quinta-feira, 22 de maio de 2014

Ambientalistas lançam Brigada Salve o Rio Tejipió em reunião do Commam

Ambientalistas lançam Brigada Salve o Rio Tejipió em reunião do Commam

 
O Rio Tejipió será dragado para reduzir o assoreamento. É o que prevê projeto apresentado nesta terça-feira pela Emlurb - Empresa de Manutenção e Limpeza do Recife durante a 40ª Reunião Extraordinária do Conselho Municipal de Meio Ambiente. O encontro foi convocada para apresentação da Brigada Salve o Rio Tejipió.
Segundo o assessor técnico da Emlurb, Antonio Valdo, o projeto integra o Plano Diretor  de Gestão e Manejo das Águas Pluviais e Drenagem do Recife, que vai cadastrar todo o sistema de micro e macro drenagem da cidade. "O Tejipió é o grande gargalo da cidade hoje", disse, explicando que o projeto só contempla quatro dos 20 quilômetros do rio e está orçado em R$ 47 milhões. De acordo com o técnico nenhuma dragagem foi feita no curso d'água nos últimos 40 anos.
Durante a reunião, os problemas do rio foram apresentados pelo ambientalista Alexandre Ramos, um dos criadores da Brigada Salve o Rio Tejipió. Ele destacou que a urbanização acelerada e descontrolada, o uso desordenado do solo em ambientes frágeis e o lançamento de lixo e efluentes industriais são os responsáveis pela destruição das matas ciliares e desproteção de estuários e nascentes.
Segundo Alexandre, o rio perdeu também sua identidade e reduziu-se a mais um espaço para o descarte irregular de lixo. "Não existe uma relação de afeto entre a população e o rio. É uma coisa tão natural ver o rio sujo que ninguém fica indignado", lamentou.
A solução segundo o ambientalista passa pela educação ambiental. "Além disso, é preciso olhar para exemplos de rios que eram considerados desastres ambientais e foram recuperados, como o Tâmisa, em Londres", explicou.
O Conselho de Meio Municipal de Meio Ambiente volta a se reunir no dia 4 de junho, quando escolherá as ações sugeridas para defesa do rio na reunião desta terça-feira, que contou também com a participação de representantes do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa e da Compesa.
Audicéa Rodrigues, com informações do Jornal do Commercio
Do Recife 
Fonte: Site Comitê Municipal PCdoB Recife
_________________________________________________

Coordenadores ( ras ) do Movimento em Defesa da Mata do Engenho uchoa

Luci Machado - 8599.1442
José Semente - 8595.8666
Jacilda Nascimento - 9965.0916
Arlindo Lima - 8622.9518
Patricia Maria - 9183.9762
Augusto Semente - 9258.7195

















Mata do Engenho Uchoa 192ha de Mata Atlântica 

Nenhum comentário: