domingo, 30 de julho de 2023

SBPC: Emergência climática exige mudança do modelo socioeconômico, diz Paulo Artaxo

 

Tragédia no Jardim Monte Verde, nunca mais!


As mudanças climticas são uma realiadade e os efeitos recai sobre os menos favorecidos como aconteceu em Jardim Monte Verde é urgente nos unirmos para mudar o modelo socioeconômico, precisamos dá uma basta a esse modelo predatório.   

Assista a palestra de Paulo Artaxo clique no link abaixo:


SBPC: Emergência climática exige mudança do modelo socioeconômico, diz Paulo Artaxo











Aumento da temperatura média global já registrada até agora, de 1,15°C, significa pelo menos um grau a mais nas regiões continentais, o que já se reflete em desertificação de áreas como Sul de Portugal e Espanha e expansão do semiárido no Brasil

A onda calor extremo que já está castigando o sul da Europa neste verão – que sequer terminou – é resultado do aquecimento global anunciado há décadas, alertou o cientista do clima, Paulo Artaxo. Ele falou nesta sexta-feira (28) durante a conferência “Mudanças Climáticas Globais: Desafios e Perspectivas”, que foi parte da programação científica da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

A atividade foi apresentada pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Francisco de Assis Mendonça, que também é geógrafo e professor do Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento da universidade, sede da Reunião Anual de 2023.

Físico, professor da Universidade de São Paulo (USP) e vice-presidente da SBPC, Paulo Artaxo iniciou a conferência com um reporte das altas temperaturas que estão marcando a temporada no Hemisfério Norte, relacionando com as previsões sistemáticas feitas pelos cientistas.

O aquecimento global tem uma relação direta com a atividade humana, como já foi demonstrado em estudos que vem sendo realizados há pelo menos 50 anos.

O físico Paulo Artaxo falou sobre a relação entre emergência climática e a necessidade de mudança no modelo socieoconômico. Foto: SBPCnet

“Alguns milhões de anos atrás, o clima sempre variou muito, com épocas glaciais mais frias, interglaciais mais quentes”, ponderou, explicando que a partir da era do Holoceno (iniciada cerca de 15 mil anos atrás) o clima vinha mantendo uma certa estabilidade que permitiu à humanidade desenvolver agricultura e construir cidades. “Ou seja, o clima é determinante na nossa estrutura socioeconômica”, analisou.

Clique no link abaixo para ler mais:

https://ufpr.br/sbpc-emergencia-climatica-exige-mudanca-do-modelo-socioeconomico-diz-paulo-artaxo/

Fonte: Universidde Federal do Paraná

Nenhum comentário: