segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Nossa homenagem ao companheiro agrônomo Arlindo Lima

Nossa homenagem ao companheiro agrônomo Arlindo Lima


O companheiro Arlindo Lima,  um agrônomo, militante das causas sociais; um dos fundadores do Gruupo de Idosos do Barro, em 05/10/2005 - "Amor pela Vida!"

Destacou -se como coletor de assinaturas para um abaixo- assinado contra a instalação da usina  de lixo na Mata do En genho Uchoa. 


Arlindo foi também um dos responsáveis pela classificação, em 4º lugar, pela implantação do Paque Natural  Rousinete Falcão, na Mata, dentre as dez ações do Orçamento Participativo elegendo-se também conselheiro na plenária temática.

Foi um grande protagonista na luta em defesa da Mata do Engenho Uchoa. 



Conhecedor da importância deste remanescente da Mata Atlântica que, além de sua  beleza,  tem uma grande riqueza de biodiversidade vegetal e animal!

Dr. Arlindo, com relação a Mata era um exemplo de tenacidade!

Visitava a Mata, todos os dias, acompanhado de seu cachorro e com um bastão.

Com muito amor, muito carinho nos falava sobre a Mata e seus encantos 

Catalogou amostras de inúmeras espécies de plantas lá existentes. 

Era profundo conhecedor dos ecossistemas  - manguezais, restingas.

Esse seu trabalho foi de grande utilidade para o Movimento.


Durante esses anos de luta vivemos situações bastante difíceis, mas que vencemos com galhardia, porque no Movimento contamos com muitos companheiros (as), camaradas tão aguerridos,  combativos quanto o companheiro Arlindo.

Vale salientar a intervenção, surpreendente, do dr. Arlindo na Audiência Pública sobre a instalação de Central de resíduos na Mata do Engenho Uchoa. que  aconteceu no Clube das Águias,  Recife em 08/10/2010.

Fora do entorno da Mata,  num contexto bem complicado:  muita chuva, mês de férias, ano da copa, de eleiçoes gerais.

Mas conseguimos lotar o espaço, grande , bonito , organizado! 

Estavam presentes,  além dos interessados - governos municipal e estadual - CPRH -  representantes do Consórcio Recife Energia. Havia, também, representantes do Ministério Público e de outras autoridades. 

Uma senhora, representante do Consórcio Recife Energia, na sua fala desclassificou a Mata do Engenho Uchoa, segundo ela, já nada mais existia do bioma Mata Atlântica. Dr. Arlindo,  pessoa tranquila,  educada, sempre respeitoso; reagiu indignado, dizendo que a senhora,  com certeza, não conhecia a Mata, não sabia o que era Mata Atlântica, e que ela estava falando inverdades!


Era esse o Dr. Arlindo, nosso companheiro,  que descanse em paz.

 ✭19/11/1935 - 28/12/2023 †

Movimento em Defesa da Maa do Engenho Uchoa 

Nenhum comentário: