quarta-feira, 20 de março de 2013

Espaço Ciência - Programação Semana da Água de 18 a 22 de março




Cooperação pela Água!


Espaço Ciência comemora Semana da Água com atividades para o público
O Espaço Ciência preparou uma programação especial em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março) que este ano retratará o tema Cooperação pela água. De 18 a 22 de março, a programação da Semana da Água será bastante diversificada com apresentações de experimentos, maquetes, exposições, distribuição de folhetos educativos, oficinas nos laboratórios, peça teatral e outras atrações. O agendamento deve ser realizado por telefone (81) 3241-3226.
O evento é uma parceria da Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos (SRHE/PE), Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Compesa e Espaço Ciência.http://www.youtube.com

 Clique no link abaixo
/watch?v=8D54_mtaAf4&feature=player_embedded

Agendamento de visitas
Tel.: (81) 3241-3226
Espaço Ciência
Memorial Arcoverde, Parque II (entrada em frente ao Centro de Convenções)

Programação Semana da Água | de 18 a 22 de maio, das 8h às 17h
Peça Teatral: O grito da água – conscientizar para não acabar!
Molécula gigante de água: Expõe a importância da geometria da molécula, sendo esta a única que é encontrada nos três estados físicos da matéria ao contrário dos outros compostos existentes em nosso planeta.
Canhão de água: Exemplifica como a gravidade dita a trajetória de alguns movimentos, no caso deste experimento; o lançamento oblíquo e lançamento horizontal. O canhão d’água visa também abordar a evolução da tecnologia no processo de moagem de grãos pelo ser humano.
Balança de água: Neste experimento o visitante pode visualizar a quantidade de água corpórea existente nele.
Maquete de hidroelétrica: Como é o funcionamento de uma hidroelétrica, quais são as transformações que a energia precisa sofrer até se transformar em energia elétrica e como essa energia elétrica chega a nossas casas? Neste experimento há a resposta desses e outros questionamentos ligados a esta temática.
Parafuso de Arquimedes e Canal d’água: Explica como ao longo da história dos sistemas hídricos a tecnologia evoluiu de forma significativa. Expõe também, como se dá a propagação de ondas no mar e explica porque elas arrebentam na beira.
O ciclo da água: O intuito desta atividade não é só ensinar de maneira interativa a importância da água e de sua utilização, mas também formar adultos conscientes que possam fazer a grande diferença na luta pelo maior e mais importante componente do Planeta.
A gota e a folha: Passeio entre dois biomas diferentes, presentes no Estado de Pernambuco, que nos mostra como a vida pode ser influenciada pela abundância ou escassez de água; Visualização da transpiração nas plantas e comparação com nossa transpiração; Experimentos para simular a condução da água dentro de uma planta. Público alvo: ensinos Fundamental e Médio
O poder do sabão: Compreender como funciona o transporte de micro-organismos para a água e como eles podem ser eliminados antes de encontrarem um hospedeiro compatível.
Água bem tratada: Trabalhar alguns métodos de separação de misturas que fazem parte do processo do tratamento de água, possibilitando uma maior conscientização dos principais contaminantes a fim de evitar prejuízos à saúde.
Filtro caseiro: Levar os visitantes a refletirem sobre a importância da água no cotidiano e no corpo. Utilizando um filtro de água caseiro para explicar os processos de coagulação, sedimentação e filtração e discutir as questões sobre doenças e características físico-químicas da água.
Diagnóstico Ambiental: os ambientes que visitamos dizem muito sobre sua qualidade. Será que estamos atentos ao que os ambientes nos dizem? Nesta oficina os participantes serão convidados a fazer uma análise geral dos ambientes externos do Espaço Ciência com foco na influência do ambiente na manutenção da qualidade da água.
As plantas na alimentação: Incentivar o consumo de hortaliças para uma alimentação saudável e os cuidados higiênicos no preparo antes de serem consumidas.
Minha amiga água: Serão realizadas atividades didáticas e pedagógicas com a finalidade de conscientizar as crianças e brincar ao mesmo tempo abordando um tema muito importante para a educação ambiental, partindo da ideia onde as crianças são o futuro do nosso planeta. Atividades como colorir o desenho do planeta que desperdiça água, achar o caminho correto do labirinto para fechar a torneira e um vídeo sobre como e porque cuidar da água é metodologias que trazem a criança para a realidade.
Planeta Molhado: Utilização de recursos audiovisuais da série Detetives da Ciência / Água (MultiRio) – Planeta Molhado – que aborda a necessidade que todos os seres vivos tem de água, das fontes de água potável no mundo, da sua distribuição desigual pelas regiões do Planeta e para os consumidores e contaminação de lixo tecnológicos. Bancada do computador – demonstração de peças tecnológicas que contribuem para a poluição das águas; tabela demonstrativa com os elementos poluentes e seus efeitos nocivos a saúde. Mostra do resultado da coleta realizada do Canal do Tacaruna com o objetivo conscientizar jovens sobre os riscos inerentes a práticas esportivas, especialmente da natação, em locais inadequados.
Aquamóvel: Todos têm uma missão em comum: salvar a Terra antes que ela se transforme num imenso deserto. Encontrar água é o grande desafio, como tripulantes do aquamóvel sua função é de abastecer seus tanques coletores de água, mas deve ficar atento às infrações, ela não pode estar poluída ou contaminada. Estimular o espírito de equipe e o cooperativismo para conservar os recursos hídricos que ainda restam é o nosso desafio. Sendo todos os aquamóveis convidados a continuar a missão por muitos anos.
Tratamento de água através da destilação solar: Montar um destilador solar com garrafas PET onde a luz solar atravessa o plástico evaporando a água do líquido bruto, os vapores se condensam na parte interna do plástico, a água retorna ao estado líquido escorrendo pelo garrafa até um recipiente de armazenamento.
A Física da Água: Através desta oficina, o visitante aprenderá sobre os conceitos de reflexão total da luz e como funciona uma fibra óptica. O objetivo é apresentar de forma prática e divertida alguns conceitos sobre Física.
OFICINA
Nível
O ciclo da água
Ed. Inf e Fund I
Minha amiga água
Ed. Inf e Fund I
O Valor da Água
Fund. II e Médio
Semeando a chuva
Fund I a Médio
A gota e a folha
Fund II e Médio
Aprendendo a economizar
Ed. Inf e Fund I
A Física da Água
Fund II e Médio
Aquamóvel
Fund II e Médio
Destilação com garrafa PET
Fund II e Médio
O poder do sabão
Fund II e Médio
Água: Uso e Reuso
Fund II e Médio
Evaporador solar
Fund II e Médio
Água bem tratada
Fund II e Médio
Filtro caseiro (Física)
Fund II e Médio
Diagnóstico Ambiental
Fund I, II e Médio
As plantas na alimentação
Educ Infantil ao Médio
Pescaria
Educ. Infantil ao Médio

Nenhum comentário: