sexta-feira, 13 de abril de 2012

Movimento da Mata Uchoa apresenta propostas para conselhos gestores das UCs

A Secretaria estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) realizou nesta quinta-feira (12) a terceira reunião para a formação dos Conselhos Gestores das Unidades de Conservação (UCs). Na pauta,  a apresentação das propostas de composição dos Conselhos Gestores das UCs. Durante o encontro, o Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchôa apresentou sua proposta  para os conselhos gestores acompanhada da reivindicação de desapropiração dos 20 hectares da Reserva de Refúgio de Vida Silvestre (RVS), que hoje se encontram sob a responsabilidade do Estado, mas pertencem a particulares. No total, o espaço possui 192 hectares e a luta do Movimento é no sentido de que seja implantado o Parque Natural Rousinete Falcão na área de preservação ambiental (APA) ali existente.
mata_uchoa
Mata do Engenho Uchoa, Zona Oeste do Recife


“Dessa foram, estaremos garantindo que os interesses privados não prevaleçam sobre os interesses públicos, de uma população formada por 270.000 pessoas, integrantes dos 11 bairros do entorno e  que lutam pela criação do parque durante três décadas. É a defesa da qualidade de vida para nós, cidadãos do Recife”, explicam os representantes do movimento.

O encontro foi coordenado por Giannina Cysneiros Bezerra, analista de desenvolvimento ambiental, e Hélvio Polito, secretário executivo da Semas. Após a leitura e debate das propostas a secretaria apresentou uma contraproposta e o calendário de reuniões no local de cada uma das UCs. A reunião com o Conselho Gestor proposto pelo Movimento da Mata do Engenho Uchoa ficou marcada para o dia 27 / 04 / 2012 ( sexta-feira ) na área.

Participaram da reunião a CIPOMA e o Exército. O Movimento se fez representar por Michelly e Luciana Silva, do Centro Escola Mangue; Edmar Neto, José Inácio, Márcia Branco, do gabinete do deputado Luciano Siqueira (PCdoB); José Semente, Alexandre Moura, da Ecos, e Augusto Semente.

Defesa da mata
O Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa é fruto de uma luta de 33 anos pela construção do Parque na Mata do Engenho Uchoa, área remanescente de Mata Atlântica. A entidade tem em seu histórico reconhecidas conquistas, que vão desde o impedimento de construção de condomínios de luxo, que favoreceria a especulação imobiliária até mais recentemente a interrupção da construção de uma usina de beneficiamento de lixo na área.

Conselho Gestor e desapropriação rumo ao Parque Natural Rousinete Falcão com 192ha, remanescente de Mata Atlântica.

Salve 32 anos de luta por um Recife Melhor.

Da Redação do site, com informações do Movimento da Mata Uchoa.
Fonte: site deputado Luciano Siqueira

Nenhum comentário: