terça-feira, 27 de julho de 2010

2° Encontro de Gestores de Unidades de Conservação da Mata Atlântica de Pernambuco

A Associação para Proteção da Mata Atlântica do Nordeste (AMANE) está promovendo junto com seus parceiros o 2° Encontro Estadual de Gestores de Unidades de Conservação da Mata Atlântica de Pernambuco, que será realizado no dia 27 de julho das 9h às 18h na Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (SECTMA), Rua Vital de Oliveira, 32, Bairro do Recife, Recife.

O 2º Encontro Estadual de Gestores faz parte do Projeto Rede de Gestores de Unidades de Conservação (UC’s) no Centro de Endemismo Pernambuco (CEP), região também conhecida como Corredor da Biodiversidade do Nordeste, que abrange os estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. O projeto deu início à construção de uma rede de articulação entre os gestores do CEP através de grupos de e-mails, site e encontros presenciais.

O evento tem o objetivo de reunir pessoas que estejam envolvidas direta ou indiretamente com alguma unidade de conservação da Mata Atlântica de Pernambuco, como membros dos conselhos gestores, analistas ambientais, pesquisadores, representantes de órgãos do governo e da sociedade civil organizada, líderes comunitários, empresários locais, moradores do entorno de unidades de conservação e populações tradicionais.

A abertura do evento será às 8h30, com participação das instituições AMANE, SECTMA, CPRH, IBAMA e ICMBio. Em seguida, haverá palestras sobre a Lei de Mudanças Climáticas com o Secretário Executivo de Meio Ambiente da SECTMA, Hélvio Polito; Pagamento por Serviços Ambientais com o diretor de ciências do Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (CEPAN) e Professor da UFPE, Felipe Melo, e sobre o Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC), com a advogada ambiental Liza Baggio, consultora da AMANE.

Ainda no período da manhã haverá a apresentação do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e as instruções para seu cadastramento nessa importante articulação nacional. Esse assunto será liderado pelo secretário executivo do Pacto, Pedro Castro.

No período da tarde acontecerá mesa redonda e debate sobre as polêmicas mudanças do novo Código Florestal, tendo como convidado especial o diretor de mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani e como debatedores o advogado Ivon d´Almeida Pires, da Pires e Advogados Associados e o biólogo Leslie Tavares, do Movimento Salve Maracaípe.

Haverá ainda o lançamento da publicação “Saberes e Fazeres da Mata Atlântica do Nordeste – Lições para uma gestão participativa”, fruto da sistematização do Projeto Capacitação em Gestão Participativa de Unidades de Conservação da Mata Atlântica, realizado pela AMANE com o apoio do PDA/MMA. Após o lançamento haverá distribuição gratuita de exemplares.

Confira a programação completa do 2° Encontro Estadual da Mata Atlântica de Pernambuco

8h30 Abertura - AMANE, SECTMA, CPRH e ICMBio
9h Palestra – Lei de Mudanças Climáticas – Hélvio Polito (SECTMA)
9h30 Pagamentos sobre Serviços Ambientais – Felipe Melo (CEPAN/UFPE)
10h Debates
10h20 Intervalo
10h40 Pacto pela Restauração da Mata Atlântica – Pedro Castro (secretário executivo do Pacto)
11h20 Sistema Estadual de Unidades de Conservação – Liza Baggio (AMANE)
11h40 Debates
12h Almoço
14h Mesa Redonda - Código Florestal
Mario Mantovani - SOS Mata Atlântica
Ivon Pires – Pires advogados
Leslie Tavares – Movimento Salve Maracaípe
16h Encaminhamentos da rede
16h30 Lançamento da Publicação – “Saberes e Fazeres da Mata Atlântica do Nordeste: Lições para uma Gestão Participativa”.
17h Encerramento

Sobre o Projeto

O projeto Redes surgiu durante os cursos de Capacitação em Gestão Participativa de Unidades de Conservação da Mata Atlântica, realizado pela AMANE, com o apoio do PDA/MMA, quando foi constatada a grande dificuldade dos gestores de UC´s em se comunicar, trocar experiências com outros gestores, o que provocava certo desestímulo e redução da capacidade de produção destes atores chaves para a conservação da biodiversidade. Os gestores demonstraram interesse em trocar informações, elaborar projetos para captar recursos, enfim, buscar ajuda diante das dificuldades comuns, visando a efetiva implementação de políticas públicas ambientais.

O projeto Rede de Gestores de UC’s do CEP tem apoio do Subprograma Projetos Demonstrativos (PDA) do Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (CEPAN), a Conservação Internacional (CI), a The Nature Conservancy (TNC), Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (SECTMA), Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH/AL), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis de Pernambuco (IBAMA/PE), Instituto de Desenvolvimento Sustentável do rio Grande do Norte (IDEMA/RN) e a Superintendência de Administração do Meio Ambiente da Paraíba (SUDEMA).

www.amane.org.br

Nenhum comentário: