quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Cida Pderosa Secretária de Meio Ambiente do Recife recebe Movimento


Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade avança nas ações sobre Mata do Engenho Uchôa
Proteção Ambiental
COMPROMISSO Reunião define a criação e implantação do Parque Natural Municipal Mata do Engenho Uchôa, preservando 192 hectares de área verde remanescente de Mata Atlântica (APA). Foto: AssCom/ SMAS
COMPROMISSO Reunião define a criação e implantação do Parque Natural Municipal Mata do Engenho Uchôa, preservando 192 hectares de área verde remanescente de Mata Atlântica (APA). Foto: AssCom/ SMAS

Representantes do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchôa – há 34 anos na luta pela preservação da área – foram recebidos na tarde desta terça (16/01) pela Secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa. Na ocasião, a secretária reafirmou o compromisso do poder público em criar e implantar o Parque Natural Municipal Mata do Engenho Uchôa, preservando 192 hectares de área verde remanescente de Mata Atlântica, categorizada como Área de Proteção Ambiental (APA).

A Mata do Engenho Uchôa exerce forte influência sobre onze bairros do Recife, numa área com mais de 270 mil moradores. Exerce reflexo direto na sustentabilidade das localidades do Ibura, Caçote, IPSEP, Areias, Barro, Tejipió, Estância, Cohab, Jiquiá, Imbiribeira e Jordão. Localizada na Bacia do Rio Tejipió, a área se constitui num representativo ecossistema de Mata Atlântica e outros associados, que inclui manguezal e restinga. Apesar da Unidade de Conservação ter sido criada pela Lei de Uso e Ocupação do Solo do Recife – Lei nº 16.176/96 e regulamentada pelo Decreto Municipal nº 17.548/1996 como Área de Proteção Ambiental, a área tem sido alvo de sucessivas agressões ambientais.

A implantação do Parque permitirá a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Com o encontro, a Secretaria consolida o canal de diálogo com o movimento, inaugurado ainda na campanha do Prefeito Geraldo Júlio. Cida Pedrosa falou aos representantes do Movimento sobre os desafios de conseguir recursos para a desapropriação da área, mas adiantou que deve adotar medidas que devem contribuir com a preservação da mata. “Queremos reativar o Conselho de Gestão da Mata do Engenho Uchoa, aumentar o efetivo para garantir um sistema regular de ronda com a Brigada Ambiental, colocar placas explicativas e informativas e realizar um trabalho preventivo para evitar a degradação dessa área de preservação”, explicou Cida.  Ela também solicitou ao corpo técnico da Prefeitura um levantamento que identifique com exatidão a propriedade e extensão do terreno onde está localizada a mata.

A secretária aproveitou a oportunidade para falar de propostas na área de Meio Ambiente que devem ser incorporadas como prioridades pela gestão, a exemplo da estruturação da política de educação ambiental e a preservação e uso de unidades de conservação, o que inclui a abertura do Jardim Botânico para visitação da população aos finais de semana e outras medidas.

Ao final da reunião, Luci Machado, uma das coordenadoras do Movimento em Defesa à Mata do Engenho Uchôa disse que achou o encontro bastante proveitoso. “Saímos com mais segurança quanto ao diálogo aberto. E satisfeitos com as medidas anunciadas”, concluiu.

Nenhum comentário: