quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Movimento em Defesa da Mata Uchoa aprova ampliação da área preservada

Movimento em Defesa da Mata Uchoa aprova ampliação da área preservada

 
A luta pela preservação da Mata do Engenho Uchoa avança. No último sábado (12), o Governo de Pernambuco publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) o Decreto nº 39.938, de 11 de outubro de 2013, que altera os limites da unidade de conservação Refúgio da Vida Silvestre (RVS) Mata do Engenho Uchoa (foto).
Segundo o decreto, a área de 20 hectares pertencente ao governo estadual foi ampliada para 171,05 hectares.
Para Augusto Semente, um dos coordenadores do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa e conselheiro do Conselho Gestor do RVS, a medida é positiva. "Com isso, a Área de Proteção Ambiental (APA), que era muito vulnerável, passa a ter mais proteção", afirmou.
Ele explicou que, embora a luta do movimento sempre foi para classificar  a área total da mata, com 192 hectares, como Refúgio da Vida Silvestre, a alteração dos limites agradou aos ambientalistas do movimento.
"Além de ampliar os limites, o decreto do governo proíbe qualquer tipo ação que venha de encontro à preservação da mata", destacou. O Decreto nº 39.938/2013 estabelece ainda o prazo de seis meses para elaboração do Plano de Manejo da área.
 
 Nova configuração do RVS Mata do Engenho Uchoa  
A Mata do Engenho Uchoa é um resquício da Mata Atlântica na Bacia do Rio Tejipió, sendo a única no Estado a abrigar três biomas: mangue, restinga e Mata Atlântica. Está localizada entre as Zonas Oeste e Sul do Recife, com 11 bairros em seu entorno, que abrigam uma população estimada em mais de 270 mil pessoas.
Há 33 anos, o Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa luta pela preservação integral da área, bem como pela criação no espaço do Parque Natural Rousinete Falcão. Outra grande ação do grupo em defesa da mata foi o combate ao decreto do ex-prefeito do Recife, João da Costa,  que previa a construção de uma usina de processamento de lixo no local. A permissão foi anulada pelo próprio ex-prefeito no final de 2012.
Além de Área de Proteção Ambiental (APA), em âmbito municipal, a Mata do Engenho Uchoa é desde 2012 uma das Unidade de Conservação do Estado e conta com um Conselho Gestor formado por entidades comprometidas com a preservação ambiental, entre elas o Movimento em Defesa da Mata Uchoa.
Hoje Pernambuco possui 68 Unidades de Conservação Estaduais, sendo 37 de Proteção Integral e 31 de Uso Sustentável. Entre as Unidades de Proteção Integral estão uma Estação Ecológica, quatro Parques Estaduais e 27 Refúgios da Vida Silvestre (RVS). Já entre as Unidades de Uso Sustentável se encontram 18 Áreas de Proteção Ambiental (APAs), oito Reservas de Floresta Urbana e dez Reservas Particulares do Patrimônio Natural.
Audicéa Rodrigues
Do Recife
Fonte: site Comitê Municipal PCdoB Recife

Nenhum comentário: