quinta-feira, 28 de março de 2013

Gameleira centenária recebe placa de tombamento

Gameleira centenária recebe placa de tombamento

?????????????????????????????????????????????????????????????????????????
Árvore centenária e símbolo da cultura negra, a gameleira do Sítio de Pai Adão ganhou, na manhã de hoje (26), uma placa de tombamento reforçando seu valor para a cidade. O evento, que reuniu representantes de vários terreiros de candomblé, faz parte da programação da Semana da Árvore, realizada pela Prefeitura do Recife. O ato também foi marcado por um momento de louvação à gameleira e uma mesa de debate sobre o tema “Planta Sagrada e o Meio Ambiente”.

“Tínhamos que colocar a placa e fazer uma louvação essa árvore, que é símbolo de resistência de um povo tão perseguido e que ainda hoje sofre muito preconceito. Esse povo precisa ser incluído e respeitado”, afirmou a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cida Pedrosa. Ainda de acordo com ela, a gameleira foi a primeira árvore escolhida para receber a placa de tombamento devido a sua raridade, história e ligação com a cultura negra.

Manoel Papai, Babalorixá do terreiro de Pai Adão, ressaltou a importância do ato. “Eu quero agradecer a Prefeitura do Recife por esse momento. É preciso manter viva essa tradição. Poucas pessoas conhecem a história de Iroco [a gameleira]. Aqui é o refúgio dos nossos ancestrais. É aqui que eles repousam e nós buscamos as nossas energias”, explicou.

A mesa do debate, que encerrou as atividades do evento, foi composta por Elizabete Godinho (secretária-executiva de Direitos Humanos); Vera Baroni (conselheira do Comam); Manoel Papai; Oger Junior; e Sônia Freire. A atividade realizada no Terreiro de Pai Adão contou com a parceria das secretarias da Mulher, Saúde, Desenvolvimento Social e Diretos Humanos.

Programação – Ainda hoje, será afixada a placa de tombamento do Baobá, localizado na Escola Olindina Alves Semente, no Barro. E fechando a programação da semana, amanhã (27), haverá, às 9h, o plantio de 1.010 mudas e, às 18h, acontecerá o Acalanto ao Baobá. A planta, localizada no encontro das ruas Amaro Coutinho e Carlos Borromeu, na Encruzilhada, receberá uma placa de identificação de seu tombamento e haverá um recital de poesia.

Foto: Ivanildo Francisco/PCR

Fonte: Blog Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife

Nenhum comentário: