terça-feira, 13 de maio de 2014

Limpa Brasil supera expectativa e arrecada mais de 34 toneladas de recicláveis

CONSCIENTIZAÇÃO
| 12.05.14 - 14h36

Limpa Brasil supera expectativa e arrecada mais de 34 toneladas de recicláveis

Cooperativas de catadores já receberam o material, composto principalmente por papelão, garrafas PET e livros antigos. (Foto: Inaldo Menezes/PCR)


O Recife atendeu ao chamado. Com 34,5 toneladas de material reciclável arrecadadas, o Limpa Brasil obteve um resultado três vezes maior do que as 10 toneladas inicialmente previstas. A iniciativa incluiu uma gincana realizada nos 12 bairros prioritários do Pacto Pela Vida, o mutirão deste sábado (10) em 37 pontos da cidade e o show de encerramento, no domingo (11), com Zeca Baleiro, Silvério Pessoa, Quinteto Violado e a Orquestra de Câmara do Recife lotando a praça do Arsenal. O material já foi encaminhado para as cooperativas de catadores.

A maior parte da arrecadação foi formada por papelão, garrafas PET e livros antigos. Foram 18 toneladas coletadas na gincana, encerrada no dia 8 de maio; 16,4 toneladas no mutirão do sábado; e mais 100 kg durante o show no Bairro do Recife. “O resultado foi além das nossas expectativas e mostra que a população está disposta a se engajar na luta por uma cidade mais sustentável”, aponta a secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cida Pedrosa.

O trabalho teve o objetivo de mobilizar as comunidades do Recife em prol de uma cidade mais limpa, mais saudável e consciente de sua responsabilidade ambiental, e foi realizado pela Prefeitura do Recife e pelo Movimento Limpa Brasil, com a cooperação da Unesco e apoio do Ministério do Meio Ambiente.
A política de reaproveitamento de resíduos da Prefeitura do Recife inclui, também, ações como o primeiro inventário das emissões dos gases que causam o efeito estufa, a sanção pelo prefeito Geraldo Julio da Lei Nº 18.011/2014 (que institui a Política de Sustentabilidade e de Enfrentamento das Mudanças Climáticas) e o projeto EcoRecife, que engloba todas as políticas públicas e equipamentos de limpeza urbana da cidade, assim como as ações de educação ambiental desenvolvidas pela Prefeitura.

Fonte: site Prefeitura da Cidade do Recife

Nenhum comentário: