domingo, 18 de julho de 2010

Audiência sobre instalação de Central de Tratamento de Resíduos acontece nesta quinta-feira no Recife

A Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH realiza no próximo dia 08, às 9h, no Clube das Águias em Boa Viagem, no Recife, a audiência pública referente ao empreendimento Central de Tratamento e Destinação de Resíduos - CTDR, proposto pelo consórcio Recife Energia para ser instalado em parte dos municípios do Recife e do Cabo de Santo Agostinho. Estudos realizados por uma empresa de consultoria geraram um Relatório de Impacto Ambiental (Rima) que será apresentado no evento.

A audiência faz parte do processo de licenciamento ambiental e é aberta ao público, que poderá fazer perguntas (orais e escritas) à CPRH, ao empreendedor e à empresa consultora. "A audiência pública é um instrumento de participação popular fundamental no processo de avaliação para o licenciamento, uma vez que promove a divulgação e a discussão do projeto e seus impactos, aliando informações técnicas aos reais interesses da população impactada", comenta o diretor presidente da Agência, Hélio Gurgel.

Segundo o presidente, a CPRH disponibiliza informações sobre o empreendimento mesmo antes da audiência, publicando na web (www.cprh.pe.gov.br) uma versão eletrônica do Rima. "A empresa consultora é orientada a desenvolver o relatório com linguagem simples, de forma clara e acessível a todos", completa.

De acordo com as informações do Relatório de Impacto Ambiental, o objetivo da CTDR é gerir, com baixo passivo ambiental, o lixo produzido no município do Recife por um período de 20 anos, com exceção dos resíduos de serviços de saúde. O empreendimento pretende associar o tratamento térmico dos resíduos à geração de energia elétrica e também promover a reciclagem de materiais reaproveitáveis.

O Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) estão disponíveis para consulta pública também na biblioteca da CPRH e nas prefeituras do Recife e Cabo de Santo Agostinho, áreas de atuação do empreendimento proposto.

Participação pública - Desde o dia 17 de junho, equipes qualificadas estão nas ruas dos municípios do Recife e do Cabo de Santo Agostinho realizando atividades de mobilização social. Os profissionais, coordenados pela CPRH, realizam ampla divulgação sobre o evento, esclarecendo sobre os papéis da Agência e da população no processo.

O consórcio Recife Energia, que propõe a instalação do empreendimento, providenciou ônibus para a população interessada, com saídas de locais estratégicos: do Recife, os ônibus partem da sede da CPRH (bairro de Casa Forte) e do Cabo de Santo Agostinho, os ônibus saem do Mercado Central do Cabo e da Associação dos Moradores de Charneca.

Serviço:
Clube das Águias
Rua Cosmorama, 695, Boa Viagem - fone (81) 3462.5072

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - CPRH (3182.8817)


CPRH - Agência Estadual de Meio Ambiente
Rua Santana, 367, Casa Forte, Recife/PE - Brasil - CEP 52060-460 - Telefone: (81) 3182.8800
E-mail: ouvidoriaambiental@cprh.pe.gov.br - URL: www.cprh.pe.gov.br
Este site funciona melhor com o Internet


http://www.cprh.pe.gov.br/IMPRENSA/NOTICIAS/40366;51194;1315;1261;1511.asp

Nenhum comentário: