sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

A CONFRATERNIZAÇÃO!


A CONFRATERNIZAÇÃO!



O Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa realizou a sua confraternização para celebrar mais um ano de Lutas, preparar-se para no ano vindouro continuar firme na resistência e, também o legado do professor José Semente – poeta.



Em cima da poesia A Luta Continua do professor José Semente as pessoas comentaram uma frase, estrofe uma palavra, foi exibido um vídeo onde projetava-se a trajetória como militante, sindicalista, politico, do movimento popular, ambientalista e, enxadrista,  junto com os companheiros, camaradas, foi apresentado o Certificado e o Troféu em homenagem  como Personalidade do Meio Ambiente prêmio instituído pela CPRH-PE -  Agência Estadual de Meio Ambiente há 30 anos.










No Convite encontra-se o Monumento da Praça da Matemática onde nas faces superiores foram gravados vários símbolos e sinais matemáticos e, nas faces inferiores destacam-se, em ordem cronológica, nomes de celebridades, em cinco faces: na primeira face, matemáticos gregos: Tales de Mileto, Arquimedes, Apolônio e Ptolomeu; na segunda face, os matemáticos famosos da chamada alvorada da matemática moderna: Neper, Fermat, Descartes, Pascal, Newton, Leibnitz, Euler, Lagrange e Comte; na terceira face, sete matemáticos modernos: Hamilton, Galois, Hermite, Riemann, Dedekind, Cantor e Poincaré; na quarta faceuma homenagem aos matemáticos brasileiros: Souzinha ( Joaquim Gomes de Souza ), Trompowsky, Oto de Alencar, Gabaglia, Amoroso Costa e Teodoro Ramos;  na quinta face, as mulheres que cultivaram a MATEMÁTICA não ficaram esquecidas. Foram homenageadas: Hipasia, Maria Agnesi, Sofia Germain e Sofia Kovalevski;  e na sexta face, por meio dos povos orientais e ocidentais, encontra-se uma homenagem ao número. José Semente como professor de Matemática e amante do conhecimento sempre falava sobre esta praça - Praça da Matemática -  que fica na cidade de Itaocara – RJ
"O monumento, considerado o primeiro no mundo sobre o tema, é constituído por duas pirâmides hexagonais entrelaçadas.  Nas faces superiores foram gravados vários símbolos e sinais matemáticos (log, quadrado mágico, (X + a)m, sen2x + cos2x = 1, f(x), ∆x, i=√¯-1, lim, ∞,  =, etc.) que lembram conceitos ou teorias importantes como o Postulado de Euclides, o Teorema de Pitágoras entre outros.

As pirâmides estão construídas sobre três discos concêntricos sobrepostos e são cercadas por três volumes geométricos: uma esfera, um cone e um cilindro.

Sobre um dos discos gravados em bronze pode-se ler citações exaltando a Matemática:
Leibnitz – “A Matemática é a honra do espiríto humano”
Kepler – “Medir é saber”
Platão – “Por toda parte existe a geometria”
E Malba Tahan – “A Matemática é a grande poesia da forma”.
Entre outras."
Interessante é que na quinta face da pirâmide foi levado em consideração a questão de gênero, fazendo referência as mulheres que cultivaram a matemática.

MATEMÁTICA E POESIA.
José Semente Um poema com 10 estrofes. Cada estrofe é um algarismo se apresentando. O poema apresenta os conceitos de número, algarismo e numeral.
https://www.youtube.com/watch?v=Aqat6CU77Gs










Camarada Semente Companheiro
Que saudade este vai deixar
Por ter sido sempre um guerreiro a lutar
Plantou a vertente Primeiro
Foi sempre uma excelente pessoa
Na Defesa da Mata Uchoa
Lutando a favor da democracia outra vez
Vamos agradecer por tudo que ele fez


Professor João Marcelino
Em 17 de Dezembro de 2019
Homenagem ao companheiro José Semente na confraternização em Defesa da Mata Uchoa 2019

Um comentário:

TAVARES disse...

Brilhante Camarada. O brilho que aqui irradiou, agora faz parte do infinito. Saudades.