sábado, 5 de março de 2016

Escola inaugurada.

Escola inaugurada.















No dia 29 / 02 / 2016, no Ibura/Jordão, em Jaboatão dos Guararapes, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara junto com os prefeitos do Recife e de Jaboatão dos Guararapes, Geraldo Júlio  e Elias Gomes, respectivamente, inaugura a 31ª ETE – Escola Técnica Estadual, obra essa em parceria com o governo federal. Enquanto no governo de FHC, as Forças Armadas eram enfraquecidas, as estradas de ferro eram desativadas e escolas eram fechadas.















Foi a ETE - Escola Técnica Estadual Advogado José David Gil Rodrigues que tem como gestor o Prof. Marcos. O local da construção foi indicado pela FIJ ( Federação das Entidades Comunitárias do Ibura Jordão ) . A ETE - Escola Técnica Estadual conta com estrutura de auditório, biblioteca, bloco de serviços e vivência, quadra poliesportiva coberta, [ ... ], com 12 salas de aula dentre outras dependências. Os cursos técnicos oferecidos são nas áreas de Administração e Informática.















Localizada no limite dos municípios do Recife e de Jaboatão dos Guararapes beneficiará as comunidades do Ibura, Jordão Alto, Jordão Baixo, Jardim Jordão, Monte Verde, Milagres, URs 1, 2 e 6, Prazeres, Curado ( I a IV ), Cavaleiro, Muribeca, Dois Carneiros e Zumbi do Pacheco.

















Isso Acontece em meio a uma crise sístêmica do capital que assola o país e que é mundial que fecha bancos na Alemanha, demitindo trabalhadores(ras), é claro. Mas o alardeamento feito pela mídia golpista e a oposição, derrotadas nas urnas, quer passar a imagem de que o fenômeno foi inventado no Brasil.
















O Evento contou com a presença das comunidades beneficiadas, é claro, o governador de Pernambuco, os prefeitos dos Municípios de Recife e do Jaboatão dos Guararapes, ja citados a cima. Nas intervenções as comunidades se fizeram representar pelas suas lideranças e uma delas foi Severina Pereira da Veiga ( Biuzinha ), presidenta da FIJ - Federação das Entidades Comunitárias do Ibura Jordão.















O Acontecimento foi abrilhantado com a participação das BANDAS MARCIAIS das Escolas Nilo Coelho e Murilo Braga.















Essa Instituição Educacional faz parte de um conjunto de reivindicações da FIJ ( Federação das Entidades Comunitárias do Ibura Jordão ), filiada à CONAM ( Confederação Nacional das Associações de Moradores ). Porém a luta continua e a FIJ continua fazendo parte do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa, integrando o Conselho Gestor da Unidade de Conservação Reserva de Vida Silvestre Mata do Engenho Uchoa.















A ETE - Escola Técnica Estadual Advogado José David Gil Rodrigues e a Mata do Engenho Uchoa ficam à margem da BR que comunica o Brasil e essa Escola será mais uma a engrossar a luta pela implantação do Parque Natural Rousinte Falcão nos CENTO E NOVENTA E DOIS HECTARES REMANESCENTES DE MATA ATLÂNTICA. Não é atoa que o nome da quadra poliesportiva homenageia o militante do Movimento Popular Alberto Gomes da Silva. “Nascido em 16 de dezembro de 1962, Alberto foi um líder comunitário compromissado com as causas sociais. Na década de 80, fundou o Conselho de Moradores do Alto dos Milagres e participou da fundação da Federação das Entidades do Ibura/Jordão, em 1990. Ao longo da sua trajetória, defendeu as bandeiras da educação e da saúde e sempre dizia a seguinte frase: “Enquanto não houver educação de qualidade onde os filhos dos pobres e filhos dos ricos tenham o mesmo saber e frequentarem as mesmas escolas, não haverá educação no país“.















Foi um momento de festa, de discursos e de encontro de amigos envolvidos pela alegria daqueles que participam das lutas sociais. Porque foi mais uma inauguração, não de uma empresa, tão necessária quanto, mas de mais uma escola para alçar jovens como um nauta no cosmo do conhecimento! Que não seja mais uma escola para ensinar produzir mas que o ensinar construir seja precedido do pensar a realidade objetiva.


Nenhum comentário: