domingo, 13 de janeiro de 2013

Cida discute medidas de proteção à Mata do Engenho Uchoa


A secretária Cida Pedrosa na Mata do Engenho Uchoa. Foto: Inaldo Menezes/PCR


A secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa, vistoriou na tarde de quarta-feira (09), a área da Mata do Engenho Uchoa atingida pelo incêndio, para conferir a extensão dos danos causados pelo fogo.


Durante a inspeção, realizada junto com fiscais da secretaria, Brigada Ambiental e líderes do Movimento em Defesa do Engenho Uchoa, a secretária ouviu propostas que devem ser adotadas na elaboração de medidas que garantam a integridade da Mata, categorizada como Área de Proteção Ambiental (APA).

Segundo relatos dos moradores da comunidade vizinha à Mata do Engenho Uchoa, os primeiros focos de incêndio tiveram início na segunda-feira (07). Próximo aos locais atingidos, os fiscais da SMAS encontraram pontos de queima de lixo, em trechos limítrofes à APA, que poderia ter contribuído com o alastramento do fogo. Contudo, não se sabe a causa do incêndio, ou se a origem deu-se de forma proposital ou acidental.

A secretária Cida Pedrosa expressou preocupação com o fato, após a observação dos coordenadores do Conselho de Gestão da Mata do Engenho Uchoa.

“A busca por soluções que evitem novos incidentes como este deve ser tratada de forma coletiva”, delineou a gestora, que convocou uma reunião com os representantes dos movimentos ambientalistas que desenvolvem trabalhos naquela Unidade de Conservação da Natureza. O encontro foi marcado para o próximo dia 16 de janeiro (quarta-feira), às 15h30, na sede da SMAS, no bairro da Encruzilhada. O tema da reunião deve acompanhar a implantação do Parque Natural, que consta no programa de governo do prefeito Geraldo Júlio.

Movimento
O Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa encaminhou, na última segunda-feira (02), oficio à Secretaria estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade solicitando a urgente desapropriação de 20 hectares da mata que hoje se encontram sob a responsabilidade do Estado, mas pertencem a particulares. No total, o espaço possui 192 hectares e a luta do Movimento é no sentido de que seja implantado o Parque Natural Rousinete Falcão, APA ali existente.

“Dessa foram, estaremos garantindo que os interesses privados não prevaleçam sobre os interesses públicos, de uma população formada por 270 mil pessoas, integrantes dos 11 bairros do entorno e que lutam pela criação do parque durante três décadas. É a defesa da qualidade de vida para nós, cidadãos do Recife”, explicam os subscritores do ofício.

No documento, o Movimento ainda apresenta proposta de composição do Conselho Gestor do Refúgio de Vida Silvestre (RVS) da Mata do Engenho Uchoa, constituído pelos 20 ha da área sob a responsabilidade do Estado.

Fonte: Blog  Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Publicado site Luciano Siqueira 

Nenhum comentário: