sábado, 31 de março de 2012

Criação e Implantação Conselho Gestor Refúgio de Vida Silvestre

C o n v i t e




Reunião ordinária do Movimento. Assunto: constituição do Conselho Gestor Refúgio de Vida Silvestre - RVS ( parte estadual contida na Mata do Engenho Uchoa ). Dê-nos a honra de sua presença com sua contribuição.

Clique abaixo e acesse o Decreto Estadual nº36.627/2011 sobre a Criação e Implantação de Unidades de Conservação de Pernambuco. 


 
Dia: 02 / 04 / 2012 (segunda-feira)
Hora: nove horas

Local: Escola Presidente Humberto Castello Branco
           Av. Dr. José Rufino, 2.993 - Tejipió – Recife/PE.
            Tel. 3252.9941 / 3181.2956


Coordenadores (ras):

Luci Machado 3251.2628 / 8637.1747
José Semente 3455.1721 / 8595.8666
Jacilda Nascimento 3251.3830 / 9965.0916
Arlindo Lima 3251.1265 /8622.9518
Patrícia Maria 9183.9762
Augusto Semente 3469.0598 / 9258.7195




Mata Atlântica Sim!
Recife Merece Mais um Parque!

Leia mais!

quinta-feira, 22 de março de 2012

As Sementes da Paixão

A Semente da Paixão é aquela semente de variedade local selecionada e adequada ao semiárido que vem sendo trabalhada e guardada desde as gerações passadas. Essas sementes estão nas casas das famílias de cada agricultor e agricultora ou nos bancos de sementes comunitários.
  
A demoninação  da Semente da Paixão é muito forte na Região da Borborema, no estado da Paraíba, onde agricultores conservam através de seu uso, raridades genéticas adaptadas ao semiárido nordestino, o que na ciência se chama de banco de germoplasma. 



As sementes são conservadas entre períodos de plantio utilizando técnicas simples, entre outras, por exemplo, o armazenamento em recipientes bem preenchidos de sementes e bem fechados (herméticos).

Os agricultores das Sementes da Paixão não usam nenhum tipo de agrotóxico.

A perpetuação das sementes é feita através dos plantios nas suas lavouras. Há o hábito de troca de sementes entre agricultores. O  banco de sementes comunitário é uma das estratégias utilizadas por estes agricultores, numa fantástica forma de socializar e expandir sementes que significam a segurança e soberania alimentar das pessoas da região.

Por não usarem Agrotóxicos essa agricultura e esses agricultores tornam-se aliados na conservação das abelhas nativas, pois suas plantas propiciam a coleta de nectar e pólen sem nenhuma ameaça para estes polinizadores.

O agricultor e poeta Sr. Joaquim tem uma poesia "Indignação dos Guardiões das Sementes" que fala sobre a ameaça aos agricultores familiares da distribuição de sementes pelos governos. São sementes padronizadas, algumas alteradas geneticamente e conservadas com agrotóxico.





Indignação dos Guardiões das Sementes
(Joaquim Pedro de Santana)

Jesus mestre salvador
Lá do céu está vendo
O que é que estão fazendo
Com o povo agricultor
É tirar o nosso valor
Mandar sementes pra gente
Com veneno é indecente
Deus não vai dar o perdão
É a indignação dos guardiões da semente
De apoio precisamos
Federal ou do Estado
Mas devemos ser consultados


Para saber o que plantamos
Por que nós não aceitamos
Virem com veneno pra gente
Saber que é indecente
Para nossa plantação
Esta é a indignação dos guardiões das sementes
Temos 38 espécies
230 variedades
Todas de boa qualidade
Que o povo todo conhece
Não sei o que acontece
Programas mandar pra gente
Só quatro achamos indecente
Fazemos revolução
É a indignação dos guardiões da semente
Nós sabemos que se plantar
As nossas variedades
Teremos com qualidade
Segurança alimentar
Também nós vamos zelar
O nosso meio ambiente
É bastante diferente
Desta outra plantação
É a indignação dos guardiões da semente
Nossos avós e nossos pais
Nos ensinaram a plantar
E também armazenar
Com produto naturais
Pimenta do reino é capaz
Para o trabalho da gente
Casca de laranja é excelente
Para a boa germinação
Está é a indignação dos guardiões da semente
Pedimos para não plantar
Pois temos diversidade
Mas se houver necessidade
De perto dela passar
Máscara e luva vamos usar
Para proteger a gente
Pois veneno é indecente
O mesmo é coisa do cão
Essa é a indignação dos guardiões da semente
Nos também temos clareza
Que o problema é financeiro
E com nosso dinheiro
Enricar mais as empresas
Veneno na nossa mesa
Com dinheiro da gente
Se chegar na minha frente
Digo ao chefe da Nação
Está é a indignação dos guardiões da sementes
No banco a semente está
Para a nossa autonomia
Pra quando chegar o dia
De o agricultor plantar
É só ele ir lá buscar
Voltar feliz e contente
Porque tem em sua frente
As sementes da paixão
Essa é a libertação dos guardiões da semente


Fonte/consulta: http://aspta.org.br/2012/03/indignacao-dos-guardioes-das-sementes/

   Imagem:      http://pratoslimpos.org.br/?p=2285

Fonte: APIME

Leia mais!

quarta-feira, 21 de março de 2012

20 de março às 02h14 teve inico o Outono

CARACTERÍSTICAS GERAIS

O Outono inicia-se 02h14 do dia 20 de março de 2012 . Sendo uma estação de transição entre o verão e inverno, verificam-se características de ambas, ou seja, mudanças rápidas nas condições de tempo, maior freqüência de nevoeiros e registros de geadas em locais serranos das Regiões Sudeste e Sul. Nota-se uma redução das chuvas em grande parte do País, com o registro dos maiores totais de chuva, superiores a 700 mm, no extremo norte das Regiões Norte e Nordeste e no leste do Nordeste, onde se inicia o período mais chuvoso. No restante do País, predominam totais de chuva entre 150 mm e 400 mm. Nas Regiões Sul, Sudeste e parte da Região Centro-Oeste do Brasil, as temperaturas tornam-se mais amenas devido à entrada de massas de ar frio, com temperaturas mínimas que variam entre 12ºC a 18ºC, chegando a valores inferiores a 10ºC nas regiões serranas. Nestas mesmas áreas, as temperaturas máximas oscilam entre 18ºC e 28ºC. Nas Regiões Norte e Nordeste, as temperaturas são mais homogêneas: a mínima variando em torno de 22ºC, e a máxima variando entre 30ºC e 32ºC.

Leia mais!

segunda-feira, 19 de março de 2012

Bertotti destaca vocação científica e tecnológica do Parque do Jiquiá


O secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife, José Bertotti, destacou na manhã desta sexta-feira (16) a importância e o significado da iniciativa do prefeito João da Costa de dotar a área do Parque do Jiquiá, localizada no coração de vários bairros da zona Oeste do Recife, com equipamentos públicos de qualidade e de acentuada vocação científica e tecnológica. Ele participou da solenidade de assinatura de convênios e ordem de serviço para recuperação do espaço.
Bertotti_parque_do_jiquia
José Bertott e o prefeito João da Costa. Foto: Fernando Silva/PCR


“O Parque do Jiquiá pela importância histórica que tem, pela importância da torre de atracação, que já foi estabilizada e agora será totalmente restaurada, vai ser objeto de pesquisa arqueológica para resgatar o que significou ter no Recife um campo de atracação do Zeppelin e do Hindenburg ainda na década de 1930”, disse Bertotti.


Ele lembrou que a primeira vez que o Zeppelin partiu da Europa rumo à América, foi no Recife que ele aportou, não só pela localização geográfica, porque havia condições técnicas de fazer a atracação, de fazer manutenção, mas também porque a cidade podia recepcionar esse grande equipamento.

torre_jiqui
Torre de atracação. Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem


“Vale ressaltar que esta é única torre de atracação de dirigíveis que sobrou no mundo. Na Europa existe o Museu do Zeppelin, que conta a história e tem foto desta torre, mas não tem esta torre. Isso permite também que se faça a ponte entre a história do Recife e a história de sua relação com os diversos países, com diversos pólos e aqui nós temos uma fonte de cultura e tecnologia”, ressaltou o secretário de C&T do Recife.


Segundo ainda Bertotti, dentro da destinação científica e cultural do Parque do Jiquiá está incluída a realização de projeto básico e executivo que pode ser conferido no quiosque ali instalado, sendo possível identificar o que está contratado em parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia e com o Governo do Estado para construir o Planetário de Pernambuco.


“Recife construiu o primeiro observatório astronômico das Américas ainda em 1633, mas posteriormente não tivemos a oportunidade de divulgar e de polir essa cultura da astronomia na cidade. O planetário é, portanto, um equipamento muito importante e, juntamente com o Museu da Ciência que vai ser também instalado, será um equipamento didático para usufruto de nossas escolas municipais e para o ensino da ciência. Além disso, implantaremos diversos equipamentos de lazer também com essa vocação para a ciência e a tecnologia”, explicou.


Importância dos apoios



O secretário de C&T da Prefeitura do Recife fez questão de destacar o papel da bancada de parlamentares de Pernambuco para a realização do projeto. “Temos o senador Humberto Costa (PT) e o deputado federal Pedro Eugênio (PT), que se destacaram como interlocutores no Congresso Nacional para a liberação dos recursos. Temos também o deputado federal Roberto Teixeira (PP), que teve também um papel importante, bem como a secretária estadual de Esportes, Ana Cavalcanti, que implementará uma praça de esportes no parque com recursos do Ministério do Esporte”, registrou Bertotti. Ele destacou ainda a participação do ex-secretário estadual de Esportes, George Braga (PCdoB), que deu início ao processo de implantação da praça de esportes no local.

george_no_parque_do_jiquia
Secretária Ana Cavalcanti e o ex-secretário George Braga. Foto: Secretaria de Esportes



José Betottti lembrou ainda o processo de construção do projeto de recuperação do parque. “Nós viemos trabalhando com essa ação desde a primeira conversa que o prefeito João da Costa (PT) e a deputada Luciana Santos (PCdoB) tiveram com o então ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende (2005-2010), que deu apoio para que nós pudéssemos iniciar as ações de consolidação do parque”.


Unidade política



Ele destacou também a importância da unidade das forças políticas que dão sustentação aos governos do prefeito João da Costa, Eduardo Campos e Dilma Rousseff. “Para mim e o PCdoB, juntamente com Luciano Siqueira, essa ação tem um significado muito importante. Temos a consciência de que a unidade das nossas forças é que dá sustentação a esses governos e permitem que nós façamos as transformações que estamos vivendo aqui hoje e no Estado de Pernambuco. Esse é um traço muito característico que temos identificado: o diferenciamento das políticas públicas implementadas, que estão traduzidas nas ações do governo e nesta atividade que realizamos aqui com a população e a academia presentes”.


Uma vocação que nasce



Em seu pronunciamento, Bertotti afirmou ainda que as ações do governo João da Costa no Parque do Jiquiá se juntam a outras ações da gestão municipal na área de ciência e tecnologia, “identificando o Recife com sua verdadeira vocação, que é muito forte na área de serviços e na área de comércio, mas tem pólos tecnológicos consolidados, inclusive na área de Tecnologia da Informação, como o Porto Digital que amplia suas atividades agora para a economia criativa, além do parque tecnológico de eletro e eletrônicos”.


Para o secretário municipal de C&T, “temos ainda a demanda de construir no Recife outros parques tecnológicos e de consolidar mais essa vocação da cidade, pois não é possível que tenhamos uma cidade com vocação tecnológica e não possamos nos aproximar da população do Recife com ações de divulgação científica, com ações que ampliem a participação popular no desenvolvimento científico da cidade”.


“A responsabilidade do prefeito João da Costa e nossa, como membro de sua administração, com todos esses parceiros que estão aqui é fazer com que as coisas avancem e fazer com que possamos aqui construir de fato um elo com a população. O parque é uma área de lazer, mas que também proporciona uma visão do desenvolvimento progressista com ciência e tecnologia, com inovação na nossa cidade”, concluiu.

Fonte: site deputado Luciano Siqueira
16 de Março de 2012

Leia mais!

quarta-feira, 14 de março de 2012

domingo, 11 de março de 2012

Olinda comemora 477 anos de história

9 de Março de 2012 - 14h35

Olinda comemora 477 anos de história

O dia 12 de março é data de festa em Olinda. Em 2012, a cidade patrimônio da humanidade comemora 477 anos e a Prefeitura preparou uma programação especial para marcar a data. A comemoração começa às 6h, com o repique dos sinos das igrejas do Sítio Histórico.



Renildo cortando o bolo no ano passado em Olinda.

Na parte da tarde, às 16h, o prefeito Renildo Calheiros sanciona a lei que cria a Política Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas de Olinda. A lei foi proposta pelo vereador Marcelo Santa Cruz e foi amplamente discutida com a sociedade civil. Os encontros foram realizados sob a coordenação da Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda. Além das políticas públicas voltadas para questões de leitura, a lei é a primeira a garantir a acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais. O prefeito Renildo também sanciona a lei que cria em Olinda o Dia Municipal da Poesia Popular.

Dando sequência as comemorações, será lançado o livro Olinda: Um Presente do Passado, do escritor olindense Carlos Bezerra Cavalcanti. Na publicação, o autor oferece um rico roteiro sobre a antiga Marim dos Caetés além de traçar um relato dos principais acontecimentos da história da cidade.

CINE OLINDA – A Prefeitura de Olinda e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan realizam a assinatura do convênio para a última etapa das obras do Cine Olinda Convenções. Esta etapa final será para as áreas de climatização, acústica, equipamento e mobiliário. Dos R$ 2.173,913,04 que serão gastos nessa etapa de reforma do Cine Olinda, R$ 2 milhões foram levantados pelos Deputados Federais Luciana Santos (PCdoB) e João Paulo (PT), com R$ 1,5 milhão e R$ 500 mil respectivamente, através de emendas parlamentares de suas autorias.

Ao final desta etapa, o Cine Olinda Convenções contará com a seguinte estrutura: uma sala de cinema e teatro-convenções, com capacidade máxima de 320 lugares, um 1 auditório – sala multifuncional no piso inferior com capacidade de 80 lugares, uma sala multimídia – sala de reunião no piso superior com capacidade para 30 pessoas, uma sala para administração do espaço, uma cabine de projeção, um depósito, além de uma copa – lanchonete.

APRESENTAÇÕES – O Coral Encanto de Olinda, formado por crianças dos projetos assistidos pela Secretaria Social de Desenvolvimento Econômico abre a programação cultural às 18h com uma apresentação que, além de 120 crianças, contará também com a regência do Maestro Spock e participação da Spock Frevo Orquestra. O repertório será formado por canções de carnaval e um dos momentos mais emocionantes será o dueto do Maestro Spock com a filha de Getúlio Cavalcanti, Alessandra Cavalcanti, que cantarão juntos a música Noite dos Mascarados.

Na sequência, é a vez do coral São Pedro Mártir, que é o mais antigo em atividade da América Latina, fundado em 1937. No início, o grupo era formado apenas por vozes masculinas e as apresentações eram feitas apenas nas igrejas. Atualmente, o coral é misto e também canta peças da cultura popular e do folclore regional e nacional. A regência é do maestro Paulo Andrade e o repertório será de músicas em homenagem a Olinda, além de um mix especial com maracatus de baque solto e frevos tradicionais.

Às 19h, será a hora do tradicional parabéns pra você e o corte do bolo recheado gigante que pesará 477 quilos e será oferecida pela Padaria Esmeralda. Os ingredientes do bolo, que terá recheio de chocolate, cobertura e a arte em papel arroz, são 130Kg de farinha de trigo, 51 Kg de manteiga, 63 litros de leite, 7Kg de chocolate em pó, 51Kg de ovos e 4Kg de fermento. Já o recheio será de 50Kg de mix creme, 2Kg de chocolate em pó e 100 litros de leite. Por fim, a cobertura será de 27Kg de gordura hidrogenada, 14Kg de açúcar confeiteiro e 11Kg de leite condensado.

Para terminar a noite com chave de ouro, a cantora de samba Alexa sobe ao palco às 21h e a banda Mundo Livre S/A faz show às 22h30, em uma ação realizada com o apoio do Governo do Estado de Pernambuco.

Programação do Aniversário de 477 anos de Olinda

06h – Repique dos sinos
16h – Solenidade no Palácio dos Governadores (sanção da lei que cria a Política Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas de Olinda, sanção da lei que cria o Dia Municipal da Poesia e assinatura do convênio para a última etapa das obras do Cine Olinda Convenções)
18h – Apresentações dos corais Encanto de Olinda e São Pedro Mártir
19h – Corte e distribuição do bolo
21h – Shows com Alexa e Mundo Livre S/A.

TODAS AS APRESENTAÇÕES ACONTECEM NO PALCO MONTADO EM FRENTE À PREFEITURA DE OLINDA.

Fonte Site da Prefeitura de Olinda

Leia mais!

Recife 475 anos

Contagem regressiva para Aniversário do Recife começou com shows no Pátio de São Pedro


Foto: Lú Streithorst

Rap, soul music, samba de gafieira, samba canção, pop romântico e rock. Foi assim que começou a contagem regressiva para os 475 anos de história do Recife, na noite dessa sexta (9), no Pátio de São Pedro. Um numeroso e animado público compareceu ao local para participar dos primeiros shows em comemoração à data 12 de março. As bandas Viruz e Comunidade Azougue e o cantor, Ortinho foram os comandantes da festa.

A primeira atração, Banda Viruz, agitou todos com as letras inteligentes e ácidas dos seus raps e com a levada da sou music. “É como bala”, América do Soul” e “Pãozinho”, foram alguns dos sucessos apresentados pelos rappers. “Trouxemos o nosso melhor pra fazer parte dessa festa”, contou Pablo Romero, vocalista do grupo que deve lançar seu primeiro CD ainda esse ano.

Sem perder deixar cair a animação, a banda Comunidade Azougue entrou no palco pra tocar “Coisas que não se fabricam mais”, música que dá nome ao mais recente CD, “Eva Brasileira” e “Aurora”. “Temos diversas músicas que evocam o Recife e mais do que nunca fazemos questão de apresentá-las para homenagear esse lugar tão querido por nós”, comentou Fred Caiçara, vocalista.

E para deixar todo mundo querendo mais, Ortinho encerrou a noite fazendo declarações de amor à capital do frevo. “Sou de Caruaru, mas Recife foi que me acolheu e se eu sou esse Ortinho, é porque um dia eu entrei nessa cidade. E agradeço por isso”, pronunciou o artista. “Ciranda de Lia”, “Mulambo”, “Solto no tempo” e “Herói trancado” estavam no repertório que agradaram a professora, Iracilda Trajano, 59 anos. “Eu sempre venho ver a programação do Pátio de São Pedro. Imagina se hoje que começa a festa de aniversário do Recife eu ia deixar de vir. Estou gostando demais e vou ficar até o fim”, afirmou.

A programação continua no neste sábado (10) e só termina em 1 de abril. Confira:

Programação:
Sábado (10 de março) – Pátio de São Pedro
19h30 – Orquestra Maia
21h  – Zé Manoel
22h  – Nonô Germano

Domingo (11 de março) – Marco Zero
7h30   – 4º Passeio Ciclístico do Conheça o Recife Pedalando;
17h     – Samba Pernambucano com Belo Xis e Wellington do Pandeiro;
17h     – Concentração de agremiações para o cortejo
18h     – Saída da Gigantes do Samba;
18h30 – Saída do Galo da Madrugada;
19h     – Saída da Unidos da Tijuca;
19h30 – Apresentação da Unidos da Tijuca no Marco Zero
Segunda (12 de março) – Praça do Arsenal
18h -  Corte do Bolo com presença do prefeito João da Costa
         Show da Orquestra 100% Mulher e o Bloco o Bonde
Segunda (12 de março) – Marco Zero
20h – “Show Encanto Recife: Um canto de amor ao Recife”
Artistas Participantes: Emílio Santiago; Luiza Possi; Elba Ramalho; Chimbinha; Joelma; Luciano Magno; Paulinho Leite; Benil;  Nádia Maia; André Rio; Gustavo Travassos; Gerlane Lops; Nena Queiroga; Edilza; Geraldinho Lins; Maestro Forró; Vanessa Oliveira; Cristina Amaral; Liv Moraes; Almir Rouche; Marrom Brasileiro; Josildo Sá; Rogério Rangel; Ed Carlos; Irah Caldeira; Adryana BB; Fábio Trummer; Dj Dolores e  Cezzinha.
Segunda (12 de Março) – Recife, São Paulo e Rio de Janeiro
6h às 20h – Ação turística com 300 músicos e bailarinos de frevo em 40 pontos das três cidades com direção de Maestro Spok.
Terça (20 a 26 de Março) Casa do Carnaval
13h30 – Curso Cidade, Cultura e Cotidiano: o Recife em interpretação.
Domingo (25 de março) – Marco Zero
8h – Corrida das Pontes
Domingo (1° de abril) – Parque Dona Lindu
16h 30 – “Show Viva Elis” com Maria Rita.

Fonte: site Prefeitura da Cidade do Recife

Leia mais!

terça-feira, 6 de março de 2012

A reunião

C o n v i t e

O Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa convida para participar da reunião ordinária.    

Pauta : 1 ) Informes;
2 ) lanejamento de atividades no sentido de pressionar a PCR para implantação do Parque Natural e;
3 ) implantação do Conselho Gestor da Unidade de Conservação da Mata do Engenho Uchoa


Data: 06/12/2011 (terça-feira)
Hora: 19h
Local: Escola Vila Sésamo, R Amador Araújo, 230 - Barro – Recife/PE.
(próxima a Igreja Católica do Barro)


Contatos:
Luci Machado 3251.2628 / 8637.1747
José Semente 3455.1721 / 8595.8666
Jacilda Nascimento 3251.3830 / 9965.0916
Arlindo Lima 3251.1265 /8622.9518
Patricia Maria 9183.9762
Augusto Semente 3469.0598 / 9258.7195


Mata Atlântica Sim!
Recife Merece Mais um Parque!   
Leia mais!

domingo, 4 de março de 2012

Governador assina decreto que cria primeira UC estadual na Caatinga

O governador Eduardo Campos assinou na segunda-feira (30/01) o decreto de Nº 37.823 que cria o Parque Estadual Mata da Pimenteira, localizado no Município de Serra Talhada. O Parque será inserido numa propriedade do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), chamada Fazenda Saco, com aproximadamente 887,24 hectares de extensão. A Unidade de Conservação será a primeira do Estado localizada no Bioma Caatinga. O decreto foi publicado no diário oficial da terça – feira (31/01) e pode ser encontrado no site da Semas (www.semas.pe.gov.br).

A criação desta Unidade foi fruto da parceria entre o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e da sua agência ambiental (CPRH), do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga, da UFRPE (Unidade Serra Talhada) e da Associação Pernambucana de Defesa da Natureza (Aspan). Nesta Quinta - Feira (02/02) os técnicos da Semas e da CPRH se reúnem para definir o cronograma de implantação do Parque.
“É um momento histórico e um passo fundamental para a preservação deste bioma único no mundo, que tem importância cada dia maior para reduzir os impactos do aquecimento global e evitar a desertificação do nossa região semi-árida”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, Sérgio Xavier.
As características biológicas da área e a necessidade de ampliar as atividades de pesquisas já existentes no local levaram os técnicos da Semas e da CPRH a categorizar a UC como Parque Estadual permitindo assim a realização de atividades ecoturísticas ressaltando as vocações naturais, culturais, artísticas, históricas da região.
Em junho de 2011 a Semas instituiu o Comitê Executivo para Implantação de Unidades de Conservação em Pernambuco. Desde que foi criado o Comitê já identificou outras áreas prioritárias na Caatinga para criação de novas UC’s.
Xavier informou que outras 12 áreas de caatinga estão sendo estudadas e, em breve, serão transformadas também em unidades de conservação. “Nossa meta é implantar 81 unidades de conservação da Mata Atlântica e Caatinga até 2014, agregando, no entorno, projetos de geração de emprego e renda para as comunidades locais com atividades sintonizadas com a proteção, como sementeiras, apicultura, ecoturismo, ecoesportes, educação ambiental etc”, enfatizou.

http://www.comunidades.pe.gov.br/web/sectma/home


Leia mais!

Buscando uma saída

No dia 29 / 02 /2012 a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade ( SEMAS ) apresentou no auditório da Secretaria de Ciências e Tecnologia ( Antiga Sectma ) o plano de implantação dos Conselhos Gestores das Unidades de Conservação do Estado de Pernambuco.

O Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa participou representado por  Edmar Neto, José Semente e Augusto Semente. Estavam presentes também o Exército, a PCR, a FETAPE, UFRPE, PARQUE DOIS IRMÃOS, a CIPOMA, a CPRH e representante de comunidade.

Nessa reunião, aberta a toda sociedade, foi apresentanda a metodologia de trabalho e foi coordenada por Giannina Cysneiros Bezerra, gerente geral de desenvolvimento sustentável e Hélvio Polito Lopes Filho, secretário executivo de meio ambiente e sustentabilidade.

O plano compreende três etapas.

1ª etapa: agrupamento das UCs por elementos comuns;

2ª etapa: mobilização dos setores ( reuniões setoriais );

3ª etapa: composição e criação dos conselhos gestores.

A próxima reunião será por setor. A Mata do Engenho Uchoa está no grupo três junto com Mata do Passarinho,Mata de Dois Unidos, Mata do Janga, Mata de Jaguarana e Mata de São Bento. A reunião será no dia 21 / 03 / 2012 às 9h no auditório da SEMAS, em frente à igreja da Madre de Deus, no Recife Antigo.

O Movimento da Mata do Engenho Uchoa vai completar 33 anos e o Parque Natural não foi implantado. O Movimento vem garantindo a preservação de 192ha, remanescente de Mata Atlântica e junto com o Movimento Eco Vidas, do Cabo, Barrou uma usina de lixo que teria duas unidades, uma em Recife e outra no Cabo.

Agora, no início deste ano, é nos apresentado esse plano do Governo Estadual.Esperamos que seja o abrir de uma janela dando para a paisagem do início do Parque Natural.

A luta continua firme estribada na sua justeza.

Leia mais!

quinta-feira, 1 de março de 2012

Pé na Rua

Pé na Rua - 3a Temporada
Programa 03 - Gravado no Encontro Nacional sobre Direito à Comunicação.
Quadro "Microfone Aberto".

Clique no link abaixo.
http://www.youtube.com/watch?v=U4Qhj7IWhBQ&feature=player_embedded
Leia mais!

Repercusão audiência pública

29 de Fevereiro de 2012 - 8h47

Audiência pública discute situação do Rio Tejipió

O Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchôa participou nesta terça-feira (28), às 19h, da audiência pública promovida pelo vereador Josenildo Sinésio (PT) para discutir a situação do Rio Tejipió e os problemas sofridos pela população do Barro, localizado na Zona Oeste do Recife, na época das chuvas.





Segundo Augusto Semente, que integra o Movimento da Mata Uchôa, a entidade realizou intensa mobilização para que a população local participasse do evento.

O Rio Tejipió nasce no município de São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife. Com 20 km de extensão, passa pelos bairros do Totó, Tejipió, Barro, Areias, Caçote, Imbiribeira e Vila do Ipsep, desaguando na Lagoa do Araçá, Zona Sul da cidade. No Barro, ele corta o conjunto residencial Nossa Senhora de Lourdes, onde, no ano passado, foram grandes os transtornos ocorridos em virtude do volume de chuva que caiu no Recife. Na bacia do rio, encontra-se ainda a Mata do Engenho Uchôa, vital para o equilíbrio do ecossistema.

Para ver de perto os problemas causados pelas chuvas, o vereador Josenildo Sinésio visitou o local ao lado dos secretários municipais do Meio Ambiente, de Serviços Públicos e da presidente da URB. Para a audiência, foram convidados representantes das Secretarias de Serviços Públicos do Recife, de Meio Ambiente, de Saúde, de Recursos Hídricos, da URB, além do Ministério Público.

Serviço:

Audiência Pública sobre o Rio Tejipió e os seus problemas com a chegada da chuva
Data: 28 de fevereiro
Horário: 19h
Local: Salão Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Barro.


Fonte Site de Luciano Siqueira

Leia mais!