domingo, 3 de novembro de 2013

MINISTRA ASSUME COMPROMISSO COM A MATA DO ENGENHO UCHOA

MINISTRA ASSUME COMPROMISSO COM A MATA DO ENGENHO UCHOA

Pernambuco participa com 56 delegados(as) da  Conferência Nacional de Meio Ambiente, realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil - Brasília - Distrito Federal, de 24 a 27 / 10 / 2013, com o tema Vamos Cuidar do Brasil e com o objetivo de contribuir para a implementação da Lei 12.305/2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS .

















A delegação pernambucana deu sua contribuição para o êxito da Conferência, esboçado no seu alto nível de organização, participando efetivamente das discussões sobre a situação do Meio Ambiente no país e da apresentação de propostas para melhor dele cuidar. O Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa participou com Augusto Semente que apresentou a moção de apoio à implantação do Parque Natural Rousinete Falcão sendo aprovada.

Dentre os demais que usaram a TRIBUNA LIVRE, para defender uma moção, foi Augusto Semente que; após saudar os delegados(as), os ( as ) responsáveis pela Conferência, e parabenizar a comissão organizadora especificamente pela inovação da TL; levantou as seguintes questões: o absurdo da incineração de lixo pois além de tirar emprego dos Catadores é prejudicial à saúde por causa da produção de dioxinas e furano; a lei de nº 12305 / 2010 que rege a Política de Resíduos Sólidos que foi aprovada na gestão do governo Lula, após passar mais de 20 anos como projeto por contrariar muitos interesses, contribuindo para a defesa do Meio Ambiente; os cerca de 7% do que existia de Mata Atlântica tendo isso diretamente a ver com a defesa da moção porque o Recife possui poucas áreas verdes; e para concluir, a associação da Defesa do Meio Ambiente com a luta pelas reformas: Urbana, Agrária, da Educação, dos Meios de Comunicação, e Tributária, em resumo um Projeto Nacional de Desenvolvimento para o nosso país.

Os quatro dias de trabalhos com a participação de 1120 delegados ( as ) e 420 convidados ( as ) se estruturaram em quatro eixos temáticos ( 1 – PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS; 2 – REDUÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS; 3 – GERAÇÃO DE TRABALHO, EMPREGO E RENDA; 4 – EDUCAÇÃO AMBIENTAL ), plenárias e a Tribuna Livre, sem deixar de contar com o deleite da música com Zeca Baleiro.

















A abertura ficou por conta de Zéca Baleiro e o encerramento da construção das diretrizes visando cuidar melhor do Meio Ambiente foi tarefa da Ministra de Estado de Meio Ambiente Izabella Teixeira que, ao receber o livrete MATA DO ENGENHO UCHOA, disse: " Mata do Engenho Uchoa, vamos defender. "

Nos anais da 4ª CNMA está registrada a:

Moção de apoio à implantação do Parque Natural Rousinete Falcão

Na Terra da expressão artística genuinamente pernambucana, o Frevo, Patrimônio Imaterial da Humanidade, está localizada uma Reserva da Biosfera Mundial, contemplando os Biomas Mangue, Restinga e Mata Atlântica. É a Mata do Engenho Uchoa, com 192 hectares remanescentes de Mata Atlântica.

Está área vem sendo preservada por uma luta que está completando 34 anos. Luta essa que começou com um Grupo Amigos da Mata do Engenho Uchoa e hoje se concretiza como o Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa, girando em torno de si mais de 100 entidades, tais como  universidades, instituições religiosas e movimentos culturais e sociais, dentre outras          .

Troça Carnavalesca Mista Arrebenta Sapucaia!Nasceu em 2007, ano centenário do Frevo, oriunda da necessidade de evidenciar o movimento, inclusive durante o período carnavalesco.

Além de preservar, agora o Movimento reivindica a implantação do Parque Natural Rousinete Falcão (im memoriam). É por isso que estamos submetendo a aprovação dessa moção a IV Conferência Nacional de Meio Ambiente (23 a 27/10/2013, Centro Internacional de Convenções do Brasil, Brasília, DF).

Nenhum comentário: