quinta-feira, 15 de maio de 2014

Trem de passageiros para a Mata Norte



Trem de passageiros para a Mata Norte,

No próximo dia 16 de maio (sexta-feira) um grupo formado por professores e alunos da Universidade de Pernambuco (UPE), sairá em caminhada, às 6h do TIP (Curado) em direção ao campus da instituição de ensino em Nazaré da Mata (zona da Mata Norte). Eles são apoiados pelo Movimento Nacional Amigos do Trem que, neste ato, buscam obter apoio das comunidades e gestores dos municípios localizados no trajeto entre Recife e Nazaré da Mata para a volta do transporte ferroviário de passageiros para aquela região. O grupo já fez uma consulta da viabilidade do projeto à superintendência regional da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) que, no início de abril de 2014, deu parecer favorável à proposta. Agora, o projeto precisa de apoio político para que o Ministério das Cidades, órgão a qual a CBTU está subordinada, encampe a proposta.

“Muito dos nossos alunos moram no Recife ou em municípios próximos a Nazaré da Mata e enfrentam dificuldades de transporte para chegar até a nossa Universidade. A reativação do transporte ferroviário para a Mata Norte irá beneficiar não apenas os estudantes, bem como todos os municípios da região, até mesmo aquelas que não são cortadas pela malha ferroviária, mas que ficam próximos”, afirmou o professor e geógrafo Jorge Araújo. Ele explicou que a proposta ficou ainda mais viável com a expansão da linha sul do metrô do Recife, que desativou alguns vagões de trem que atendiam aquela linha ficaram parados e que agora podem ser utilizados na linha da Mata Norte.”Pensamos então ‘por que não aproveitarmos este sistema que já existe, que é seguro e que  não precisa de grandes investimentos para melhorarmos ampliarmos e melhorarmos a oferta de transporte aos moradores desses municípios? Já temos os vagões, a linha férrea, as estações - que na sua maioria está de pé, precisando de pequenas reformas- só falta agora é apoio e empenho político para o projeto se concretizar”, assegurou o educador.

Com a instalação desta linha serão beneficiados diretamente além do Recife, os municípios de Paudalho, Carpina, Tracunhaém, Limoeiro, Timbaúba e Nazaré da Mata. Em anexo segue carta da CBTU.

Contatos: Jorge Araujo - 3228.2274 pela manha ou jasil1@terra.com.br

Pedro França (aluno participante do grupo)  86327035


Contato com a imprensa: Rita Vasconcelos 9914.9857

Nenhum comentário: