Até o fim do ano, os militantes da área de comunicação pretendem colocar em consulta pública um documento que será finalizado no fórum do próximo ano. Para isso, estão sendo feitas reuniões preparatórias como a de hoje. O grupo reúne-se novamente amanhã (8), quando haverá comunicação por videoconferência com ativistas da Tunísia e da Faixa de Gaza.

Para a militante do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Renata Mielli, a democratização dos meios de comunicação é um processo que fica incompleto se for feito isoladamente, apenas no Brasil. “Se nós não tivermos ações políticas internacionais, buscando a garantia de espaços democráticos de comunicação, nós vamos continuar tendo dificuldades internas. Porque o fluxo de informações que chega ao Brasil sobre o mundo é muito desequilibrado”, avaliou.

Na opinião de Renata, o cidadão brasileiro tem dificuldade em ter acesso a informações fidedignas sobre o que se passa em outros países devido aos “filtros ideológicos” dos grandes veículos de comunicação. “O que a gente recebe de informação que vem da Venezuela, do que acontece na Argentina, no Uruguai, no Equador. Isso para falar no continente que nós estamos, mas fora do continente é pior ainda”, disse ao citar ainda a cobertura jornalística da epidemia de ébola.

Rita Freire criticou ainda a cobertura nacional sobre as atividades dos movimentos sociais. “As agendas do movimento social não são tratadas pela nossa mídia. Quando são tratadas, são distorcidas, os movimentos são criminalizados e aquilo que nós estamos dizendo não é ouvido”, reclamou.

Por isso, Rita defendeu uma articulação conjunta para pressionar o Poder Público no sentido de implementar políticas que garantam uma comunicação mais plural. “Amanhã nós temos reunião com organizações do Fórum Social Mundial, para que organizações que não são da comunicação assumam essa pauta”, disse.

Fonte: Agência Brasil




Fonte: Portal Vermelho A Esquerda Bem Informada 
Leia mais!

domingo, 2 de novembro de 2014

5 de novembro reunião ordinária do Movimento

C o n v i t e

O Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa convida para participar da reunião ordinária do mês de novembro.
 
1. Informes;

2. O MOVIMENTO e o resultado das eleições;

3. O 14º Movimento Ecológico da Escola. Presidente Humberto Castello Branco;

4. 35 anos do MOVIMENTO;

5. Confraternização de 2014, do MOVIMENTO.

Data: 05/11/2014 ( quarta-feira )
Hora: 9 horas
Local: Escola Presidente Humberto Castello Branco
           Av. Dr. José Rufino, 2.993 - Tejipió – Recife/PE.
           Tel. 3252.9941/3181.2956

Sua presença será necessária para o desenrolar da luta pelo Parque Natural Rousinete Falcão nos CENTO E NOVENTA E DOIS HECTARES remanescente de Mata Atlântica, reconhecida pela ONU como RESERVA DA BIOSFERA MUNDIAL
Coordenadores ( ras ):
Luci Machado - 8637.1747
José Semente - 8595.8666
Jacilda Nascimento - 9965.0916
Arlindo Lima - 8622.9518
Patricia Maria 9183.9762
Augusto Semente - 9258.7195


Mata Atlântica Sim!
Recife Merece Mais um Parque!


Foto aérea da Mata do Engenho Uchoa 192ha de Mata Atlântica

Leia mais!

Vamos a luta em defesa do Governo Dilma e da Reforma Política



Em sete de setembro, com o término da votação do Plebiscito Popular pela Constituinte do Sistema Político, encerramos a primeira etapa da campanha de forma vitoriosa. Muito mais que os 7,7 milhões de votos Brasil afora, foi possível construirmos um grande força política rumo à construção de um novo e imprescindível projeto de nação, verdadeiramente democrático, horizontal, solidário e participativo.

Vencido também o período eleitoral, em 26 de outubro, demos mais um passo decisivo na continuidade da nossa campanha para mudar o sistema político, com a eleição de uma presidenta comprometida com a luta pela Reforma Política. Já no seu primeiro pronunciamento, a Presidenta Dilma reafirmou esse compromisso, revelan...do que ouviu o clamor das jornadas de junho do ano passado e também da campanha do Plebiscito Popular.

Em oito de outubro, a Plenária Estadual de Pernambuco de avaliação do Plebiscito Popular, acontecida em Recife, reconheceu que é determinante a continuidade de cada um dos Comitês do Plebiscito Popular, mas, agora, como Comitês pela Constituinte, mantendo firme e viva a chama da mudança a que almejamos.

Dados esses avanços, mais que nunca, é preciso redobrar a mobilização para assegurar a campanha vitoriosa rumo à Constituinte do Sistema Político e, ao mesmo tempo, remover os obstáculos e deter as reações conservadoras que procuram manter seus privilégios e alijar o povo de exercitar o poder que lhe é de direito. Tais reações conservadoras também se manifestaram quando da derrubada, na Câmara dos Deputados(as), do decreto presidencial 8.243 de 2014, que criou a Política Nacional de Participação Social, com diversas instâncias para que a sociedade acompanhasse e influenciasse as políticas públicas.

Sigamos juntas/os, ocupando ruas e praças para que nossa voz seja ouvida e respeitada!

Constituinte quando? Já!!!


ABONG - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

Caatinga

CÁRITAS CNBB Regional NE II

Centro Sábia

Coletivo Antiproibicionista de Pernambuco

Coletivo Quilombo

Consulta Popular

CTB - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil

CUT - Central Única dos Trabalhadores e Trabalhadoras

FETAPE

Fórum de Mulheres de Pernambuco / Articulação de Mulheres Brasileiras

Levante Popular da Juventude

Juventude do Partido dos Trabalhadores - PE

Marcha Mundial de Mulheres

Movimento dos Trabalhadores Cristãos

MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

PJR - Pastoral da Juventude Rural

Pastoral da Juventude do Meio Popular

Partido Comunista do Brasil

Setor Pastoral Social CNBB NE II

Leia mais!