Mata do Engenho Uchoa entra em pauta na reunião do CONSEMA
O Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchôa participa, na próxima sexta-feira (07), da reunião do Conselho Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CONSEMA/PE). No encontro será apresentada a proposta de aplicação dos recursos de compensação ambiental, momento em que defenderemos a destinação desses recursos para a implantação do Parque Natural Rousinete Falcão, na área da mata.
Com mais de quatro décadas de luta pela causa ambiental, estamos empenhados na preservação da Mata do Engenho Uchôa, que nos últimos anos tem sofrido sucessivas tentativas de invasão. A área, que é uma unidade estadual definida como Refúgio de Vida Silvestre (RVS), está localizada no Recife. Além de ter um extenso remanescente de Mata Atlântica, bem como de restinga e manguezal, e estar inserida em 11 bairros da capital pernambucana, a Mata do Engenho Uchôa situa-se na bacia hidrográfica do Rio Tejipió. Por essas características, possui critérios importantes de preservação: proteção do sistema hidrográfico, proteção da qualidade ambiental urbana e proteção do relevo e solo.
O nosso movimento entende que há urgência em garantir a implantação do Parque, para que não se perca um importante patrimônio ambiental do estado de Pernambuco. Desta forma, defendemos que os recursos oriundos da compensação ambiental sejam utilizados para garantir a regularização da área, a partir da implantação do Parque Natural Rousinete Falcão e convidamos toda a sociedade a se juntar nesta luta!
Recife, 05 de outubro de 2022
A
Coordenação,
Luci Machado
Jacilda
Nascimento
Patrícia Maria
Arlindo Lima
Augusto
Semente
Foto aérea da Mata do Engbenho Uchoa 192ha de Mata Atlântica
Nenhum comentário:
Postar um comentário