Últimas Publicações
10/09/2010
17:06 - Telecentros facilitam votação do OP pela Internet
16:11 - João da Costa lança votação do Ciclo do OP pela internet
Terceira etapa de votação do Ciclo do OP
Foto: Fernando Silva
Os recifenses que ainda não participaram do OP 2010 terão mais uma oportunidade para escolher obras e temas prioritários da gestão
Por Kellen Lima
O prefeito do Recife, João da Costa, lançou, na manhã desta sexta-feira (10), a terceira etapa de votação do Ciclo do Orçamento Participativo (OP) 2010, em que a população terá a oportunidade de votar pela internet. O ato aconteceu no Telecentro Dom João Costa, situado na Escola Municipal Santa Maria, no Alto José do Pinho. Este é o quarto ano em que o ciclo de votação do OP é integrado à internet, quando poderão participar os recifenses que não votaram durante as plenárias.
A população poderá escolher entre uma das 180 ações ou obras eleitas nas plenárias regionais, bem como, em um dos temas definidos nas temáticas. “Todos os anos, na maioria dos bairros, fazemos reuniões e perguntamos quais são as obras prioritárias para as comunidades. Mas, há pessoas que não podem comparecer às plenárias. A dona de casa não pode se ausentar, ou o horário é o mesmo de outro compromisso. Então, a internet é uma segunda opção para quem não votou, assim damos continuidade ao processo participativo, que vai se ampliando”, explicou o prefeito.
Ainda de acordo com o gestor municipal, a Prefeitura do Recife está se modernizando cada vez mais e segue na direção da inclusão digital, estreitando a comunicação entre a sociedade e o poder público. “A internet é um instrumento indispensável na comunicação e vamos utilizá-la cada vez mais. Por isso, a importância da inclusão digital com telecentros, ônibus informatizados e escolas com salas equipadas. A população vai utilizar a internet para aumentar as relações sociais, assim como o OP, que aproxima pessoas, desperta o sentimento de solidariedade e desenvolve a percepção dos direitos das comunidades”, enfatizou João da Costa.
Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Bertotti, os telecentros mostram-se peças relevantes ao ingresso às políticas públicas, a exemplo da votação do OP. “Eles oferecem acesso gratuito à internet, de maneira orientada e consciente, abrindo um canal de conscientização e politização. Dessa forma, o Recife não só se prepara para o futuro, ele vive o futuro”, disse Bertotti. Mas, para que os meios utilizados tenham valia, o coordenador do OP, Augusto Miranda, reforça que se faz necessária a participação popular, discutindo e elegendo prioridades, como parte primordial do processo. “Temos diversos espaços abertos à população, para que votem e escolham suas prioridades. É muito importante a participação da comunidade porque ela pode opinar sobre os destinos da cidade”, enfatizou.
Após ativar o sistema do OP online, o prefeito João da Costa acompanhou a primeira votação via internet, realizada por José Eudes Duarte Júnior, 19 anos, instrutor do Telecentro Dom João Costa e morador da comunidade. “Para mim, foi gratificante e muito recompensador ser o primeiro a votar no Orçamento Participativo na internet. É uma forma de reconhecimento, já que eu monitoro as pessoas que utilizam o telecentro e vivo nesta comunidade”, disse Júnior, acrescentando que estimulará os usuários do telecentro a participarem da votação até o dia 30 de setembro, quando encerra o OP online.
No lançamento da iniciativa, também estavam presentes os secretários Evelyne Labanca (Gestão e Planejamento), Eduardo Granja (Especial de Juventude), Amparo Araújo (Direitos Humanos), assim como, a assessora executiva de Desenvolvimento Econômico, Anita Dubeux, e o Presidente da EMPREL, Wellington Batista.
OP Online - Para participar, o usuário deve acessar o site www.recife.pe.gov.br/op e clicar no ícone indicativo de votação. O internauta poderá escolher a ação desejada, independente de fazer parte da comunidade na qual reside. O cidadão poderá optar por apenas um tema e uma política pública. Se não tiver interesse, será possível encerrar a votação na primeira página, ou seja, apenas na obra do bairro.
Como funciona - Na primeira página do processo, deve-se digitar os dados obrigatórios: Nome, RG, CPF, endereço completo (incluindo CEP). Os itens sexo; e-mail e telefone são opcionais. Aceito o cadastro, o usuário segue para a página da primeira votação, onde optará por uma das 180 obras prioritárias escolhidas, durante as plenárias regionais realizadas em todas as RPAs.
Para saber quais são as ações, o usuário vai clicar em uma das 18 microrregiões do Recife, onde serão exibidas as dez obras escolhidas naquela localidade. Depois de votar, será a vez de escolher a política pública e os programas prioritários de governo para os 14 temas trabalhados no Ciclo deste ano: Mulher, Negros e Negras, LGBT, Cultura, Turismo, Desenvolvimento Econômico, Assistência Social, Educação e Direitos Humanos, Pessoa Idosa, Saúde, Juventude, Pessoa com Deficiência e Meio Ambiente. O processo de votação do OP pela internet segue até o dia 30, vinte dias após o ato.
Balanço - Em 2007, o primeiro ano da inclusão da internet no OP Recife, 6.987 pessoas participaram. No segundo ano, 2008, o número de participantes quadruplicou, com a votação de 22.856 internautas. Já em 2009, foram registradas as participações de 41.846 internautas. Atualmente, a votação do OP é composta de três etapas: as plenárias regionais e temáticas, urnas eletrônicas e internet. Ao final da votação, as obras e ações eleitas vão para avaliação dos fóruns de delegados e delegadas do OP para analisar a viabilidade técnica e financeira e de prioridade.
http://publica.recife.pe.gov.br/pr/secfinancas/emprel/publica/index.php?GrupoCodigo=60&UltEdi=203&GrupoCodigoMateria=60#UltEdi
Últimas Publicações 10/09/2010
17:06 - Telecentros facilitam votação do OP pela Internet
A população pode acessar gratuitamente a rede mundial de computadores
Por Kellen Lima
Quem não possui computador ou acesso à internet poderá utilizar um dos nove telecentros em funcionamento na capital pernambucana para participar do OP online. A Prefeitura do Recife, em parceria com o Governo Federal, mantém espaços públicos onde a população pode utilizar equipamentos de informática e navegar na web, com o auxílio de instrutores. Para fazer parte desta etapa do Orçamento Participativo, os interessados devem entrar no site www.recife.pe.gov.br/op, e escolher uma ação e um tema importantes para a comunidade, até o dia 30 de setembro, quando encerra a votação.
Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Bertotti, os Telecentros permitem o uso das tecnologias envolvendo o processo educativo, de interação interpessoal e politização. “Oferecer internet de maneira gratuita e orientada, especialmente nas áreas carentes, é desenvolver um trabalho social. Significa capacitar os usuários, possibilitar o acesso à informação, e ampliar as chances dessas pessoas para entrar no mercado de trabalho”, afirmou.
Até dezembro deste ano, a cidade ganhará mais nove telecentros, elevando o número de unidades para 18 em pleno funcionamento. A Prefeitura do Recife foi contemplada no Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades (Telecentros.BR), e, com isso, implantará os novos equipamentos. Já as unidades existentes vão receber máquinas recondicionadas.
Atualmente, os telecentros funcionam nos bairros de Santo Amaro, Boa Vista, Dois Unidos, Alto José do Pinho, Casa Amarela, Cordeiro, Boa Viagem, Ibura - UR1 e Brasília Teimosa. O projeto aprovado contempla os bairros da Torre, Guabiraba, Torrões, Iputinga, Ilha do Retiro, Várzea, Mustardinha, Totó e Ibura - UR10. Hoje, mensalmente 600 pessoas utilizam esses espaços. A expectativa é que este número dobre, beneficiando 1.200 cidadãos.
Cada nova unidade será equipada com dez computadores configurados com sistemas operacionais e aplicativos (softwares) livres e de código aberto, 21 cadeiras multiuso, uma mesa do professor, um armário, 11 mesas para computador, um projetor multimídia, um roteador wireless, uma impressora, 11 estabilizadores, uma câmera de segurança e um servidor configurado com sistema operacional e aplicativos livres de código aberto e sistemas e programas informatizados de gestão do telecentro. Nas unidades hoje em funcionamento, o conjunto é composto por cinco ou dez máquinas e um servidor recondicionados.
Todos os computadores são equipados com dispositivos para a rede lógica padrão Ethernet e configurados com sistemas operacionais e aplicativos livres e de código aberto. Além dos telecentros, a Prefeitura do Recife promove outras ações voltadas para a democratização da tecnologia, a exemplo da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT). Instituída em setembro de 2006 pela Lei Municipal nº 17.253, neste ano, a SMCT acontece de 13 a 16 de outubro, com o tema “Recife na trilha do desenvolvimento sustentável”.
Serviço:
TELECENTROS EM FUNCIONAMENTO
1 – Associação Pernambucana de Cegos – APEC
R. Cons. Silveira de Souza, 85 – Cordeiro
2 – Espaço Ciência
Complexo de Salgadinho
3 – Conselho de Moradores Sítio e Alto do Rosário – COMSAR
Rua Eng. Célio de Carli, 40 – Dois Unidos
4 – Associação Humanitária Beneficente do Recife
Rua Barão de Souza Leão, 1647 – Boa Viagem
5 – Comunidade Bíblica da Graça
Rua do Campo do Nacional, 518 – UR1 / Ibura
6 – Associação dos Pescadores Profissionais e Artesanais de Brasília Teimosa
R. Delfim, 01 – Galpão 001 – Brasília Teimosa
7 – Centro Social Dom João Costa
Rua Acaiaca, 70 – Alto José do Pinho
8 – Casa Brasil
Av. Norte, 5.600 - Casa Amarela
9 – Procon-Recife
Av. Conde da Boa Vista, 918 – Boa Vista
NOVOS TELECENTROS ATÉ DEZEMBRO DE 2010
1 – Associação Grupo de Mães da Amizade dos Torrões – AGMAT
2 – Associação dos Moradores da UR-10 (Ibura)
3 – Centro de Ensino Popular e Assistência Social do Recife Paula Frassinetti – CEPAS (Vila Santa Luzia – Torre)
4 – Lar Fabiano de Cristo (Várzea)
5 – Núcleo de Moradores do Bairro da Iputinga e Adjacências
6 – Centro de Atendimento Lar do Bem Te Vi (Guabiraba)
7 – União dos Amigos da Mustardinha e Áreas Adjacentes – UAMA
8 – Caranguejo Tabaiares
9 – Centro Público do Totó
http://publica.recife.pe.gov.br/pr/secfinancas/emprel/publica/index.php?GrupoCodigo=60&UltEdi=204&GrupoCodigoMateria=60#UltEdi