Lula abre a 4ª Conferência Nacional de Cultura na segunda-feira (4)
Evento, que não ocorre há dez anos, acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, e deve reunir 3 mil pessoas. Confira o documento base da Conferência
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abre, na próxima segunda-feira (4), a 4ª Conferência Nacional de Cultura, que acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). O evento que ocorre até o dia 8 de março, com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, será retomado após 10 anos.
Espera-se mais de 3 mil participantes em delegações de todas as regiões do país. O evento é realizado pelo MinC (Ministério da Cultura) e pelo Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), e co-realizado pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).
Leia também: No Rio, Lula inaugura terminal de transporte e anuncia maior patrocínio cultural
As propostas aprovadas no âmbito de políticas públicas prioritárias para o setor serão levadas para compor as diretrizes do novo Plano Nacional de Cultura (PNC).
Além da participação de Lula na cerimônia de abertura marcada para 18 horas, estará na abertura a ministra da Cultura, Margareth Menezes. “Esperamos que a 4ª Conferência Nacional de Cultura (4ª CNC) seja um ambiente de reflexão crítica, mas também de proposições inventivas que farão fortalecer os direitos culturais e o estado democrático de direito em nosso país”, destaca a ministra.
Eixos temáticos
A 4º CNN conta com seis eixos temáticos, são eles: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura (Eixo 1); Democratização do acesso à cultura e Participação Social (Eixo 2); Identidade, Patrimônio e Memória (Eixo 3); Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural (Eixo 4); Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade (Eixo 5); e Direito às Artes e Linguagens Digitais (Eixo 6).
Nenhum comentário:
Postar um comentário