segunda-feira, 22 de agosto de 2011

JOÃO DA COSTA PARTICIPA DE PLENÁRIA TEMÁTICA DE MEIO AMBIENTE

Secretaria de Meio Ambiente
JOÃO DA COSTA PARTICIPA DE PLENÁRIA TEMÁTICA DE MEIO AMBIENTE
11:23 Sexta-feira, 19 de Agosto de 2011



Fotos: Fernando Silva
João da Costa prestigiou na noite desta quinta a Plenária Temática
João da Costa prestigiou na noite desta quinta a Plenária Temática
Encontro reuniu mais de 350 pessoas
Encontro reuniu mais de 350 pessoas
A votação reuniu mais de 350 pessoas, entre delegados do Fórum de Meio Ambiente, lideranças comunitárias e representantes de entidades e organizações não-governamentais (ONGs).

Por Pablo Ravel

O Prefeito do Recife, João da Costa, prestigiou, na noite desta quinta-feira (18), a Plenária Temática de Meio Ambiente do Orçamento Participativo (OP). Realizado no Colégio Nóbrega, na Rua do Príncipe, bairro da Boa Vista, o encontro reuniu mais de 350 pessoas, entre delegados do fórum de Meio Ambiente, lideranças comunitárias e representantes de entidades e organizações não-governamentais (ONGs) que atuam na área. Também estiveram presentes na plenária o secretário de Meio Ambiente do Recife, Marcelo Rodrigues; a secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira; o coordenador do OP, Augusto Miranda; e a diretora de Meio Ambiente do Recife, Ana Cláudia Lapa.

Durante o encontro, João da Costa reiterou o comprometimento da Prefeitura do Recife em continuar trabalhando e desenvolvendo uma série de ações para melhorar as condições ambientais no Recife. Gostaria de reafirmar aqui o compromisso com o meio ambiente que a nossa gestão vem implantando no Recife. Nós criamos esta Secretaria e estamos desenvolvendo uma série de ações para melhorar as condições ambientais na Cidade, disse o prefeito.

Após o credenciamento, a diretora de Meio Ambiente do Recife, Ana Cláudia, apresentou uma prestação de contas com as diretrizes que foram votadas no ano passado, o acompanhamento que foi feito pelo fórum e as deliberações da gestão municipal. Durante a plenária, foram eleitos os delegados que representarão o segmento nos fóruns e no Conselho do Orçamento Participativo (COP). Através do voto, a população elegeu também os três temas prioritários, e dentro de cada tema, uma ação a ser executada pela Prefeitura do Recife. Ao todo, foram cadastradas 368 pessoas na plenária, dentre as quais 350 votaram. Além disso, 28 delegados foram eleitos, dos 34 que se candidataram.

Para o integrante do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchôa, Augusto Semente, a plenária temática tem um papel fundamental para colocar em pauta o desenvolvimento sustentável. Estamos vivendo um momento muito importante hoje no Brasil, em Pernambuco e aqui em Recife, pois só agora estamos mudando. O desenvolvimento está vindo e ele é importante também, mas não pode vir a qualquer custo. Tem que haver um desenvolvimento sustentável com preservação ambiental, concluiu Augusto.

Confira abaixo os temas e ações mais votados:
1º tema: Política Municipal de educação Ambiental
Ação: Formar educadores ambientais populares (Coletivos Educadores
ambientais (182 votos)

2º tema: Política Municipal de Resíduos Sólidos (Lixo)
Ação: Conhecer, validar e divulgar a Política Municipal de Resíduos
Sólidos, a partir da participação e controle social (102 votos)

3º tema: Arborização
Ação: Requalificar, preservar e criar os parques, praças e demais
unidades protegidas com participação e controle social (109 votos)

http://www.recife.pe.gov.br/

Nenhum comentário: