terça-feira, 19 de novembro de 2013

XIII Movimento Ecológico em Defesa da Mata do Engenho Uchôa ESCOLA

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

XIII Movimento Ecológico em Defesa da Mata do Engenho Uchôa ESCOLA PRESIDENTE HUMBERTO CASTELO BRANCO

Ocorreu, no dia 09 de novembro, o movimento ecológico com a presença, em peso, da comunidade escolar. Estavam presentes os componentes da escola, os funcionários da manutenção que serviram lanches, os professores que aplicaram conhecimentos e engajamento diante do conteúdo e causa ecológica, a direção que orquestrou esta tarefa de levar aproximadamente 900 alunos à realização desta atividade, engajada pedagogicamente, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que indicam a transversalidade na aplicação da Educação Ambiental, sem necessidade de se implantar uma nova disciplina no currículo.

A escola Castelo Branco pratica Ecologia através da Educação Ambiental realizada pelos seus integrantes. Também estavam no evento representantes da sociedade civil, ambientalistas e ex-alunos.

Um dos objetivos da execução deste movimento é somar esforços, aos desenvolvidos ao longo das 13 edições do Movimento Ecológico, para a implantação e manutenção do Parque do Engenho Uchôa, e envolver a comunidade escolar na luta em defesa dessa mata que é remanescente de Mata Atlântica. Sem esta natureza, os danos incidiriam diretamente na qualidade ambiental da escola. O parque será mais um laboratório e sala de aula para atividades escolares e de extensão. Os valores de nossa sociedade encontram-se invertidos e um movimento como este contribui para que a sociedade caminhe na direção certa.

Abaixo segue foto do movimento ecológico realizado no dia 09/11/2013. Nesta imagem observa-se a presença dos alunos e do corpo escolar na Av. Dr José Rufino, em Tejipió.




Abaixo foto dos alunos no pátio externo da escola Castelo Branco; em primeiro plano, o grupo (com vermelho) do tema “animais”.




Esta postagem baseou-se nas informações prestadas pelo professor Jorge Araújo, da área de Geografia Física da Universidade de Pernambuco – UPE, idealizador e grande motivador do Movimento Ecológico da Escola Presidente Humberto Castelo Branco e representante da UPE no Conselho Gestor da Unidade de Conservação estadual Refúgio de Vida Silvestre Mata do Engenho Uchôa. O professor esteve presente no evento e destacou o acréscimo de novas atividades e o fato de estar mais didático. Também mencionou que várias tarefas estão sendo realizadas ao longo do ano, como a coleta de óleo para reciclagem. Ele lamentou o fato de não ter havido apoio da CTTU e presença da imprensa, para divulgação do evento. Segundo o mesmo professor a gratidão maior é perceber a felicidade na face do alunado e saber que esta aula não será mais esquecida, porque foi realizada com eles no campo; passa a fazer parte dos currículos de suas vidas, o que é mais importante.
 
Fonte: blog da UPE NO CONSEMA-PE 

Nenhum comentário: