terça-feira, 13 de maio de 2014

Prefeitura realiza mutirão para recolher material reciclável do Recife

CONSCIENTIZAÇÃO
| 10.05.14 - 19h22

Prefeitura realiza mutirão para recolher material reciclável do Recife

Iniciativa da Prefeitura do Recife e Movimento Limpa Brasil foi a 37 pontos da cidade neste sábado (10), com o objetivo de conscientizar a população sobre destino correto do lixo. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
Na manhã deste sábado (10), a Prefeitura do Recife e o Movimento Limpa Brasil realizaram um grande mutirão de recolhimento de material reciclável em escolas, parques e mercados públicos, totalizando 37 lugares da cidade. O prefeito Geraldo Julio participou da abertura do evento, que ocorreu na Casa da Indústria, no bairro de Santo Amaro, e visitou em seguida o ponto de coleta do Arruda. O movimento, que conta com a cooperação da Unesco e apoio do Ministério do Meio Ambiente, tem como objetivo incentivar a reflexão para a mudança de atitude do cidadão brasileiro em relação à poluição.
O prefeito Geraldo Julio ressaltou a importância da ação, que complementa as políticas públicas voltadas para o reordenamento urbano do Recife. “Precisamos mexer com o comportamento das pessoas, através da educação ambiental. O Recife foi escolhido para esta parceria por também já ter ações de sustentabilidade, com o descarte de resíduos. Criamos o EcoRecife, já temos EcoEstações na cidade, espalhamos mais lixeiras e hoje vamos orientar e incentivar as pessoas a cuidar da cidade onde vivem. Vamos juntos limpar o Recife”, afirmou o gestor.
Na ocasião, o prefeito recebeu uma placa de agradecimento pela prática do bem das mãos de um dos fundadores do Movimento Limpa Brasil, Tião Santos. O ex-catador e hoje palestrante sobre a importância da coleta seletiva e destinação correta do lixo do movimento, falou da expectativa sobre a ação no Recife. “Já percorremos dezenove cidades do Brasil, e hoje chegamos no Recife com a satisfação de ver os trabalhos que já são desenvolvidos aqui, com o tratamento de resíduos sólidos, atenção aos catadores, educação ambiental nas escolas, e tantas outras políticas públicas voltadas para o cuidado com o meio ambiente. Já existe um trabalho de mobilização da sociedade, recolhemos 16 toneladas em ações nas escolas, e hoje a expectativa é que consigamos juntar ainda mais pessoas para chegarmos à meta de 26 toneladas de resíduos recolhidos”, enfatizou Tião.
O projeto aconteceu em 37 locais do Recife, contemplando espaços diversos. Entre os pontos escolhidos para realizar a coleta, estavam 20 escolas municipais, os parques da Jaqueira, Apipucos, Santana e Treze de Maio, a Casa da Indústria, o Marco Zero, os mercados de Casa Amarela, Madalena e Encruzilhada, a Lagoa do Araçá, a mata do Engenho Uchôa e o Canal do Arruda. A lista com os 37 locais de coleta está disponível no link.

Durante a manhã, os interessados puderam participar levando material reciclável de sua casa em qualquer ponto de entrega ou retirando, em um desses pontos, um kit contendo saco de 100 litros e luva para coletar o material reciclável que estava descartado incorretamente.
“Trouxe o lixo da minha casa, já separado. Pedi aos amigos da rua que também ajudassem, recolhessem os resíduos que tinham, se juntassem a nós nessa campanha. Assim colaboramos pra ter uma cidade ainda mais bonita, limpa, fazendo a nossa parte, além de ajudar o trabalho das pessoas que catam o lixo, que vão encontrar tudo mais organizado”, declarou a dona de casa Maria José, que se juntou ao movimento.
Interessados puderam participar levando material reciclável de sua casa em qualquer ponto de entrega. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
Quinze catadoras que participaram do curso de gestão de resíduos sólidos, promovido pela Secretaria da Mulher do Recife, também estiveram presentes na ação, fazendo a triagem do material no Polo do Arruda. O curso, que ocorreu de fevereiro a maio deste ano, teve como ementa a formação técnica e sociopolítica para 50 catadoras do bairro do Arruda e comunidades do entorno. As aulas aconteceram no Centro Comunitário Salesiano, na Estrada do Arraial, e fortaleceram os conhecimentos das catadoras que atuam de forma avulsa, incentivando a formação de uma cooperativa para atuar no Galpão de Triagem da Emlurb.
Complementando as atividades do Limpa Brasil, neste domingo (11) a Prefeitura do Recife realiza um show gratuito, às 17h, na Praça do Arsenal, com a Orquestra de Câmara de Pernambuco tocando com Quinteto Violado, Silvério Pessoa e Zeca Baleiro. Com o slogan “Eu reciclo. E você?”, a proposta é que os artistas peçam aos espectadores a limpeza do espaço, sugerindo que cada um se responsabilize pelos resíduos que produzir e, portanto, realizando uma inovadora ação de conscientização.
REQUALIFICAÇÃO DO CANAL – Na ação no Canal do Arruda, também foi apresentado o projeto de recuperação da pavimentação e drenagem das vias marginais da Avenida Professor José dos Anjos, no trecho compreendido entre a Avenida Norte e o Rio Beberibe, contemplando também urbanização, paisagismo, sinalização, iluminação e acessibilidade. De acordo com o prefeito, esta obra promoverá a recuperação de toda a extensão do canal, nos dois lados da Avenida Professor José dos Anjos. O Projeto de Requalificação do Canal do Arruda vai recuperar uma extensão de 3.785 metros, nos dois lados da avenida, totalizando 7.570 metros de canal recuperados.
Orçado em R$ 83 milhões, o projeto contempla a implantação de 4.475 metros de ciclovias e uma pista de cooper com 2.500 metros. Cinco travessias para pedestres serão instaladas ao longo da avenida. O Canal do Arruda ainda vai receber dois equipamentos de lazer, dois equipamentos de ginástica e um espaço para convivência. Cerca de 1.900 metros do canal serão revestidos e outros 1.700 passarão por um processo de recuperação.
POLÍTICAS DE SUSTENTABILIDADE - No Recife já foram instaladas quatro EcoEstações, nos bairros do Ibura, Campo Grande e Imbiribeira, que recebem resíduos, metralhas, móveis, materiais recicláveis, utensílios domésticos e restos de podas. Pioneira na cidade, a iniciativa das EcoEstações integram o projeto EcoRecife, que engloba todas as políticas públicas e equipamentos de limpeza urbana que funcionam na cidade, assim como as ações de educação ambiental desenvolvidas pela Prefeitura.


Fonte: site Prefeitura da Cidade do Recife

Nenhum comentário: