segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Margens do Rio Capibaribe ganharão corredor verde para pedestres e ciclistas

Margens do Rio Capibaribe ganharão corredor verde para pedestres e ciclistas

Com informações da PCR
Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR
O Rio Capibaribe voltará a ser o eixo estruturador do Recife que foi no passado. Uma ação conjunta da Prefeitura, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e sociedade organizada transformará as margens do rio em um corredor de 30,64 quilômetros para pedestres e ciclistas, que integrará parques, praças e equipamentos públicos de 21 bairros da cidade. No percurso do Parque Linear do Capibaribe – Caminho das Capivaras serão implantadas calçadas, ciclovias, passarelas, pontes para pedestres e áreas de verde e lazer. O projeto executivo será elaborado pela UFPE em nove meses, a partir de um acordo assinado nesta segunda-feira (14) entre o prefeito Geraldo Julio e o reitor Anísio Brasileiro.
Previsto no programa de governo do prefeito, o Parque Linear do Capibaribe contemplará ações de curto, médio e longo prazos, que nortearão o Projeto Recife 500 anos, lançado pela Prefeitura em julho. Para elaboração do projeto do parque, a PCR investirá R$ 2,9 milhões. A partir de hoje, equipes da UFPE serão divididas em quatro áreas que englobam as duas margens do rio. A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife acompanhará o trabalho. O parque linear terá início no Instituto Ricardo Brennand, na Várzea, seguindo até a Ponte 6 de Março, conhecida como Ponte Velha, na Boa Vista.
Geraldo Julio destacou a contribuição da parceria através de três símbolos. “O primeiro ponto estruturador de hoje é que todos nós queremos transformar a cidade. E vamos fazer de um jeito diferente. Não tenho dúvida de que desse projeto será alavancada a transformação na qualidade de vida de uma cidade que, assim como outras, está vivendo um período conturbado nos centros urbanos”, afirmou.
Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR
O prefeito do Recife destacou o envolvimento dos recifenses na construção do parque linear. “Esse projeto premiará um comportamento que queremos estabelecer em nossa cidade. Assim, faremos diferente. Vamos envolver quem de fato vai conceber uma proposta diferente; e quem vai fazer isso é o povo. Esse projeto tem a cara do Recife 500 anos porque ele começa imediatamente, mas tem outras ações que só serão possíveis no médio e longo prazos”, explicou Geraldo Julio.
Enquanto ressaltava a importância do Capibaribe, o gestor recifense falou da sua relação com o rio. “Quando eu tinha pouco mais de dez anos e morava na Madalena, meu pai me levava na Avenida Beira-Rio para olhar aquela paisagem. Nós descíamos a rampa de cimento e ficávamos ali admirando o rio. Infelizmente, hoje eu ainda não tive como fazer isso com os meus filhos”, lamentou Geraldo Julio, reforçando a necessidade de políticas públicas que aproximem a população do Capibaribe.
Secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cida Pedrosa argumentou que construir o projeto é rever como a cidade se pensa. “Pensar no mapa ambiental para a construção. O mapa deixa de ser o da terra e passa a ser o das águas. Isso será muito mais do que um monte de cimento e tijolo. É uma nova forma de ver o Recife. Com a parceria com a universidade não estamos só contratando um caminho, mas uma nova forma de pensar. O produto desse projeto nos possibilita planejar a cidade a partir de uma nova ótica”, comentou Cida, que, emocionada, encerrou o discurso com um poema sobre a relação das pessoas com o rio, escrito pelo seu filho.
Com 42 pesquisadores envolvidos, há dois anos a Universidade desenvolve uma série de estudos sobre o rio. Dentro do Caminho das Capivaras, caberá à UFPE identificar as áreas adequadas, no novo corredor, para a implantação de equipamentos de recreação como, por exemplo, playgrounds, espaços de aventura, parques nodais, estacionamento de bicicletas, caminhos de pedestres e novos pontos de travessia. Será feito o levantamento dos equipamentos de educação, saúde, lazer e serviços públicos já existentes no percurso visando à articulação deles com o novo corredor.
“Essa é uma característica fundamental porque também envolverá estudantes numa ideia que articula mar, rios e mata. São as competências do conhecimento existente que o prefeito percebeu o quanto é importante elas estarem juntas, agrupadas. Há algo novo acontecendo diferente no Recife que se aproxima dos seus 500 anos. Estamos muito contentes, agradecidos e conscientes da responsabilidade que temos”, assegurou o reitor Anísio Brasileiro.
Responsável por apresentar a concepção do projeto, a urbanista e professora da UFPE, Circe Monteiro, explicou que o documento vai prever uma interface direta com o programa de navegabilidade Rios da Gente, do Governo de Pernambuco. “Nós articularemos espaços urbanos de vários pontos da cidade. A ideia é que esse produto tenha um impacto muito grande na vivência do Recife”, disse. O Caminho das Capivaras será feito a partir da articulação da via com as estações de embarque e desembarque e, consequentemente, com o sistema de transporte público de passageiros. A dinâmica visa facilitar o deslocamento das pessoas dentro da cidade.
Fotos: Andréa Rêgo Barros/PCR
Veja lista de 21 bairros beneficiados pelo Parque Linear
Várzea
Caxangá
Dois Irmãos
Iputinga
Apipucos
Monteiro
Poço da Panela
Santana
Cordeiro
Torre
Parnamirim
Jaqueira
Graças
Derby
Madalena
Ilha do Retiro
Ilha Joana Bezerra
São José
Ilha do Leite
Coelhos
Boa Vista

Fonte: blog do Meio Ambiente - SMAS Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade 

Nenhum comentário: