sábado, 27 de novembro de 2010

Sítio Histórico de Olinda terá coleta seletiva de lixo

Noticias

27 de Novembro de 2010 - 8h46

Sítio Histórico de Olinda terá coleta seletiva de lixo

A Prefeitura de Olinda mostra que está cada vez mais engajada na luta pela melhoria da limpeza da cidade e preservação do meio ambiente. A Secretaria de Serviços Públicos de Olinda realiza no próximo dia 30 de novembro, às 19h, na Sociedade Beneficente de Artistas e Operários de Olinda, na Rua Bernardo Vieira de Melo, 127, Varadouro, uma reunião para apresentar aos moradores do Sítio Histórico o projeto de coleta seletiva que será implementado na área.

Com o objetivo de promover a preservação ambiental e a inclusão social, a PMO, em parceria com a Associação dos Recicladores de Olinda (Aro), iniciará até o final do ano a coleta seletiva na Cidade Alta. Durante a ação, a coleta será dividida entre lixo orgânico e inorgânico.

Todas as segundas e quintas-feiras, das 7h30 às 13h30, os moradores deverão acondicionar o lixo inorgânico (seco) e depositar na frente das casas. A coleta desse material será realizada por catadores cooperativados da Aro, devidamente fardados e identificados. Já o lixo orgânico (úmido) continuará sendo recolhido pela Prefeitura Municipal de Olinda nos dias e horários que já são de conhecimento dos moradores do Sítio Histórico.

A PMO espera contar com a colaboração de todos os moradores para o sucesso dessa ação e informa que para mais detalhes os interessados podem procurar a Diretoria de Limpeza da Secretaria de Serviços Públicos por meio do telefone 3429.0866. O morador também pode entrar em contato com Associação dos Recicladores de Olinda (Aro) pelo telefone 3449.5424.

Lixo inorgânico (seco)

- Inclui todo material que não possui origem biológica ou que foi produzida através de meios humanos, como plásticos, metais e ligas, vidros, etc.

Lixo orgânico (úmido)

- Inclui todo lixo de origem animal ou vegetal, ou seja, que recentemente fez parte de um ser vivo.


Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Olinda

http://www.vermelho.org.br/pe/noticia.php?id_noticia=142455&id_secao=91

http://www.vermelho.org.br/pe/

Leia mais!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

CABO: PREFEITURA NÃO RENOVA ANUÊNCIA

O governo municipal do Cabo de Santo Agostinho não renovou a licença para construção de uma usina de cogeração de energia (INCINERAÇÃO DE LIXO). Usina essa que se viesse a se concretizar causaria danos irreparáveis à saúde do povo cabense e ás populações das cidades vizinhas.

Esse fato, se tratando de responsabilidade da estrutura jurídica da instituição maior de um nunicípio, nos motiva a concluir que 31 anos de luta do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa somando-se ao Movimento Eco-Vida sensibilizou o prefeito dessa cidade possuidora de praias que são referências no turismo nacional, quanto a PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.

Seria justíssimo que essa situação da anuência se traduzisse numa decisão do gestor para sossego do povo do Cabo e das cidades circunvizinhas.

Viva a organização e a luta do povo.

Contatos:
Luci Machado 3251.2628 / 8637.1747
José Semente 3455.1721 / 3076.1664
Jacilda Nascimento 3251.3830 / 9965.0916
Arlindo Lima 3251.1265 / 8622.9518
Patricia Maria 9183.9762
Augusto Semente 3469.0598 / 9258.7195


Mata Atlântica Sim! Lixo Não!



Leia mais!

domingo, 21 de novembro de 2010

APÓS 20 ANOS!

Segunda-feira, 2 de agosto de 2010 às 18:04

Política Nacional de Resíduos Sólidos une proteção ambiental à inclusão social

Ao sancionar nesta segunda-feira (2/8), em Brasília, a lei que cria a Política Nacional de Resíduos Sólidos no País, o presidente Lula elogiou o trabalho de seus ministros, dos parlamentares e dos catadores de material reciclável, que estão cada vez mais organizados e cientes de seu papel na sociedade, na aprovação da nova legislação, e pediu agilidade na sua regulamentação, porque ela já ficou mais de 20 anos tramitando no Congresso Nacional.

“Pra que diabos faz lei se não regulamenta? Agora é o seguinte, não podemos passar mais de 90 dias para regulamentar uma lei”, disse o presidente, que aproveitou para destacar a rapidez com que o substitutivo enviado ao Congresso Nacional em 2007 foi aprovado, graças à articulação do governo com os deputados e senadores, e à organização dos catadores de material reciclável e suas entidades.

Em setembro de 2007, quando encaminhei à Câmara dos Deputados o anteprojeto da Política Nacional de Resíduos Sólidos, pouca gente acreditava que ele iria ser aprovado. Isso porque um texto sobre o mesmo tema tramitava há 20 anos no Congresso, sem resultar em uma Lei. Três anos depois, é com muito orgulho que participo desta cerimônia em que, finalmente, sancionamos a criação de uma política nacional para esta área. E que simboliza a vitória das entidades que atuam nas mais variadas etapas das cadeias produtivas, na prestação de serviços e na sociedade civil.

Ouça aqui a íntegra do discurso:


Baixar arquivo mp3
Para ler a transcrição, clique aqui.

Além de considerar a nova lei nacional uma “revolução em termos ambientais”, Lula disse que seu grande mérito é promover a inclusão social dos trabalhadores “que durante muitos anos foram esquecidos pelo poder público, contribuindo para reduzir desigualdades sociais e preservando o meio ambiente. Citou os casos de Severino Lima Júnior e Maria Madalena, que conheceu na primeira Expocatador, em 2009, em São Paulo. Os dois se profissionalizaram na atividade e reconquistaram o respeito próprio e a dignidade, observou o presidente. Severino representou os catadores no evento e fez o primeiro discurso: “[Essa lei] é uma moça que precisa ser muito bem tratada.” Ele fez um pedido: que a categoria não seja mais conhecida como ‘catadores de lixo’, mas sim de ‘material de reciclável’. Veja o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=GN6L8shBjCg


Política Nacional de Resíduos Sólidos apresenta inovações como a logística reversa, que determina que fabricantes, importadores, distribuidores e vendedores realizem o recolhimento de embalagens usadas. Foram incluídos nesse sistema produtos como agrotóxicos, pilhas, baterias, pneus, óleos lubrificantes, todos os tipos de lâmpadas e eletroeletrônicos.

O texto prevê a introdução da responsabilidade compartilhada na legislação brasileira, envolvendo sociedade, empresas, prefeituras e governos estaduais e federal na gestão dos resíduos sólidos. Estabelece, ainda, que as pessoas terão de acondicionar de forma adequada o lixo para o recolhimento do mesmo, fazendo a separação onde houver a coleta seletiva. A indústria de reciclagem e os catadores de material reciclável devem receber incentivos da União e dos governos estaduais.

Os municípios brasileiros só receberão dinheiro do governo federal para projetos de limpeza pública e manejo de resíduos sólidos depois de aprovarem planos de gestão. Terão prioridade no financiamento federal os consórcios intermunicipais para gestão do lixo.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos proíbe a criação de “lixões”, onde os resíduos são lançados a céu aberto. Todas as prefeituras deverão construir aterros sanitários adequados ambientalmente, onde só poderão ser depositados os resíduos sem qualquer possibilidade de reaproveitamento ou compostagem. Será proibido catar lixo, morar ou criar animais em aterros sanitários. O PL também veta a importação de qualquer tipo de lixo.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, por meio dos incentivos e novas exigências, o país tentará resolver o problema da produção de lixo das cidades, que chega a 150 mil toneladas por dia. Deste total, 59% são destinados aos “lixões” e apenas 13% têm destinação correta em aterros sanitários.

Artigos relacionados
•O presidente Lula sanciona Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil•Íntegra do discurso do presidente Lula sobre Política Nacional de Resíduos Sólidos•Entrevista para o Censo, resíduos sólidos e Cúpula do Mercosul


Clique no link abaixo
http://blog.planalto.gov.br/politica-nacional-de-residuos-solidos-une-protecao-ambiental-e-inclusao-social/

Íntegra do discurso do presidente Lula sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos
http://blog.planalto.gov.br/integra-do-discurso-do-presidente-lula-sobre-politica-nacional-de-residuos-solidos/



Leia mais!

Política Nacional de Resíduos Sólidos

LEI Nº 12.305, DE 2 DE AGOSTO DE 2010.

Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências.

Clique no link abaixo

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm
Leia mais!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Seminário Internacional - Mudanças Climáticas





Apresentação

Publicado em 21.10.2010
Programação do Seminário

Publicado em 21.10.2010
Objetivos

Publicado em 21.10.2010
Metodologia

Publicado em 21.10.2010
Veja o cartaz ampliado

Publicado em 18.10.2010

Apresentação

SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS PREPARATÓRIO À CONFERÊNCIA MUNDIAL DA ONU - Brasília, 11 e 12 de novembro 2010

As mudanças climáticas colocaram na ordem do dia a discussão sobre o futuro da humanidade, trazendo à tona a crise ambiental que o mundo enfrenta. Em decorrência disto o tema ganha, cada vez mais, importância no cenário nacional e internacional. Tanto assim que a Conferência de Copenhague das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas se realizou com a presença de 119 chefes de estado e 192
países.

As contradições entre os países capitalistas desenvolvidos e os países emergentes, no tratamento das mudanças climáticas, ficaram evidentes na referida Conferência. A questão chave do conflito residiu na
definição das metas de redução das emissões de gases de efeito estufa pelos países desenvolvidos entre 2013, com o término do período de vigência do Protocolo de Kyoto, e 2020.

Para dar continuidade a este debate, visando elaborar uma resolução para o pós-Kyoto, será realizado entre 29 de novembro e 10 de dezembro a Conferência Mundial da ONU sobre as Mudanças Climáticas, em Cancun, no México.

O Seminário Internacional sobre as Mudanças Climáticas visa aprofundar o debate sobre o tema e preparar representantes de fundações e entidades sociais para a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 16).

Esta iniciativa terá um caráter suprapartidário e contará com o patrocínio de órgãos públicos visando sua realização.

Clique no link abaixo!
http://grabois.org.br/portal/revista.php?id_sessao=9&id_publicacao=414
Leia mais!

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Reunião Ordinária

C o n v i t e

O Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa convida para participar da reunião ordinária.

Assunto: Audiência Pública e Plebiscito no Cabo de Santo Agostinho.

Data: 01/11/2010 (segunda-feira)
Hora: 19h
Local: Escola Vila Sésamo, R Amador Araujo, 230 – Barro – Recife/PE. (próxima a Igreja Católica do Barro)

Contatos:
Luci Machado 3251.2628 / 8637.1747
José Semente 3455.1721 / 3076.1664
Jacilda Nascimento 3251.3830 / 9965.0916
Arlindo Lima 3251.1265 / 8622.9518
Patricia Maria 9183.9762
Augusto Semente 3469.0598 / 9258.7195


Mata Atlântica Sim! Lixo Não!

Clique abaixo para acessar a Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes - POPs.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5472.htm

Clique abaixo para baixar o RIMA
http://www.cprh.pe.gov.br/downloads/RIMA_CTDR.pdf

Clique abaixo para acessar o site do CPRH
http://www.cprh.pe.gov.br

Clique abaixo para acessar palestra – Dr. Paul Connett; INCINERAÇÃO DO LIXO MUNICIPAL – UMA SOLUÇÃO POBRE PARA O SÉCULO 21
http://www.cnpsa.embrapa.br/down.php?tipo=publicacoes&cod_publicacao=756

Leia mais!