domingo, 22 de abril de 2012

UBM realiza I Seminário Nacional de Meio Ambiente .

Nos próximos dias 27 e 28 de abril, em Curitiba, a União Brasileira de Mulheres (UBM) vai reunir mulheres do campo, da cidade e da floresta em seu I Seminário Nacional de Meio Ambiente. O evento, que contará com a participação de 120 mulheres de todo o país, objetiva discutir questões relacionadas ao meio ambiente e ao projeto nacional de desenvolvimento, enfocando temas como: conceitos básicos de governança mundial e economia verde, sustentabilidade socioambiental, situação ambiental do Brasil, consumo consciente, segurança alimentar e nutricional, gestão dos recursos hídricos, mudanças climáticas, matriz energética e consumo de energia. Também visa preparar as mulheres da UBM para a participação na Cúpula dos Povos da Rio +20, evento paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

Nesses 23 anos de existência, a UBM sempre defendeu a igualdade de direitos e a emancipação da mulher.  Segundo a coordenadora da UBM, Elza Campos, a perspectiva do “I Seminário Nacional de Meio Ambiente da UBM: Mulheres do Campo, da Cidade e da Floresta em Defesa da Justiça Social e Ambiental” é fazer avançar este protagonismo, abordando e discutindo que tipo de desenvolvimento interessa para as feministas da UBM. “Defendemos um modelo com valorização do trabalho e sustentabilidade socioambiental, que garanta o fim da pobreza, melhor distribuição da riqueza, preservação da natureza, democracia, soberania nacional, autodeterminação dos povos, integração solidária dos povos e principalmente da América Latina, a paz mundial, o combate ao imperialismo e à governança bélica do Planeta”, destaca Elza.

Segundo ela, as crises cíclicas do capitalismo evoluem e adquirem um caráter sistêmico. Além de provocar desemprego, arrocho salarial, liquidação de direitos, falências e ataques à democracia e à soberania nacional, também impactam o meio ambiente. “As duas grandes crises do capitalismo tiveram como desfecho as duas guerras mundiais, no século XX. Em 2007, começou a terceira crise capitalista, iniciada nos Estados Unidos e que se espalhou para a Europa e o Japão. A partir de 2011, há um novo agravamento da crise, agora com o epicentro não nos bancos e nas grandes empresas, mas nos países, principalmente da periferia da Europa. A crise ambiental é parte da crise do capitalismo: mudanças climáticas, a crise da água, a perda da biodiversidade, o meio ambiente urbano, a geração e, dentre outros, o consumo de energia”, elenca a coordenadora da UBM.

Para a coordenadora geral do Centro de Estudos, Defesa e Educação Ambiental (Cedea) e também ubemista Laura Jesus de Moura e Costa, a consciência sobre estes problemas socioambientais decorrentes da forma como o sistema capitalista lida com o meio ambiente é crescente em todo o planeta. No entanto, afirma que as propostas de enfrentamento são assimétricas, principalmente porque estão ligadas aos interesses geopolíticos dos países ricos que têm posição hegemônica nas relações mundiais de poder. “Suas propostas combinam a abordagem dos problemas ambientais com seu objetivo maior de manter inalterado o status quo mundial. O desastre ambiental de nosso tempo resulta das imposições do modo de produção capitalista e da sua busca desenfreada de lucro. Ele gera danos ambientais tanto na produção como no consumo. O sistema capitalista busca garantir a sua governança mundial e o controle da riqueza natural da Terra, ingerindo sobre os Estados (países). Não se trata SÓ das velhas, grandes e antigas empresas transnacionais, mas sim de conglomerados, constelações de empresas transnacionais que se agrupam para vender serviços ambientais, apropriando-se de áreas preservadas, áreas ricas em biodiversidade, em água e em recursos minerais”, ressalta Laura.

Meio ambiente e controle - Para Laura, além dos remédios e agroquímicos, que afetam diretamente a saúde da população mundial, o controle destas empresas esta voltado para a biomassa.  “Cerca de 147 das grandes companhias do Planeta controlam 40% de todos os recursos das grandes transnacionais do mundo. Têm mais poder e mais dinheiro que muitos países do mundo. O que se discute é quem paga a conta da degradação do Planeta e a quem cabe a governança mundial. As transnacionais controlam os mercados e os governos dos países ficam com as mãos atadas”, enfatiza a ubemista.

Rio+ 20 e a Cúpula dos Povos - Os debates levantados no Seminário serão preparatórios para a Cúpula dos Povos da Rio +20, reunião dos movimentos sociais paralela à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que acontecerá em junho no Rio de Janeiro. Reunidos, os movimentos sociais e ativistas pretendem apresentar propostas alternativas para a questão do desenvolvimento sustentável, em toda a sua complexividade.

Carta da UBM e das mulheres
- A UBM, bem como demais organizações dos movimentos de mulheres estarão acompanhando esse processo do que estará em jogo na Conferência da ONU. “Como o seminário é preparatório para a participação na Rio+20, vamos aprovar a Carta da UBM com os apontamentos da entidade sobre a questão ambiental. É preciso dar uma resposta a tudo isso. É preciso mobilizar a sociedade como um todo para enfrentar essa crise capitalista e construir uma nova sociedade, a sociedade socialista com respeito às diversidades e biodiversidades presentes na sociedade planetária”, finaliza Laura.

O Seminário, que contará com palestras e grupos de discussão sobre temas correlatos, conta com apoio da UBM – Curitiba, CEDEA, CTB – PR, Fundação Mauricio Grabois e Curso de Serviço Social da UNIBRASIL, além da ITAIPU Binacional. A atividade será certificada com carga horária de 20 horas.
Serviço:
“Seminário Nacional de Meio Ambiente da UBM: Mulheres do Campo, da Cidade e da Floresta por Justiça Social e Ambiental
Data: 27 e 28 de abril de 2012.
Local: Hotel Condor (Avenida Sete de Setembro, 1866 – centro de Curitiba – PR).
Inscrições: email:ubm@uol.com.br
Informações: UBM (11) 3105 8216
Programação:
Dia 27/04 – sexta-feira
08h30 - Abertura do Encontro com o pronunciamento das autoridades presentes.
09h - Mesa redonda:
As Mulheres no Contexto da RIO+20 – Governança mundial – Economia Verde.
Convidad@s: Vanessa Grazziotin (Senadora – AM); Socorro Gomes (CEBRAPAZ – PA); Laura Jesus de Moura e Costa (CTB-PR).
11h30 - Abertura dos debates.
12h30 - Almoço (livre ou por adesão).
14h – Debate sobre: Meio Ambiente e o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento – Os pilares da sustentabilidade socioambiental – Reformas Urbana e Agrária, Segurança Alimentar e Nutricional, matriz energética, além de outros.
Convidad@s: Aldo Arantes (Presidente do INMA - Instituto Nacional de Defesa do Meio Ambiente e Secretário Nacional de Meio Ambiente do PC do B); Jussara Cony (Secretária de Estado do Meio Ambiente do RS); Deputada Federal Rosane (PV-PR), Maria Isabel Corrêa (UBM – Palmeira).
16h – 16h30 – Cafezinho com música.
16h30 - Abertura dos debates.
18h - Encerramento dos trabalhos desse dia.
19h30 – Na UNIBRASIL – Lançamento do Livro "Meio Ambiente e Desenvolvimento - Em busca de um Compromisso"  organizado por Aldo Arantes e publicado pela Fundação Maurício Grabois.
Local: Auditório Barão do Cerro Azul – bloco 5- UNIBRASIL - Rua Konrad Adenauer Nº 442- Bairro Tarumã - Curitiba - PR.

Dia 28/04 – sábado

08h30 – PAINEL DE INFORMAÇÃO: A Cúpula dos Povos por Justiça Social e Ambiental.
Convidadas: Carmen Foro (CONTAG), Liége Rocha (UBM),   Maria Nagy Rodrigues - Mestre em Sociologia e consultora técnica do DAGEP para a Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta.
Elza Maria Campos (Coordenação da Mesa)
10h30 – Grupos de Discussão
– Participação da UBM na RIO+20; mobilização e organização; A Carta de Curitiba.
12h30 – Almoço (livre ou por adesão).
14h – 15h20 – Encontro Vivencial com Graciela Scandurra: "Sementes que transformam. Mulheres e Meio Ambiente."
15h20 – 15h45 – Cafezinho.
15h45 – 17h30 – Plenária dos Grupos de Discussão e Aprovação da Plataforma Mínima de Meio Ambiente da UBM e da Carta de Curitiba, para apresentá-la na RIO+20.
18h – Encerramento do I Seminário Nacional de Meio Ambiente da UBM.

Fonte: UBM União Brasileria de Mulheres