terça-feira, 22 de outubro de 2013

PCR e UFPE falam sobre o Parque Linear do Capibaribe no arqDebates

PCR e UFPE falam sobre o Parque Linear do Capibaribe no arqDebates

O Parque Linear do Capibaribe – Caminho das Capivaras, projeto que começa a ser desenvolvido pela Prefeitura em parceria com a UFPE, será o tema do arqDebates, nesta quarta-feira (23), às 19h. Aberto ao público, o evento é organizado por um grupo formado por estudantes e arquitetos para discutir questões ligadas à arquitetura, urbanismo e paisagismo no Recife. O debate ocorrerá na sala Aloísio Magalhães, na Fundaj (Rua Henrique Dias, 609, no bairro do Derby).
O convênio firmado pela PCR, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smas), com a universidade prevê a elaboração do projeto de uma via parque. Isto é, um novo corredor para pedestres e ciclistas às margens do rio, que integre parques, praças e equipamentos públicos, do bairro da Várzea até a Boa Vista. Para falar sobre a iniciativa, participarão do arqDebates o secretário executivo de Unidades Protegidas da Smas, Romero Pereira, e os coordenadores do projeto pela UFPE, Circe Monteiro, Luiz Vieira e Roberto Montezuma.
Nesta parceria, estarão envolvidos 42 pesquisadores de diversas áreas. Haverá também a colaboração efetiva de equipes multidisciplinares compostas por profissionais da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), além da participação popular, a exemplo das comunidades ribeirinhas.
Para elaborar o projeto, a UFPE estudará, por nove meses, as duas margens do rio. Serão identificadas as áreas propícias para implantar equipamentos de recreação (playgrounds, espaços de aventura, etc), parques nodais, estacionamento de bicicletas, caminhos de pedestres e novos pontos de travessia. Também levantará os equipamentos de educação, saúde, lazer e serviços públicos já existentes no percurso, visando à articulação deles com o novo corredor. Para isso, vai se buscar compatibilizar os acessos ao parque com o sistema viário.
O convênio do Caminho das Capivaras ainda prevê uma interface direta com o projeto de navegabilidade. A intenção é permitir a articulação da via parque com as estações de embarque e desembarque e, consequentemente, com o sistema de transporte público convencional. Assim, o parque linear permitirá o elo entre o transporte não motorizado, ônibus e barco, facilitando o deslocamento das pessoas dentro da cidade.

Nenhum comentário: