sábado, 14 de dezembro de 2013

Renovado, Jardim Botânico revela tesouros da Mata Atlântica

Renovado, Jardim Botânico revela tesouros da Mata Atlântica

O Recife ficará mais verde e florido a partir de segunda-feira (16). Nesse dia, o Jardim Botânico da cidade (foto) será reinaugurado depois de passar mais de quatro meses em reforma. O maior mérito da obra é, justamente, dar visibilidade a um espaço desconhecido da maior parte da população.
Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem 
Agora, quem passa pela BR-232, no Curado, Zona Oeste, se depara com um imenso letreiro de plantas, formando o nome do jardim no lugar onde antes só havia um matagal. Os 10,7 hectares de mata atlântica e belas espécies exóticas finalmente serão revelados. 
A novidade mais atraente para o público são os cinco novos jardins instalados no espaço, um deles sensorial, onde o visitante não apenas verá as espécies. Também sentirá a textura, o perfume, o formato e até mesmo o gosto delas. O jardim dedicado aos sentidos terá piso tátil e letreiro em braile para facilitar a acessibilidade de deficientes visuais. “É uma experiência de descoberta”, comenta a secretária de Meio Ambiente do Recife, Cida Pedrosa, enquanto mostra a fonte ainda em construção.
Outro jardim que se destaca é o das orquídeas, bromélias e cactáceas. As coleções são científicas e fazem parte de um catálogo nacional. As bromélias serão colocadas sobre um expositor para ter mais visibilidade, enquanto as orquídeas aguardam a conclusão do orquidário, bela estrutura cercada por um laguinho, com direito a deque de contemplação.
 
Cida Pedrosa, secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife. Foto: Diario de Pernambuco 
No lugar onde antes havia um estacionamento agora existe um jardim de plantas medicinais. “Esse espaço se destina, principalmente, à educação ambiental”, explica Cida Pedrosa, informando que mesmo durante a reforma o Jardim Botânico continuou recebendo visita de escolas. Para completar, ainda há o Jardim das Flores Tropicais,com fontes e plantas aquáticas, e o Jardim das Palmeiras.Neste último, enquanto as exóticas ficaram num canteiro, as nativas foram plantadas ao lado da borda de mata atlântica que permeia o parque. 
Em breve, o viveiro de plantas do Jardim Botânico será transformado em berçário, onde os cuidados começam a partir da escolha da semente. Mas, as mudas produzidas não são destinadas ao comércio. “A finalidade é conservar a biodiversidade”, esclarece a gerente de Unidades Protegidas, Zenaide Nunes. “Não temos preocupação de produzir em grande escala, mas com qualidade.”
O Jardim Botânico também terá uma área (na entrada) para exposição de esculturas ao ar livre e agora dispõe de um laboratório e um núcleo de educação ambiental. Esses espaços tanto serão usados por estudantes quanto por pesquisadores.Também foi construída uma sede para a brigada ambiental,que fará a fiscalização do espaço.
Para facilitar a compreensão e atrair visitantes, foram instaladas placas de identificação, informando sobre as espécies em três línguas (português, inglês e espanhol). As cinco trilhas ecológicas que se conectam estão devidamente sinalizadas.
O Jardim Botânico só começará a abrir aos sábados e domingos a partir do segundo fim de semana de janeiro. Por enquanto,funcionará das 9h às 15h, de terça a sexta-feira. A entrada é gratuita e o acesso é fácil,pela BR-232. Há 30 vagas para carros, quatro para ônibus e um bicicletário. "Estamos pensando em fazer visitas guiadas nos meses de janeiro e fevereiro”, adianta a secretária Cida Pedrosa.
Ela tem uma carta na manga para atrair novos visitantes. Nesses dois meses, a prefeitura planeja disponibilizar um ônibus para transportar pessoas gratuitamente, partindo do Parque da Jaqueira, na Zona Norte. Por enquanto, o único coletivo que passa em frente ao JBR é a linha 346 (TIP-Conde da Boa Vista).
Histórico
O Jardim Botânico do Recife foi criado em 1979 e passou pela última reforma há cerca de oito anos. Na atual requalificação foram investidos R$ 2,2 milhões de recursos do tesouro municipal e de compensação ambiental. Para tornar o jardim sustentável, a Secretaria de Meio Ambiente pretende montar uma lojinha onde serão vendidos artigos com motivos do parque e artesanato.As negociações para implementar o projeto em 2014 já estão em andamento com uma ONG do Totó e o grupo Gerdau.
Publicado originalmente no Jornal do Commercio de  12/12/2013
Fonte: site Comitê Municipal PCdoB Recife

Nenhum comentário: