segunda-feira, 12 de julho de 2010

Polêmica em projeto para área no Ibura

Tratamento de lixo //

Polêmica em projeto para área no Ibura

Publicado em 09.07.2010 - Diario de Pernambuco

Imagine uma área de bucolismo constante. À beira dos mananciais da bacia do Pirapama e do Rio Tejipió, fauna e flora preservadas em uma área de Mata Atlântica considerada como um dos mais ricos conjuntos de ecossistemas em termos de diversidade biológica do planeta. Pois bem, este relicário ecológico existe no coração de Pernambuco. Tem nome, sobrenome e endereço. Engenho Uchoa, no Ibura. No entanto, o desenvolvimento tecnológico tornou-se uma ameaça para o cenário. Um projeto que visa transformar lixo em energia elétrica deu início à polêmica envolvendo ambientalistas, sindicalistas, moradores, técnicos e gestores de multinacionais. Entre eles, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) - que tem até dezembro para decidir se concede ou não a licença para as obras. Ontem foi realizada a primeira audiência pública para tratar da questão. O projeto de criação de uma Central de Tratamento e Destinação de Resíduos está tirando o sossego dos moradores e ambientalistas que defendem a preservação da área. O objetivoprincipal do empreendimento - idealizado pela Recife Energia (sociedade de proposta específica composta pelas empresas Qualix, Serquip e Kogenergy) é transformar lixo em energia elétrica através de um sistema de cogeração que se propõe a tratar os resíduos sólidos urbanos e possibilitar o aproveitamento energético existente em suas moléculas com a instalação de duas unidades industriais.

A polêmica envolve fatores que transcendem a preservação. Moradores se queixam dos ruídos e da poluição que o projeto vai acarretar. Catadores de lixo se queixam da quantidade de desempregados. E ambientalistas da deterioração das bacias hidrográficas e da Mata Atlântica. "Estamos na luta para transformar o Engenho Uchoa em parque natural há tempos e agora eles querem destruir tudo. Com essa indústria, a prefeitura vai contratar uma cooperativa específica para a catação do lixo, e o que vai acontecer com as outras? Serão pelo menos 5 mil profissionais desempregados e uma área de preservação devastada", ressaltou José Cardoso, membro do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Reciclados. Para os gestores da Recife Energia, os argumentos contra a construção não fazem jus à realidade. "Um dos argumentos dos ambientalistas é que o terreno esta dentro de uma área de preservação ambiental. Não está. O terreno onde vamos construir é de propriedade particular é foi desapropriado", disse Joacir Lameu, assessor técnico da Recife Energia. O presidente em exercício da CPRH, Waldecy Farias, comandou uma audiência pública sobre o tema ontem, no Clube das Águias, em Piedade, e informou que este é só o começo das discussões. "Estamos com uma comissão multidisciplinar para analisar os impactos naturais, sociais, culturais e econômicos. Se os impactos negativos suplantarem em demasia os positivos ou não for possível conseguir minimizá-los, o pedido será indeferido", salientou.


Tratamento de lixo //

Central de Tratamento e Destinação de Resíduos


O objetivo principal é a destinação e tratamento dos resíduos sólidos urbanos de origem domiciliar, comercial, de praças e logradouros públicos, de feiras livres, mercados públicos, de poda de árvores e jardinagem. A solução apresentada para o tratamento dos resíduos é a utilização do sistema de cogeração que se propõe a tratar adequadamente o lixo e possibilitar o aproveitamento energético existente em suas moléculas. Para tanto será necessária a construção de duas unidades de destinação de tratamento de resíduos. A Unidade de Beneficiamento que receberá o lixo, fará a triagem e o beneficiamento e o transformará em combustível. E a Unidade Termoelétrica, para onde o combustível será encaminhado para a transformação em energia elétrica. Uma planta de 27 MW de potência instalada pode gerar energia para atender uma comunidade de aproximadamente 100 mil famílias.

Investimento Privado: R$ 300 milhões

Duração: A concessão é por um período de 20 anos a partir da licença de operação

Área de atuação: O empreendimento foi estabelecido para atender a demanda de destinação do lixo domiciliar do Recife

Capacidade: As unidades de recepção terão capacidade para receber resíduos 24h/dia, em um turno ininterrupto de trabalho, com equipamentos que podem processar 2.856 ton/dia de lixo domiciliar urbano.

Unidades: Unidade de Beneficiamento - Recife Unidade Termoelétrica - Cabo de Santo Agostinho

Unidade de beneficiamento

Neste área será identificada a origem dos resíduos coletados. Será feita a pesagem e controle. A triagem e aproveitamento do material reciclável e o beneficiamento do restante. A matéria orgânica compostada e o material com poder calorífico serão transformados em Combustível Derivado de Resíduo - alterando sua granulometria e umidade de forma a aproveitar a parcela energética.

Unidade de cogeração

Esta unidade do sistema é uma planta de geração de energia elétrica e outras utilidades, que emprega como combustível os resíduos especialmente preparado. Localizada na unidade industrial cujo processo de produção utiliza intensivamente a energia em suas formas variadas. Nesta fase, a planta dará a destinação final do resíduo urbano, no ciclo energia/matéria/energia, minimizando o volume de resíduos que é encaminhado a aterros comerciais.

Nenhum comentário: