sexta-feira, 6 de abril de 2012

Audiência Pública Recuperação da Orla Maritima Jaboatão dos Guararapes, Recife, Olinda e Paulista

Audiência pública para discutir recuperação das orlas de Jaboatão, Recife, Olinda e Paulista ocorrerá no próximo dia 10

No dia 10 de abril (terça-feira), às 9h30, no Centro de Convenções de Pernambuco, auditório Tabocas, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) realizará uma audiência pública para discutir a recuperação das orlas marítimas dos municípios de Jaboatão, Recife, Olinda e do Paulista. O Relatório de Impacto Ambiental (Rima), desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), com detalhes sobre as obras a serem executas, está disponível no portal da Agência - http://www.cprh.pe.gov.br/.

O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), e integra a política pública de controle dos efeitos causados pelas mudanças climáticas. Será limitado ao Sul pela foz do rio Jaboatão, e ao Norte, pela foz do rio Timbó.

De acordo com o Rima, a erosão costeira é uma reação da natureza à urbanização. No litoral pernambucano, os processos erosivos são evidentes ao longo da costa. Por isso, houve investimento em alternativas como pedras com função de quebra-mar, diques, espigões e muros de proteção.  No entanto, com o tempo, estas soluções mostraram-se economicamente inviáveis, pois alteraram a dinâmica sedimentar, comprometeram a estética do local, interferiram na visão cênica e em seu valor econômico.

A audiência pública é uma etapa obrigatória do processo de licenciamento ambiental, e se destina a ouvir a coletividade sobre o empreendimento a ser licenciado. De 28 de março a 09 de abril, uma equipe de mobilizadores sociais vai percorrer os quatro municípios diretamente afetados pelo projeto. O objetivo é a divulgação da audiência junto à população, bem como a diversos segmentos, a exemplo de prefeituras municipais, secretarias de Meio Ambiente e Organizações Não-Governamentais (ONGs), entre outros órgãos.

NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL/CPRH

Nenhum comentário: