quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Secretário de Meio Ambiente quer parcerias para preservar Mata Uchôa

Integrantes do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchôa acompanharam segunda-feira (15) a visita do secretário de Meio Ambiente da Prefeitura do Recife, Marcelo Rodrigues, à Área de Proteção Ambiental (APA) Rousinete Falcão, localizada em resquício da Mata Atlântica existente no bairro do Barro, Zona Oeste da Cidade.

Participaram também da caminhada, representantes dos movimentos sociais, associações de moradores, instituições religiosas, educacionais e culturais e moradores da área, bem como assessores do gabinete dos deputados Luciano Siqueira (PCdoB), Luciana Santos (PCdoB), Fernando Ferro (PT) e Sérgio Leite (PT) e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. O grupo percorreu cerca de seis quilômetros em mata fechada e pode constatar os graves problemas que afetam a área, entre os quais a poluição do solo e de cursos d’água.

Cercada por 11 bairros e localizada na bacia do Rio Tejipió, a reserva possui 192 hectares de área verde remanescente de Mata Atlântica.


Parcerias
Após percorrer a área, o secretário Marcelo Rodrigues disse que já procurou a Secretaria estadual de Meio Ambiente em busca de apoio para o encaminhamento das reivindicações do Movimento e dos moradores da área no sentido de que no local seja criado o Parque Natural Rousinete Falcão.

“Discuti com o secretário Sérgio Xavier, a questão da Mata de Uchôa. Na ocasião, apresentei o projeto de 2009, que está desatualizado, e solicitei a realização de estudos de geo-referenciamento da área, que deve ficar pronto em cerca de 30 dias. Com ele, vamos poder sentar com outras secretarias da PCR, como a de Assuntos Jurídicos e Especial da Copa, bem como com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado. Vamos procurar ainda o Ministério do Meio Ambiente e os fundos nacional e estadual de Meio Ambiente e buscar parceiros também na iniciativa privada, que possam desenvolver projetos ambientais na área”, explicou o secretário.

Mobilização

Josemário Lucena, representante da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, destacou a importância da parceria entre as secretarias municipal e estadual. Ele ressaltou também o papel dos movimentos sociais no encaminhamento de questões de interesses coletivo, como é o caso da preservação da Mata Uchôa.

“É fundamental que a sociedade civil se manifeste e lute, pois só as provocações de cada um de vocês faz com que o gestor público e o governo possam resolver essas questões. Acho que são 30 anos, mas não é motivo de desistir, pois estamos mais próximos de uma solução do que há 30 anos. A Secretaria de Meio Ambiente do Estado está ouvindo cuidadosamente essa questão e o secretário tem a preocupação de acompanhar e ver o que está acontecendo e à medida que for necessário intervir ele vai fazê-lo com todo carinho”, afirmou.

Luta continua

Augusto Semente, um dos coordenadores do Movimento em Defesa da Mata Uchôa, classificou a visita como “uma vitória de todos nós que estamos aqui”. Ele lembrou a importância da mobilização que a entidade vem realizando há 32 anos em defesa da mata.

“O secretário sozinho não fazer pode fazer nada. Ele pode ter a maior boa vontade, mas precisa de nossa mobilização, nossa organização, para juntos fazermos as coisas andarem. Não vamos abaixar a guarda, porque não depende somente do secretário ou do prefeito, é uma correlação de forças que está em jogo. Por isso, temos de continuar mobilizados. Já tivemos uma vitória parcial, mas precisamos continuar mobilizados para conquistar o Parque Natural Rousinete Falcão, homenagem à luta de uma companheira que não está entre nós a qual buscamos fazer jus”.

Da Redação do site.

http://www.lucianosiqueira.com.br/

Nenhum comentário: