Disse o escritor russo Máximo Gorki: A juventude tem a face do amanhã e no sábado ( 10 / 11 / 2012 ) cerca de mil estudantes caminharam na Av. Dr. José Rufino, em Tejipió, Recife, cantando e bradando pela implantação de um Parque Natural nos 192ha da Mata do Engenho Uchoa. Foi mais uma realização da Escola Presidente Humberto Castello Branco em defesa da Mata: XII Movimento Ecológico.
Nesse Evento não faltam as cores para realçar o entusiasmo da juventude estudantil além do papel pedagógico a cumprir. O Movimento se constitue de uma visita à Mata, uma caminhada e cumprimento de tarefas propostas e uma surpresa que serão executadas ou não por equipes cada uma de uma cor. A Vermelha representa os animais; a Verde, as florestas; a Amarela, o Sol; a Azul, as águas; a Branca, o ar; a Preta, o lixo; e a Laranja criada esse ano, a terra, o solo. O objetivo é motivar os estudantes para o interesse pela Ecologia fazendo uma interação com as comunidades.
O tema esse ano foi QUALIDADE DE VIDA.
E a metodologia que orientou os trabalhos esse ano foi contribuir para um meio ambiente melhor partindo da observação do comportamento no interior da unidade escolar. A caminhada foi pela Av. Dr. José Rufino até a Entrada do Pacheco, saindo da Escola e voltando para a mesma. No fim da caminhada as equipes foram submetidas a uma avaliação orientada pelo cumprimento ou não das tarefas. A mesa julgadora é composta por cinco membros. Esse ano a compuseram as professoras Suelen Belo, Gabriela Calado e Eliane, Alexandre Moura ( da ECOS - Associação Ecológica de Cooperação Social ) e Mychellyn Carvalho ( do Centro Escola mangue ).
Nesse XII Movimento as equipes tiveram a oportunidade de impressionar como destaque a mesa julgadora na seguinte ordem: a Verde, a Laranja, a Branca, a Preta, a Azul, a Amarela e a Vermelha.
Teoria e prática se associam quando cerca de mil estudantes saem das salas de aula para as ruas reivindicando, cantando, dançando e produzindo coreografia.
Esse bonito trabalho político-pedagógico que completou 11 anos é resultado da participação de todo o conjunto de trabalhadores da Escola Presidente Humberto Castello Branco.
Com mais de 100 entidades e lideranças contribuindo para a luta e cerca de mil jovens estudantes bradando alegremente nas ruas pela implantação do Parque Natural Rousinete Falcão só resta uma pergunta: Quando será sua implantação?!
Nenhum comentário:
Postar um comentário