terça-feira, 12 de novembro de 2013

Moções aprovadas na 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente



Moções


A 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente teve a apresentação e aprovação de 53 moções sendo: de apoio (24), de repúdio (13), de solicitação (03), indicativa (03), de aplauso e louvor (02) e de denúncia (02).
Houve também a apresentação de uma moção de cada categoria a seguir: de apoio e ampliação; reivindicação; preservação da Floresta de Deodoro; pedido de coerência e respeito às autoridades públicas; e apoio à rota tecnológica da reciclagem popular. Por fim, houve a apresentação de uma moção simples.
Moção de Apoio #03

Destinatário: Ministério do Meio Ambiente

Entidade/Instituição Proponente: Instituto Nacional de Pesquisas e Defesa do Meio
Ambiente (INMA)

Proponente: Aldo Arantes

Número de assinaturas: 354

Propomos a realização de uma Conferência sobre o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia no primeiro semestre de 2014, com o objetivo de identificar os problemas, potencialidades e caminhos para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia ouvindo os diversos segmentos da sociedade entre os quais os trabalhadores, ribeirinhos, índios, empresários e autoridades locais, adotando como referência do debate o Plano Amazônia Sustentável (PAS).
Moção de Apoio #23

Destinatário: Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Cultura

Entidade/Instituição Proponente: Movimento de Defesa da Mata do Engenho Uchoa

Proponente: Augusto dos Santos Semente

Número de Assinaturas: 137


Na terra da expressão artística genuinamente pernambucana, o Frevo, Patrimônio Imaterial da Humanidade, está localizada a Reserva da Biosfera Mundial, contemplando os Biomas Mangue, Restinga e Mata Atlântica. É a mata do Engenho Uchoa, com 192 hectares remanescentes de Mata Atlântica.


Esta área vem sendo preservada por uma luta que está contemplando 34 anos. Luta essa que começou com um Grupo Amigos da Mata do Engenho Uchoa e hoje se concretiza como o Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa, girando em torno de si mais de 100 entidades, tais como Universidades, Instituições religiosas e movimentos culturais e sociais, entre outros.


A Troça Mista Arrebenta Sapucaia! Nasceu em 2007 ano do centenário do Frevo, oriunda da necessidade de evidenciar o Movimento inclusive durante o período carnavalesco.


Além de preservar agora o Movimento reivindica a implantação do Parque Natural Rousinete Falcao (in memorian). É por isso que estamos submetendo-a a aprovação da 4ª CNMA


Moção de Solicitação #02

Destinatário: Ministério do Meio Ambiente

Entidade/Instituição Proponente: Associação das Mulheres Guerreiras de Camaragibe

Mentes que Brilham.

Proponente: Tatiane Cibele de Souza Gomes

Número de assinaturas: 146 assinaturas

Pela transformação da Região do Privê Velecont (Remanescentes do Bioma Mata Atlântica, Camaragibe- PE) em áreas de interesse ambiental. Seja parque natural, VE, APA e/ou outro tipo de acordo com a realidade local, assim como a implementação e manutenção do parque ecológico espaço do saber. ( uma aldeia Camaragibe- PE), com pista de caminhadas, corridas, ciclismo, academia da cidade, bosque de especies nativas da Mata Atlântica, manutenção dos espaços de nascentes e mananciais hídricos e a garantia de que mesmo que não seja construídos um centro de segurança, nem tão pouco uma unidade de pronto atendimento.


Fonte: 4ª CNMA Conferência Nacional de meio Ambiente

Nenhum comentário: