sábado, 9 de maio de 2015

20 Dia Nacional de Mobilização pela Reforma Política Democrática.

Coalizão prepara ato nacional dia 20 por reforma política democrática

Diante da ameaça autoritária do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) que agendou para o fim de maio a votação de proposta de reforma”antidemocrática”, a Coalização agendou para o dia 20 de maio, a realização de atos em todo o país, o chamado Dia Nacional de Mobilização pela Reforma Política Democrática.



Mariana Serafini
Manifestação pela reforma política.Manifestação pela reforma política.
Em nota à imprensa, a Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas – que reúne mais de 100 entidades e organizações da sociedade civil como a OAB, CNBB, UNE, CUT, Contag e CTB –, informa que irá se reunir, em sessão ampliada, na manhã do próximo sábado (9), no auditório do Centro Cultural da OAB, em Brasília, para a preparação destas atividades. 

O movimento defende propostas que garantam a constituição de mecanismos que fortaleçam a participação democrática direta. Enfatizando o combate à corrupção, a luta pelo fim do financiamento de campanha por empresas, contra as propostas de “distritão” e em defesa do sistema proporcional e da paridade de gênero na lista eleitoral.

A Coalizão explica que os atos do dia 20 são em resposta à demonstração autoritária do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) que agendou pautas de contrarreforma para o final de maio. "Estamos diante do risco de ver aprovadas as emendas constitucionais da contrarreforma política (PECs 352/13 e 344/13) que constitucionalizam o financiamento de campanha por empresas, na contramão das aspirações do povo e do voto de seis dos onze ministros do STF (Supremo Tribunal Federal)”.

Para as entidades “a influência do poder econômico nas eleições é dos mais graves fatores de degradação do atual sistema político brasileiro, sendo responsável pela eleição de um parlamento distante do povo e canal da corrupção eleitoral”.

A Coalizão continua com a campanha de coleta de 1,5 milhão de assinaturas de eleitores para que seja entregue o projeto de lei à Câmara dos Deputados para que a proposta de lei seja de iniciativa popular. Assine e colabore.

Do Portal Vermelho


Publicado: Portal Vermelho A Esquerda Bem Informada

Nenhum comentário: