quinta-feira, 5 de abril de 2012

Entidade quer a desapropriação de trecho da Mata do Engenho Uchoa

04 de Abril de 2012

O Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa encaminhou na última segunda-feira (02) oficio à Secretaria estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade solicitando a urgente desapropriação de 20 hectares da mata que hoje se encontram sob a responsabilidade do Estado, mas pertencem a particulares. No total, o espaço possui 192 hectares e a luta do Movimento é no sentido de que seja implantado o Parque Natural Rousinete Falcão na área de preservação ambiental (APA) ali existente.

“Dessa foram, estaremos garantindo que os interesses privados não prevaleçam sobre os interesses públicos, de uma população formada por 270.000 pessoas, integrantes dos 11 bairros do entorno e  que lutam pela criação do parque durante três décadas. É a defesa da qualidade de vida para nós, cidadãos do Recife”, explicam os subscritores do ofício à secretaria estadual.

No documento, o Movimento apresenta ainda proposta de composição do Conselho Gestor do Refúgio de Vida Silvestre (RVS) da Mata do Engenho Uchoa, constituído pelos 20hc da área sob a responsabilidade do Estado. “Este é o momento em que se discute a composição dos conselhos gestores”.

O Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa é fruto de uma luta de 33 anos pela construção do Parque na Mata do Engenho Uchoa, área remanescente de Mata Atlântica. A entidade tem em seu histórico reconhecidas conquistas, que vão desde o impedimento de construção de condomínios de luxo, que favoreceria a especulação imobiliária até mais recentemente a interrupção da construção de uma usina de beneficiamento de lixo na área.

Da Redação do site.
Fonte: site Deputado Luciano Siqueira

Nenhum comentário: